"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

VENCENDO A OPOSIÇÃO DO INIMIGO


Porém Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Neemias 2:19.
Havia mais de noventa anos que a cidade estava debaixo de opróbio. Parecia ser uma causa perdida. As coisas pareciam imutáveis. Mexer em algo tão sedimentado dava medo. Alguns pensavam: “É melhor deixar as coisas como estão. É melhor não revirar essas pedras. Vai levantar muita poeira. Vai trazer muita coisa à memória. Nós não vamos dar conta. Nossos inimigos vão escarnecer de nós”. Portanto, uma guerra de nervos estava começando. Os inimigos sempre vão se unir contra nós quando nos levantarmos para fazer a obra de Deus. Jamais nos esquecemos da Sua Palavra que diz em Romanos 8:31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Neemias enfrenta as armas perigosas dos inimigos. Três foram as principais armas usadas pelos inimigos: a primeira foi a zombaria. Os inimigos fazem motejo e zombaria. Eles chamaram os judeus de fracos. Disseram que se uma raposa passasse pelo muro, ele cairia. A segunda arma usada pelos inimigos foi o desprezo. Eles humilharam os judeus. Não queriam o seu bem. Eles se desgostaram quando Neemias buscou o bem do povo e a restauração da cidade. A restauração de Jerusalém não interessa a todas as pessoas. A terceira arma foi a acusação. Acusaram Neemias de estar fazendo uma rebelião e não uma reforma. Os inimigos sempre vão torcer nossas motivações. Eles pensam que somos como eles. Mas graças ao Senhor, Aquele que envia também nos faz vitoriosos! Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém. Neemias 2:20.
O livro de Neemias apresenta de modo vivo a estratégia inimiga contra a restauração dos muros de Jerusalém. Há um homem em Samaria, cujo nome é Sambalate, que tudo faz para demover Neemias e todo o povo do propósito da reconstrução. Sambalate é um símbolo de Satanás. O nome “Satanás” significa adversário. Ele é responsável por toda oposição a Deus e Seus servos, mas devemos saber que ele é um inimigo derrotado. Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4.
Quando as brechas da nossa alma começam a ser fechadas, a fúria satânica conhecerá nova dimensão, e ele envolverá seus príncipes e demônios para virem contra nós. Haverá uma grande conspiração. Quando isso acontecer, não chore na primeira esquina. Quando vier o ataque, não fique lamentando ou em autocomiseração; não deite na cama, não divague, não concentre os pensamentos na crise, nem se entregue ao desânimo; não entre em pânico. O que está acontecendo é a manifestação da fúria dos demônios, que podem usar todo tipo de incidente, com o propósito de lhe fazer parar. Levante os ombros e faça o que Neemias fez nesse nível de ataque: oração e vigilância. Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Neemias 4:9.
Este é o caminho. Nossas armas são espirituais. Nosso espírito deverá estar vigilante e diante de cada circunstância que nos ataca, saberemos discernir quem é o seu autor, e não nos deixaremos esmorecer. Esses ataques, quase sempre, são impetrados através das pessoas que nos cercam, ou de uma doença, um embaraço aqui, uma dificuldade ali, uma pressão de um lado ou de outro. Com o auxílio do Espírito Santo, porém, saberemos o que está acontecendo, e resistiremos cada investida, sem vacilar. Salmos 121:3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
Saiba de uma coisa: Deus está levantando um exército de guerreiros para o tempo do fim; e guerreiros só são forjados no furor das batalhas. É no meio de muito fogo cruzado e confrontos violentos, que os comandantes de batalhão são formados. Não tema a luta. Cada novo combate será usado por Deus para fortalecer o seu caráter. Guarde esta verdade: depois de cada confronto e vitória, você estará mais habilitado para novos níveis de luta e, consequentemente, novos níveis de vitória. 2 Coríntios 2:14. Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
Estavam prontos para o ataque e para a defesa, mas não paravam de trabalhar. Assim também devemos fazer. Não parar o que estamos fazendo, mas em estado de alerta constante, com nossas armas afiadas e prontas para entrarem em ação a qualquer hora. O inimigo é astuto e não sabemos quando ele vai atacar. Se soubéssemos a que hora viria o ladrão, nos prepararíamos. Por isso que devemos estar revestidos de toda a armadura de Deus, para podermos resistir no dia da batalha e permanecer inabaláveis. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Efésios 6:13.
A confiança no Senhor é o maior incentivo à obra. Portanto, quem confia em Deus não teme os adversários. A vitória vem de Deus, mas nós precisamos empunhar as ferramentas de trabalho e as armas de combate. É preciso se dispor e reedificar. Vamos tirar algumas lições: avalie antes de agir. Silencie antes de falar; dê seu exemplo antes de conclamar os outros; mexa com o coração das pessoas antes de mexer com suas mãos; dependa totalmente do Pai; resista aos inimigos, coloque a mão na obra e a reforma acontecerá. Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte. Isaías 41:6. Amém.


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:
http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch 



Nenhum comentário: