"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CURANDO AS FERIDAS DA ALMA

Pois te restaurarei a saúde, e te curarei das tuas feridas, diz o Senhor: porque te chamaram repudiada, dizendo: É ela Sião, a qual ninguém procura. Jeremias 30:17.
Nós somos uma raça ferida, sofrida, traumatizada, magoada, doente, uma raça enferma, que sofre as dores dos seus próprios pecados e dos pecados dos outros; dos verdugos que nos ferem profundamente. A história da humanidade no pecado é uma história de feridas, de contusões e de pancadas. Todos nós, de certa maneira, já fomos atingidos por injustiças, por atos que nos marcaram e feriram profundamente a nossa alma. Muitas pessoas têm procurado remédios para curar as suas dores em lugares onde não podem encontrar alívio. Somente o Senhor tem a competência de aliviar as nossas dores profundas da alma. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. Oséias 11:4.
A religião tem se apresentado como um meio de cura, todavia, há mais gente ferida pelas cobranças da religião do que pelo velho sistema do mundo. Quantas pessoas já foram violentadas na história da Igreja com uma pregação cruel ou severa que nada tem a ver com a proclamação amorosa do Evangelho da graça? Hoje o que se apresenta para as pessoas é algo similar ao Evangelho. As pessoas procuram algo que seja parecido, mas não o remédio de Deus. Estão recorrendo aos curandeiros e não ao Curador. Temos um Deus que nos sara. Lemos nos Salmos 103:3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades.
Há uma multidão prisioneira das mágoas que vive em cadeias de segurança máxima, nutrindo as suas dores emocionais. A alma de muitas pessoas encontra-se magoada no mais intimo do seu ser. Muita gente sofre escondida com muitas dores internas. É necessário voltarmos ao Senhor e rogar a Sua cura. Cura-me, SENHOR, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. Jeremias 17:14.
Nós desconhecemos as nossas próprias falhas e deficiências, e com isso, nós camuflamos nossas dores. O medo, a vergonha, a culpa, as cobranças e os interesses lutam em nosso íntimo para nos manter escondidos no porão da existência. Nós sofremos muito com o pavor da rejeição, de um lado, e com a necessidade da aceitação do outro. A grande necessidade que nós temos é de nos voltar para Ele, apara Aquele que tem o poder de perdoar a nossa culpa e curar os nossos traumas mais profundos. Salmos 19:12 Quem pode discernir os seus erros? Purifica-me de faltas secretas.
Feridas na alma são aquelas que doem mesmo quando não vemos mais o machucado; quando o que causou a ferida não está mais presente e, portanto, no silêncio da noite elas voltam e incomodam. Às vezes impedem o sono. E doem; dói o peito, doem os olhos, dói o coração. São aquelas causadas na infância por abusos, desamor, indiferença, incompreensão. Ou causadas pela perda irreparável de alguém que era essencial na vida da gente. Ou pela mágoa causada por traições de pessoas nas quais depositávamos toda a nossa confiança. É um tempo doloroso, mas não se apaga. O tempo também não apaga. Mesmo se a memória procura mil facetas de “esquecer”, há sempre aquele dia em um fato ou qualquer outra coisa pode trazer tudo à tona. Somente Jesus pode sarar as cicatrizes e feridas! Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. Salmos 142:7.
A alma aprisionada deseja como escape de suas dores e frustrações a busca de uma liberdade nem que seja efêmera passageira. Para tanto, ela se envereda pela noite e se consolida nas orgias, bebedices, drogas e prostituição. São os peregrinos da madrugada, que fazem da noite seu dia, e do dia sua noite. A noite é desejada, pois traz a falsa sensação de segurança, escape das frustrações e refúgio das transgressões.
Pois o inimigo me tem perseguido a alma; tem arrojado por terra a minha vida; tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito. Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito, e o coração se vê turbado. Salmos 143:3-4.
Uma alma não tratada, ela continua ferida. Mortalmente ferida, e cambaleia desnorteada, sem rumo. Esses sentimentos mortíferos são verdadeiros carrascos, atormentadores, que dilaceram as forças e destroem a perspectiva de vida, relativizando a morte, tornando-a uma alternativa suave. São quatro os sentimentos que mais perturbam a alma humana, deixando-a frustrada, dividida, equivocada em seus múltiplos comportamentos e ações: 1. Tristeza, que destrói a alegria, a esperança e a paz. 2. Angústia, que adoece a alma, mina a força e a disposição para o trabalho. 3. Medo é um gigante que paralisa a coragem e a força, trazendo um profundo sentimento de inabilidade, incompetência e derrota. 4.   Sentimento de culpa é um verdugo, que atormenta a consciência, destruindo as emoções, frustrando os sonhos de perdão, restituição e vitória. Salmos 38:8 Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração.

Muitas vezes o organismo adoece apenas somatizando alguns sentimentos que a mente nutre diante das enfermidades, dos traumas, das situações que martelam uma alma magoada. Mas o mesmo Deus que salva, é o mesmo Deus que cura e liberta, enchendo a vida de sentindo. Deus enviou Seu amado Filho Jesus para juntar os cacos e restaurar os falidos e fazer com que as coisas se tornem realmente novas, equilibradas, sadias e santas. Lá na cruz, Cristo tomou toda a nossa sujeira sobre Si. Ele carregou todo o nosso lixo em Seu corpo santo, ou seja, Ele nos crucificou juntamente com Ele, mas ao terceiro dia nos deu a restauração da vida. E essa vida plena é a Vida Dele. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Gálatas 2:20a.  Amém.

Assista os nossos estudos no YOUTUBE:
Visite o nosso blog: 
http://ievpalavradacruz.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: