"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 15 de setembro de 2018

SONHOS IMPOSSÍVEIS SENDO REALIZADOS


No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. Neemias 2:1.
A vitória é possível apesar das circunstâncias impossíveis. Durante os 120 anos que se seguiram depois dos muros terem sido derrubados pelos caldeus, dezenas de milhares de habitantes de Jerusalém literalmente viram aquilo e não fizeram nada. O que o povo precisava era de um líder que os empurrasse, traçasse um plano de ação e os conduzisse por todo o processo de reconstrução. Neemias foi capaz de enxergar o problema e a solução sem nunca ter estado em Jerusalém. Um líder tem a visão do farol alto. Ele enxerga sobre os ombros dos gigantes. Um líder vê mais longe que os outros, vê mais do que os outros e vê antes dos outros. Neemias amava o Senhor e por isso jamais poderia se esquecer de Jerusalém. Salmos 137:5 Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.
Reconstruir os muros de Jerusalém parecia algo impossível. Mas lembremos de algo irmãos: “Deus nos promete vitórias e não ausência de lutas”. A oposição dos inimigos era contínua. E o primeiro expediente dos inimigos foi tentar se unir ao povo para reconstruir a cidade. O segundo foi tentar desanimar o povo de fazer a obra. Esdras 4:4-5a. Então, as gentes da terra desanimaram o povo de Judá, inquietando-o no edificar; alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano.
A terceira oposição foi escrever carta de acusação contra o povo ao rei medo-persa para desestabilizá-lo e assim, paralisar a obra. No começo do reinado de Xerxes, os inimigos escreveram uma acusação contra os moradores de Judá e de Jerusalém. Esdras 4:6 (LH).
Neemias nos ensina algumas lições importantes neste contexto. Em primeiro lugar, Neemias sente-se chamado por Deus para realizar o sonho da reconstrução de Jerusalém. O conhecimento da situação do povo o responsabilizou. Ele teve coragem para fazer perguntas e daí surgiu sua vocação. Os desafios à nossa volta são trombetas de Deus a nos desafiar para grandes lutas. Neemias teve olhos abertos e quando os olhos são abertos, o coração é aquecido, os pés são acelerados, as mãos são acionadas e a obra é feita na dependência do Senhor. João 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Em segundo lugar, o que nos chama a atenção é que Neemias chora, ora e jejua durante quatro meses antes de começar a agir. Portanto, antes de sermos usados por Deus é necessário quebrantamento diante do Senhor. Isso mostra que antes de buscarmos os recursos da terra, devemos buscar os recursos do céu, ou seja, as coisas de cima. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Colossenses 3:1.
Vocês já sabem, mas vale a pena repetir que “a soberania de Deus não anula a responsabilidade humana”. O rei Artaxerxes já havia decretado a paralisação da reconstrução do templo. No entanto, motivar o rei a mudar sua política se constituía uma causa e um sonho humanamente impossível. No sistema político medo-persa, a lei era maior que o rei. O rei era subalterno à própria lei. Só um milagre poderia reverter a decisão política de Artaxerxes. Contudo, os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Marcos 10:27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.
Neemias era um homem alegre. Quando ele soube dos seus irmãos desolados e em profunda miséria, ele se entristeceu, porque o problema do povo de Deus é o seu problema. Neemias, agora, está triste apesar, de sua prosperidade pessoal. Ele está triste, apesar de estar numa festa do rei. Neemias sente o fardo do povo sobre os ombros. Ele não camufla nem esconde seus sentimentos. Neemias não sente vergonha do povo. Ele está pronto a sacrificar sua estabilidade financeira, seu status, seu conforto, suas conquistas para reconstruir a cidade dos seus pais. Bem semelhantes às palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 9:23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
Neemias ocupava uma posição de absoluta confiança. Ele era o copeiro do rei. A vida do rei estava na sua mão. Neemias reafirma sua fidelidade ao rei, dizendo: “viva o rei para sempre!” Fidelidade é a marca dos homens e mulheres usados por Deus. Pessoas infiéis não são confiáveis e jamais serão poderosamente usadas por Deus. O Senhor não irá confiar ninguém a nós se não formos fiéis e prudentes. Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Lucas 12:42.
É interessante notar que Neemias fala sobre três coisas sobre os inimigos. Em primeiro lugar, ele fala sobre a identidade dos inimigos. Sambalá e Tobias eram os mesmos que tentaram se unir ao povo, que tentaram desanimar o povo e acusaram o povo diante do rei. Os inimigos não desistem. Sambalá era o governador de Samaria e Tobias um membro nobre dos amonitas. Era gente influente. Nossos inimigos muitas vezes nos intimidam pela força e pela influência. Mas graças ao Senhor maior é Aquele que está em nós.  Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4.
O sonho humanamente impossível da reconstrução de Jerusalém estava se tornando realidade. Vamos encerrar com uma pergunta: Quais são os sonhos que lhe parecem impossíveis? Comece a orar por eles. Amém. 

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:




Nenhum comentário: