"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A INTERCESSÃO DE NEEMIAS (Benção)


Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. Neemias 1:6.
O amor e a oração em favor da igreja devem ser a marca daquele que foi substituído através da morte e ressurreição em Cristo. No tempo de Neemias houve muitos opositores, mas somos chamados para sermos cooperadores e não opositores. A igreja é a noiva do Cordeiro, amada no céu e deve ser amada aqui na terra. Por ela devemos levantar o nosso amoroso clamor. Não podemos aquietar em ver a igreja do Deus vivo sendo envergonhada, sendo humilhada, sendo objeto de opróbrio. Neemias começa a sua oração adorando a Deus. Você adora a Deus por quem Ele é? E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Neemias 1:5.
Neemias entende que Deus é o governador do mundo. Ele focaliza sua atenção na grandeza de Deus, antes de pensar na enormidade do seu problema. Um intercessor aproxima-se de Deus sabendo que Ele é soberano, onipotente, diante de quem precisamos nos curvar de temor e reverência. Um filho de Deus aproxima-se diante Dele sabendo que para Ele não há impossíveis. A oração não nos capacita a fazer uma obra maior para Deus. Ela já é uma obra maior para Deus. Por que muitos não têm prazer na oração? Não há nada que o homem natural odeie mais do que a oração. Por outro lado, sabemos que Ele é grande e, quando maior Deus se torna para você, menor o seu problema. Daniel disse que o povo que conhece a Deus é forte e ativo. Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. Daniel 11:32b.
Um dos ministérios mais difíceis, no reino de Deus, é o da oração. Talvez o mais. E, além do mais, há pouco ou quase nenhum interesse por esse assunto. Spurgeon disse que “em geral, jamais veremos muita melhoria em nossas igrejas, enquanto a reunião de oração não ocupar o lugar mais elevado na estima dos cristãos”. A oração é a manifestação da intimidade com Deus. A oração-intercessora, perseverante, é marcada com alegria. A carta aos Filipenses é chamada “a carta da alegria”. A alegria de quem nasceu de novo é reflexo de um relacionamento com O Deus Trino. Fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações. Filipenses 1:4.
Os muros de Jerusalém foram reconstruídos porque Neemias foi um homem de oração. Um intercessor é alguém que se firma na fidelidade de Deus. Foi por isso que Neemias teve disposição para interceder porque conhecia o caráter fiel e misericordioso de Deus. Neemias tinha plena convicção da fidelidade de Deus, assim também todos os regenerados podem descansar naquilo que Deus disse na Sua Palavra, pois quem fez a promessa é fiel. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Hebreus 10:23.
Muitas vezes, começamos a interceder por uma causa e logo a abandonamos. Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus. Um intercessor é alguém que se coloca na brecha a favor de alguém. Ele ora a favor do povo de Deus e se preocupa com a honra de Deus. Aquele povo era o povo do Senhor. É o nome de Deus que está em jogo. Neemias sente o fardo e o coloca diante de Deus em fervente oração. Neemias não ficou culpando o povo, mas identificou-se com ele. Um intercessor não é um acusador, jamais aponta o dedo para os outros, antes, levanta as mãos para o céu em fervente oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça. Salmos 66:20.
Infelizmente a maior parte das igrejas não sabe que Deus governa o mundo por meio das orações dos seus santos. Orar não é um assunto do homem natural. Estamos falando de oração, de fato, pois orar trata-se de um expediente da vida espiritual. Só atenta às realidades espirituais aquele que tem vida espiritual. O homem natural pode rezar, repetir palavras e mantras, orar, nunca. A oração é uma conversa espiritual de um filho de Deus com o seu Pai. Oração é uma realidade espiritual movida pela fé, e essa só funciona no mundo invisível. A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11:1 (LH).
Assim como Neemias, todo intercessor compreende que a disciplina de Deus vem sobre a desobediência. Deus prometeu bênçãos e alertou acerca da maldição causada pela desobediência. O povo de Israel desobedeceu e sofreu nas mãos de seus inimigos. A dispersão e o cativeiro foram juízos de Deus contra o Seu povo por causa do pecado. O pecado sempre atrai juízo, derrota e dispersão. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Neemias 1:8-9.
O genuíno intercessor ora e age. Ele colocou essa causa diante de Deus, mas também colocou a mesma causa diante do rei. A oração não é um substituto para o trabalho. Ela é o maior trabalho. Um intercessor compreende que o coração do rei está nas mãos de Deus. O maior rei da terra está debaixo da autoridade e do poder do Rei dos reis, por isso Neemias conjuga oração e ação. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Neemias 1:11a.  Amém.



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: