"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 15 de dezembro de 2018

ENCARNAÇÃO DE CRISTO: UM MISTÉRIO


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:1,14.
Jesus Cristo é o Verbo divino que se fez carne. Ele não é metade Deus e metade homem. Ele é plenamente Deus e plenamente homem. Na encarnação não houve nenhum acréscimo à Sua natureza divina, mas o Verbo adquiriu uma natureza humana que não possuía antes da encarnação. Ele não é meramente um homem que possui certas qualidades divinas dentro de Si, nem o Deus que possui algumas qualidades humanas, mas Ele é perfeitamente Deus e perfeitamente homem, possuindo ambas as naturezas, a divina e a humana, de modo que Ele é Deus cem por cento e homem cem por cento, possuindo todas as propriedades de cada natureza.  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 1 Timóteo 2:5.
O que é a encarnação do Senhor? A encarnação de Cristo é a manifestação de Deus em forma humana, na forma de Jesus Cristo. Em outras palavras, antes de nascer, Ele já existia. 1 Timóteo 3:16. Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
A nossa fé não é baseada em ensinamentos, ou doutrinas, ou formas, ou sistemas ou rituais ou cerimônias. A nossa fé é e tem por base uma Pessoa, o Cristo vivo. Toda a nossa vida cristã não é senão o conhecimento vivo de Cristo Jesus. Portanto, é essencial que cada um de nós O conheça realmente, não apenas conhecê-lO em nossa mente, mas sim experimentalmente. Essa era a paixão que havia no apóstolo Paulo. Vamos ler Filipenses 3:9-10 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte.
A encarnação de Cristo é algo surpreendente, porque vemos que o infinito se tornou finito e o que não tem limite, deliberadamente impôs a Si mesmo limitações. O mistério mais profundo da imperfeição humana é como o Criador poderia unir-Se à criatura. É por isso que um dos objetivos principais do Espírito Santo é fazer com que o homem realmente seja identificado com Cristo como o Senhor ressurreto e exaltado, e também tornar a Sua vida algo real em nossa experiência. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 1 Coríntios 6:17.
Que essa paixão não seja apenas do apóstolo Paulo, mas que seja a nossa paixão também: conhecê-lO. Na verdade conhecer a Cristo é tudo. O cerne do cristianismo não é encontrado nos ensinamentos ou em outras coisas, mas é todo centrado sobre uma Pessoa, o nosso Senhor Jesus. Estamos vivendo em direção ao final desta era, e ela está chegando muito rápido a seu fim e, no nosso tempo, há muitos tipos de ensinamentos estranhos que levam as pessoas de um lado para o outro. E o plano do inimigo é tirar nossa atenção de Cristo, ocupando-nos com muitas outras coisas. Exemplo disto está registrado em Lucas 10:41-42. Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Jesus nasceu de uma mulher, Ele nasceu sob a lei a fim de que pudesse nos libertar e nos redimir da maldição da lei para que pudéssemos receber a filiação. Isto é encarnação, o nascimento de nosso Senhor Jesus. Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gálatas 4:4-5.
Precisamos aprender que a verdadeira obra do Espírito de Deus é unir todas as coisas ao próprio Cristo. Ainda hoje o abismo entre Cristo e o homem permanecem por causa da incredulidade. Então, pelo ato da encarnação, Deus em Cristo elevou a humanidade até si mesmo pela obra do Calvário. Porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3.
É nessa revelação que deve consistir nosso testemunho para os que não são cristãos. Separado do Senhor Jesus, Deus nunca fez nada. João 1:3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Em todo o Seu Universo, Deus opera por intermédio do Filho. Quando vamos até uma pessoa que não é salva e dizemos: “creia no Senhor Jesus Cristo”, estamos apenas dizendo: creia no Único que o sustenta que o preserva que lhe deu vida, que Se compadece de você, que o poupa e guarda. Creia no Único de quem você veio. Ele está tão pertinho de todos! Veja o que diz Paulo em Bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Atos 17:27b.-28. Amém.



Assista os nossos estudos no YOUTUBE:




Nenhum comentário: