"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 21 de março de 2020

VALORIZE OS TEMPOS DIFÍCEIS


Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam Tiago 1:12.
É fundamental na vida do filho de Deus as provações, pois elas fazem parte do plano de Deus para promover a maturidade cristã. As fontes que promovem as provações são muitas e variadas. As provações podem vir diretamente de Deus, a exemplo do que ocorreu com Abraão (Gênesis 22); de Satanás, no caso de Jó (Jó 1.6-12); do nosso semelhante, como no episódio em que os irmãos de José lhe intentaram o mal (Gn37.14-28; 50.20); e das mais diversas circunstâncias da nossa vida. Mas, uma coisa é absolutamente certa, Deus está monitorando cada uma delas visando nossa edificação. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.
Provas nos ajudam, em outro sentido, a conhecer os recursos disponíveis em Deus para nós. É apenas nas circunstâncias difíceis que conhecemos Sua plena suficiência. Assim, o Senhor disse que a razão para os ter conduzido pelo deserto, expondo-os a todas aquelas situações de privação de todos os recursos naturais, visava ensiná-los que Ele era suficiente para satisfazer a cada necessidade. Deuteronômio 8:3: Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.
Será que estamos experimentando e descobrindo que o Senhor é suficiente em todas as circunstâncias das nossas vidas? Será que estamos nos gloriando no fato de sermos capazes de dizer ao mundo que nosso Deus suprirá todas as nossas necessidades, de acordo com as riquezas de Sua glória em Cristo Jesus? As Escrituras revelam em Filipenses 4:19: E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
Você nunca saberá que Deus é tudo que você precisa até que Deus seja tudo o que você tem. Os tempos de provação aprofundam nosso relacionamento com Deus, por vezes até mais que os tempos de tranquilidade! Com a provação, Deus nos ensina, nos corrige e nos faz amadurecer. Se nossa fé não fosse provada, nunca iríamos crescer. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmos 119:71.
A aflição é o cão pastor de Deus que nos faz voltar ao aprisco. Alguém disse que “nosso grande Mestre escreve muitas lições brilhantes no quadro-negro da aflição”. A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação. Por isso, as tribulações são, na maior parte das vezes, ferramentas com as quais Deus nos molda para coisas melhores. O irmão do passado   E. H. Chapin disse que “as coroas mais resplandecentes usadas no céu foram provadas, refinadas, polidas e glorificadas na fornalha da tribulação”. Portanto, as provações são motivos de alegria e não de tristeza na vida daquele que foi crucificado junto com Cristo. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. Tiago 1:2.
As provações são necessárias para limpar a nossa alma das escórias do mundo. O Jardineiro Divino da nossa alma sabe os métodos que deve empregar para limpar cada alma. Não se assuste com as podas que Ele fizer no jardim de sua alma. Alguém disse certa vez e com muita propriedade que era para nós ficar sabendo que “as pessoas mais queridas de meu Pai são as que são mais afligidas com os maiores sofrimentos”. Essa mesma pessoa também afirmava que não trocaria os seus sofrimentos por todos os tesouros do mundo. Por isso devemos em todas as circunstâncias dar graças ao Senhor. 1 Tessalonicenses 5:18: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Quando São Francisco de Assis passava um dia sem nada sofrer por Cristo, temia que o Senhor tivesse se esquecido dele. Para nós, essas palavras parecem um absurdo, mas não para os santos, que conheceram todo o poder salvífico e santificador do sofrimento. As nossas tribulações de momento são leves e nos preparam um peso de glória eterna. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação. 2 Coríntios 4:17.
Eu não tenho dúvidas de que é necessário um mundo de tribulações para treinar homens para a sublime vocação de filhos de Deus e para esculpir na alma os traços da face de Cristo. De maneira muito gentil, o Senhor adapta nossas provas à nossa frágil força, conduzindo-nos adiante à medida em que formos capazes de suportar. Será que estamos confiando nEle nos lugares difíceis da vida, e crescendo em força ao permanecer firmes nas dificuldades, como bons soldados de Cristo Jesus? Amados, será que devemos nos poupar das nossas dores? Vamos obter tudo o que Cristo intencionou para nós das coisas que nos acometem hoje? Seremos com certeza mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37.  Amém.


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:

Nenhum comentário: