"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 29 de maio de 2011

ANDANDO NA VERDADE

Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. 3 João 1:4.
O Senhor Jesus quando veio a este mundo em carne, encontrou o povo de Deus perdido, pois eram ovelhas que não tinham pastor. Eles eram um povo que havia recebido a Palavra de Deus, mas por não ver a luz nas Escrituras, se perderam. E eles andaram por outros “caminhos”, caíram em buracos que são verdadeiros tremedais de lama. Isso significa que o povo havia perdido Deus de vista, por isso andavam errantes em todos os seus caminhos. Ao invés de tomar o caminho que o Senhor havia preparado, eles entraram por outras ruas e se tornaram condenáveis. E por isso o Senhor tem uma contenda com os moradores da terra.
Oséias 4:1-2. Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.
Irmãos, a maneira que decidimos andar nas Escrituras hoje, certamente fará grande diferença no final, pois definirá se chegaremos ao lugar que o Senhor nos preparou ou cairemos em disciplina e condenação. O modo como andamos na Verdade, indicará qual será o nosso futuro, e é por isso que devemos conhecer bem a Avenida Central: O Caminho perfeito. Uma coisa é responder a respeito das Escrituras, outra coisa é praticar o que sabemos. Vejamos um exemplo de um homem, intérprete da Lei, que era responsável não somente por interpretá-la, mas também por ensinar a respeito dela, encontrou-se com o Senhor Jesus e quis testá-Lo para saber se Ele conhecia e sabia ensinar as Escrituras. Lucas 10:25-26 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? Notem que o intérprete perguntou e ele mesmo respondeu no versículo seguinte:
A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27.
Isso nos mostra que uma coisa é responder corretamente, outra coisa, é fazer, praticar. O intérprete sabia o que a Escritura dizia, e até mesmo a interpretação, no entanto, quem antes havia interpretado as Escrituras foi o próprio Senhor. Em outra ocasião Lhe perguntaram qual era o maior mandamento e Jesus respondeu:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Mateus 22:37b.
Esse mestre da Lei era muito esperto, ele não seguia o Senhor, mas acompanhava o que Jesus dizia, e quando veio testá-Lo, já sabia a resposta; na verdade, o que ele queria era se aparecer. É como se ele dissesse: “Vejam como eu sei a Lei. Eu vou mostrar aqui como eu sei interpretar as Escrituras Sagradas”. Entretanto o Senhor Jesus o expôs quando disse ao intérprete para amar a Deus. Mas, como ele poderia amar a Deus se ele nem O conhece? Em outras palavras, Jesus estava dizendo ao intérprete que ele nem sabia quem era Deus, pois Deus estava em sua frente e ele não O amava, pelo contrário, ele veio testá-Lo! Da mesma forma acontece conosco! Você quer amar a Deus? Então, você tem que conhecê-Lo, e essa é uma revelação que se o Senhor não der para o homem, este irá amar uma letra, um papel, um evento e até mesmo uma interpretação, contudo, não vai conseguir tocar na realidade.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:39-40.
O homem caído justifica-se e não ama porque vive de doutrina. Aquele intérprete da Lei ainda quis se justificar; isso é uma característica do homem caído. Quando o homem caiu no pecado, a primeira coisa que ele aprendeu foi se justificar, como lemos em
Gênesis 3:12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
O homem é especialista em justificativa, ele colocou a culpa na mulher. O Senhor perguntou: “Você comeu, ou não?” Ele tinha que dizer: “Sim, comi.” Mas ele disse: “A mulher que Você me deu.” E assim, Adão foi exposto; sua atitude revelou que, ele, apesar de conhecer a palavra e a ordenança de Deus, agia como um ser caído. Aquele homem, o intérprete da Lei, que citamos no evangelho de Lucas, no capítulo dez, era um judeu, uma pessoa que conhece a Lei; entretanto, ele não tinha revelação e por isso não reconheceu que o Senhor Jesus, diante dele, era o próprio Deus. Ele só consegue falar de amar a Deus, mas não consegue vivê-Lo. Ele é um típico religioso, sabe falar, mas não sabe andar na verdade, porque não conhece a realidade deste Caminho espiritual que é Cristo Jesus.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.
Nesse Caminho o Senhor cuida de nós e nos dá todo suprimento necessário para vivermos segundo a Sua vontade. Não queremos cair na religião e ser como alguns que até sabem dizer coisas a respeito da Bíblia e de Deus, tal como esse intérprete da Lei, que sabia o que dizer; mas quando o Senhor falou para ele praticar, ele não pôde, e essa é a situação da religião, está cega e perdida, não sabe o que está fazendo, nem de onde veio, nem para onde vai.
Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Mateus 15:14.
O homem não sabe direito o que está seguindo, pois ele não sabe o que viu. Se nós formos seguir o que os homens dizem que vêem, não vamos a lugar algum. Mas, se o que ele está mostrando, tem base na palavra de Deus, então, ele deve primeiro praticar e depois ensinar. Na igreja nós só praticamos aquilo que está na Palavra de Deus. Se quisermos chegar ao fim, só há um caminho: Cristo. Se não está no Caminho, você pode até estar seguindo algo que está na Bíblia, mas está fora do alvo. Por exemplo: quem vai para o lago de fogo está na Bíblia, o lago de fogo está na Bíblia, os anjos caídos estão na Bíblia, Satanás está na Bíblia. Mas por causa disso você vai seguir Satanás? Não é porque está na Bíblia que nós vamos seguir, precisamos seguir a revelação mais importante da Bíblia: Cristo o Caminho. Seguir a Cristo é seguir o caminho da cruz. Através da obra na cruz, Ele nos libertou do nosso pecado e nos agraciou com a vida de ressurreição, ou seja, a vida de Cristo Jesus. Fora de Cristo existem muitos caminhos que ao homem “parece direito”, mas no seu fim é morte.
Provérbios 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Normalmente o caminho do homem é só fantasia e vaidade. É sempre aquilo que ele pensa a respeito Deus que deve ser considerado e aceito, e não o que a Bíblia diz a respeito do homem. O homem por natureza tem o hábito de seguir o curso natural das coisas, e com isso, ele sempre irá buscar algo que satisfaça a sua sede de significado. O homem jamais irá buscar algo pequeno, porém é neste ponto que ele entra por um caminho espaçoso que o leva a perdição.
Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. Mateus 7:13(LH).
Irmãos, para resumir, andar na verdade consiste especialmente em estabelecer um costumeiro curvar-se diante da vontade de Deus, numa habitual dependência de seu poder e promessa, numa usual e voluntária dedicação total nossa à sua glória, num exame freqüente de seus preceitos em tudo o que fazemos e numa costumeira satisfação em agradá-Lo em todos os nossos sofrimentos. Andar na verdade importa progredir ou avançar em Cristo, porque Ele é a Verdade. A ideia principal mesma da palavra “andar”, ou “andando” parece supor um movimento progressivo. A pessoa que caminha, ainda que se mova vagarosamente, vai adiante e não continua no mesmo lugar. Assim é com aqueles que andam na Verdade, pois eles crescem de “força em força”, de fé em fé” e de “glória em glória” e com isso todos vêem o teu progresso. Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos. 1 Timóteo 4:15 (LH). Amém.

DEUS TE ABENÇOE AMADO(A) IRMÃO(A)

5 comentários:

Geórgia Lopes disse...

Parabéns pelo blog, com certeza continuará abençoado a todos que passar por aqui!Bjus!

Intercessão e oração disse...

para onde fugiremos só Deus tem palavras de vida eterna, parabéns pelo blog.
"E O SENHOR DEUS NAQUELE DIA OS SALVARÁ, COMO REBANHO DO SEU POVO; PORQUE COMO AS PEDRAS DE UMA COROA ELES SERÃO EXALTADOS NA SUA TERRA."
QUE DEUS ABENÇÕE, FICA NA PAZ DO SENHOR!
http://intercessaoeoracao.blogspot.com

Pr. Geremias Santos disse...

parabens pelo blog e seja bem vindo e livre para visitar o meu blog tbm.

Neus Make Up disse...

A paz!!!
Que maravilha seu blog, é sempre bom poder ter acesso a tão boas ministrações!!
Parabéns!!

Ja estou te seguindo, segue meu blog?

http://neuselainemake-up.blogspot.com/

Janaína e Marcío disse...

Paz!!!
obrigada, tmbm é bem vindo
já estou por aqui ai vai os meus blogs
pode me visitar fike avontade
fika na paz


http://jana-evangelismo.blogspot.com/

www.tvmissionaria.ning.com