"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 29 de dezembro de 2018

O CAMINHO ESTREITO DA SALVAÇÃO


Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:13-14.
Cada um tem de fazer, inevitavelmente, uma escolha; uma escolha que as Escrituras apresentam de diversas maneiras. Por meio de Moisés, Deus confrontou os filhos de Israel, dizendo: “te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição”. Josué desafiou os israelitas, ao entrarem na Terra Prometida dizendo: Escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Josué 24:15.
Têm-se duas portas, a estreita e a larga; dois caminhos, o espaçoso e o apertado; dois destinos, a vida e a destruição; e dois grupos, o minoritário e o majoritário.  O Senhor prossegue descrevendo dois tipos de árvore, a  boa e a corrompida; dois  tipos de fruto,  o  bom e o mau; dois tipos de construtores, o prudente e o néscio; e dois tipos de alicerce, a rocha e a areia. As opções são claras. Ele exige uma decisão. Estamos numa encruzilhada, e cada pessoa precisa escolher que caminho irá seguir. É também importante que se entre pela porta certa. Só há uma porta que dá passagem para o caminho estreito. Jesus disse em João 10:9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
Não é suficiente que se fique a apreciar a porta; é preciso entrar. Cristo é a porta. Ele é o caminho. Não existem outros caminhos para o céu. A única outra escolha possível é a errada. Não há meio-termo, nenhuma terceira alternativa, nenhuma outra porta. As opções de escolha são simples e claras. Não há espaço para o tipo de tolerância aberta e ecumênica apreciada por nossa cultura humanista. E, assim, existem apenas duas opções: a verdadeira e a falsa, a certa e a errada, a de Deus e a nossa. A nossa nos conduz ao inferno. A de Deus que é Cristo nos conduz a eterna glória. Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus. 1 Pedro 3:18a.
Todas as religiões deste mundo baseiam-se no empreendimento humano. Somente o cristianismo bíblico reconhece a obra divina; a obra de Cristo em favor do homem como única base para salvação. Não existe salvação fora de Cristo! E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Atos 4:12.
O caminho estreito e o caminho largo não contrastam a religião com o paganismo. Jesus não está estabelecendo comparação entre as religiões mais refinadas e mais grosseiras, e nem mesmo entre o cristinianismo e a imoralidade flagrante. Ambos os sistemas reivindicam ser o caminho para Deus. Na porta larga não há uma placa dizendo: “Entrada para o Inferno”; a sua placa diz: “Céu”, tal qual na porta estreita. Porém, o seu fim é outro. Satanás é mestre no que diz respeito a engano religioso, chegando
mesmo a disfarçar-se em anjo de luz. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14.
Satanás enfeita a sua porta de maneira a ficar parecida com a porta para o céu, e “são muitos os que entram por ela”. Mas o Senhor diz que a porta certa é estreita. Não é fácil entrar pela porta estreita. Enquanto Jesus ensinava nas aldeias, alguém Lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que são salvos?” A sua resposta esfacela a pregação da fé-fácil moderna: Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Lucas 13:24.
A palavra grega para “esforçai-vos” é agõnizomai, que indica uma luta agonizante, intensa e definida. Trata-se de uma luta, de uma batalha, de um esforço extremo. Há quase como que a implicação de violência. E isso é apropriado, pois entrar no reino é como entrar na guerra. Jesus disse em Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.
Como encaixar isso no conceito moderno de que é fácil ser salvo? Não poderá ser que muitos dos nossos “convertidos” estão no caminho errado porque tomaram o caminho largo ao passarem pela porta errada? O reino não é para pessoas que querem Jesus sem qualquer mudança de vida. É tão-somente para aqueles que o buscam com todo o coração, para os que agonizam por entrar. E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? 1 Pedro 4:18.
Muitos dos que se aproximam da porta acabam voltando ao considerarem o preço. Para que alguém não venha a dizer que isto é salvação por esforço humano, é bom lembrar que é somente a capacitação da graça divina que habilita a pessoa a passar pela porta. É no quebrantamento de um arrependimento concedido por Deus, na pobreza de um espírito humilde divinamente moldado, que o poder de Deus torna-se a fonte de recursos. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10. Amém. 


Assista os nossos estudos no YOUTUBE:


Nenhum comentário: