"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O MATRIMÔNIO INDISSOLUVEL

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.Hebreus 13:4.

O Casamento é uma instituição divina >> Gn 2. 18 a 25
O MODELO: Cristo e a Igreja >> Ef 5.22 a 32
As atitudes ou a conduta de cada cônjuge vistas neste texto, provam que é impossível a separação do casal se cada um fizer a sua parte. O mais precioso no entanto é que o MODELO é CRISTO e a IGREJA.
ALGUNS PRINCÍPIOS A SEREM OBSERVADOS
Devemos ler tudo o que a bíblia diz sobre o assunto.
- Não devemos interpretar o que a Bíblia diz, baseado nos casos existentes. A palavra de Deus é absoluta, cada caso deve encaixar-se no que ela diz e não o contrário.
- Os textos claros dão luz aos textos obscuros, por isso analisaremos primeiro os textos claros depois os que requerem interpretação.

LEITURA DOS TEXTOS
Mt 5:31,32; Mc 10:1a12; Lc 16:18; Rm 7:2,3; 1 Co 7: 10a16 ; 1 Co 7:39; Mt 19:1a12
- Vers. 3 > O ataque dos fariseus (não eram bem nascidos) . O propósito aqui é confundir o Senhor e desacreditá-lo diante do povo e assim ter motivos para matá-lo <> Lc 11.53,54 ; Lc 20.20,21. Os fariseus embora mencionem Moysés nesta conversa com Jesus eles na prática não tinham qualquer compromisso com a lei nesta questão do Casamento, pois se divorciavam por qualquer motivo (Ensino de Hillel > queimasse o jantar, muito sal na comida, se não gostasse do seu cabelo, se ela falasse com algum homem na rua etc.). O Rabino Shammai era mais conservador.-
Vers. 4 a 6: Jesus volta ao princípio da criação (o verdadeiro motivo de Deus, muito antes de Moysés ou qualquer outro). Não tendes lido..., desde o princípio..., por esta causa..., de modo que..., portanto. AQUI SE DEPENDESSE DO SENHOR O ASSUNTO ESTARIA ENCERRADO.
Vers 7: Replicaram-lhe: Os fariseus não estavam interessados no plano divino para o casamento mas sim na exceção. Isto acontece com pessoas pecaminosas que querem acomodar suas cobiças e a intenção maligna de seu coração. >>Ver Lc 16. 15 a 18
O QUE DIZ MOISÉS? Dt 22. 13 a 29 ; Dt 24.1 a 4 (Anulação) (Ler Livreto pág. 56) Ver exemplo de José e Maria em Mt 1. 18 a 25 (Não quis denunciá-la publicamente por isso ia deixá-la secretamente.) A EXCEÇÃO DE MOISÉS ERA NO CASO DE RELAÇÕES ANTES DO CASAMENTO (FORNICAÇÃO-PORNÉIA)
Vers. 8 e 9: Por causa da dureza do vosso coração..., entretanto não foi assim desde o princípio. A dureza de coração, caracterizada pela falta de perdão era a única razão para a exceção concedida por Moisés, mas que não deve ser encontrada em nehuma pessoa que se diz discípulo de Cristo, pois temos a mente de Cristo
1 Co 2. 16 . “Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração. Mt. 11.29. “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Jo 1.17.
A permissão dada por Moisés na verdade era para proteger a mulher, pois era sempre quem levava a pior. A questão tratada aqui é FORNICAÇÃO e não ADULTÉRIO. JESUS NÃO ESTAVA CONTRADIZENDO A JUSTIÇA DA PALAVRA DE MOISÉS E SIM A JUSTIÇA DOS FARISEUS, QUE ERA TENDENCIOSA E MALIGNA.
Vers. 10: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. É CERTO QUE ESSES HOMENS ENTENDERAM QUE PARA JESUS O CASAMENTO É INDISSOLÚVEL. A solução dos problemas conjugais não está em um novo casamento, mas no arrependimento e na reconciliação. O RECASAMENTO, fecha a porta para o PERDÃO das ofensas ou desilusões sofridas no casamento e ignora o ensino e a obra de Jesus na cruz. Mt 6.14,15 ; Mt 18.32-35 ; Cl 3.13 ; 2 Co 2.10,11- Consentir com o recasamento da chamada “parte inocente” é fechar-lhe a porta para liberar o perdão e consequentemente para ser perdoada. E quando o infrator (o não inocente) se arrepender e quizer restaurar o seu casamento encontrará sua esposa casada com outro e portanto o arrependimento que experimentou de nada lhe aproveita, a não ser pelo fato de que agora não é mais o infrator e sim a parte inocente, portanto pode casar de novo. MEU DEUS QUE CONFUSÃO, LIVRA-NOS SENHOR! - Vers. 11,12: Nem todos são aptos para receber este conceito... OS EUNUCOS (Ver promessa em Is 56. 4,5)

O ENSINO DE JESUS NOS OUTROS EVANGELHOS
A cláusula de exceção de Mateus, não é encontrada nos outros evangelhos, porque as pessoas a quem foram dirigidos primeiramente desconheciam a lei de Moisés.
MARCOS 10. 2 A 12- Aqui já sem cláusula de exceção pois não era necessária, bastava apenas o verdadeiro ensino de Jesus.
- Não se fala aqui “por qualquer motivo” , mas a resposta não muda.
- Homens e mulheres colocados no mesmo nível de responsabilidade.
- Assim como em Mateus 19 os discípulos voltaram a falar com Jesus sobre o assunto (AGORA EM CASA) tamanho foi o impacto que o ensino do Senhor trouxe.LUCAS 16.18- Jesus não está negociando uma situação sentimental; está sim tratando de um assunto moral
- Jesus não pergunta quem é o culpado, se é ele ou ela, apenas diz quem repudia e casa com outro (a) comete adultério, quem casa com a repudiada (o) comete adultério.
O ENSINO APOSTÓLICO
Romanos 7. 2,3 comparar com 1 Co 7.39
- 1 Coríntios 7. 10 a 15 > Se vierem a separar-se que não se casem com outros, ou que se reconciliem. Não há exceção. O texto mostra que havia irmãos e irmãs casados com incrédulos, pois se haviam convertido nesta situação, pois de outra forma não teriam casado com incrédulos conforme ensino de Paulo em 1Co 7. 39. A separação aqui é permitida quando a iniciativa for do incrédulo mas nunca com segundo casamento.
DEUS ABORRECE O DIVÓRCIO
Malaquias 2. 13 a 16 . “ a mulher da tua aliança (pacto)”
- Ver Provérbios 5. 18,19

ARGUMENTOS MAIS COMUNS PARA O RECASAMENTO
Permanecer como foi chamado: 1 Co 7.17 a 24 . Este texto está tratando de circuncisão e escravidão e está bem de acordo com todo o ensino do apóstolo em todas as suas cartas. Jamais falaria de adultério, pois ai incluiria qualquer outra situação de pecado que a pessoa estivesse quando de sua conversão (homossexualismo, roubo, mentira, idolatria, avareza, bebedice e outros.) Ver 1 Co 6. 9 a 11 e comparar com Atos 17.30 e 31 e Lv 5.17.
“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 1 Jo 3.9”.
Como admitir que Paulo tenha começado este capítulo condenando o recasamento e o tenha concluído da mesma forma no vers. 39, possa mudar de opinião no meio do capítulo. Ver também no vers. 8 (solteiros e viúvos, nunca divorciados) e no vers. 34 (a viúva, a virgem e a que se casou).- Os mesmos textos acima servem para os argumentos fortes como: Se eu era incrédulo e não conhecia a vontade de Deus como posso agora ser responsabilizado por isso. Além dos textos acima ver Mc. 8.34,35 ; Mc 1. 14,15- Este padrão de Deus para o casamento foi aplicado também em incrédulos, pois não é um padrão pós conversão mas desde a criação. Ver os textos de Mc 6. 16 a 20 e Lc 3. 18 a 20, aqui vemos um homem cheio do Espírito Santo mencionando a verdade de Deus neste assunto bem como a correta interpretação da Lei de Moisés, e aplicando a verdade a um rei perverso e incrédulo. No AT também temos uma situação bem clara em GN 20. 1 a 7
Como no AT os patriarcas tiveram mais de uma mulher?
O único modelo que temos a seguir é Jesus Cristo o Filho de Deus, a graça e a verdade vieram por meio dele. Quanto aos Patriarcas podemos imitá-los em tantas coisas preciosas de suas vidas, mas é certo que não devemos imitá-los em tudo. Ex. Abraão (podemos imitar sua fé e sua obediência a Deus, mas nem um de nós entregaríamos nossa mulher a um Rei perverso só para livrar-se da morte. Uma verdade a respeito de todos os homens do passado é esta “Não há justo, nem um sequer” Rm 3.10. Mas Cristo veio e com ele a verdade se tornou conhecida de todos nós. “ Este é o meu Filho amado em quem me comprazo, a ele ouvi. Mt 17.5
Se alguém está em Cristo é nova criatura: 2 Co 5.17. Este texto examinado a luz do seu contexto (Vers. 14 a 17) não fala outra coisa a não ser que quem está em Cristo é agora uma nova criatura com um novo governo sobre sua vida. Ver também Gl 2. 19 a 21. AGORA ESTAMOS NO REINO DE DEUS.- Essa posição é injusta: Jo 7. 16 a 18
CONSIDERAÇÕES E ESCLARECIMENTOS
Deus permite a um homem divorciar-se de sua mulher e casar com outra, ou a mulher divorciar-se de seu marido e casar com outro? R. Não. Ver Mc 10. 11,12
- A mulher ou o homem repudiado (inocente) pode casar com outro? R. Não. Lc 16.18
- É permitido a alguém casar com uma pessoa divorciada pensando que mesmo sendo adultério é da outra pessoa (a divorciada) e não meu ? R. Não. Lc 16.18 ; Mt 5.32
COMO TRATAR UM CONTATO QUE SABEMOS ESTAR EM ADULTÉRIO
Rm 1.16,17, diz que o evangelho é poder de Deus para salvar e que a justiça de Deus se revela no evangelho. O importante aqui é primeiramente conduzir a pessoa a Cristo, para que ela veja o Senhor, Sua Glória e Seu amor e a partir desta revelação seja então confrontada com o seu pecado. Mencionar experiência que tive com uma pessoa nesta condição.
- Jo 3.16 a 21 > A proclamação do evangelho é que vai definir a atitude do coração do perdido para com Deus. NUNCA PENSE QUE A PALAVRA DO REINO VAI DESTRUIR ALGUÉM OU ALGUMA FAMÍLIA, PORQUE DESTRUIR É OBRA DE SATANÁS. A PALAVRA DO REINO VEM SIM PARA DESTRUIR AS TREVAS.
- Porque não me falaste antes, assim eu não teria continuado o assunto contigo? Não desanimem em ouvir isto, e tampouco agimos errado quando fazemos assim, como também não foi perda de tempo, e, sim nosso empenho para salvar as vidas. HB 4.2. “Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos. Rm 1. 21,22
- NUNCA DESVIE DAS PESSOAS EM ADULTÉRIO E NÃO SUBESTIME O PODER DE DEUS E DE SUA PALAVRA, RESISTA AO ESPÍRITO DE INCREDULIDADE E CONFIE NO SENHOR.
“Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito,assim falo. Jo 12. 46 a 50"
Deus te abençoe ricamente e asua vida e seu casamento.
Graça e paz.

Moacir Adornes

5 comentários:

Clavio disse...

Divórcio é pecado, e novo casamento é adultério, isso é claro nas escrituras, no entanto o que estamos vendo é que a maioria dos "evangelicos" passam olho grosso nisso, e o que vemos é simplesmente uma vergonha, conheço muitos lideres "evangelicos' que se casaram após se divorciarem e estão liderando rebanho aqui mesmo na minha pequena cidade, PAULO LOPES SC, é bom ver e ler artigos como esse que transparece o compromisso com a verdade! parabens ao autor. DEUS VOS ABENÇOE

CLAVIO JUVENAL JACINTO
Igreja Evangelica Renovada Missionaria
Paulo Lopes SC
www.renovadapl.blogspot.com

Anônimo disse...

Jesus Cristo, no seu Sermão do Monte, declarou: “Outrossim, foi dito: ‘Quem se divorciar de sua esposa, dê-lhe certificado de divórcio.’ No entanto, eu vos digo que todo aquele que se divorciar de sua esposa, a não ser por causa de fornicação, expõe-na ao adultério, e quem se casar com uma mulher divorciada comete adultério.” (Mt 5:31, 32) Também, depois de dizer aos fariseus que a concessão mosaica, de eles se divorciarem de suas esposas, não era o arranjo que prevalecia “desde o princípio”, Jesus disse: “Eu vos digo que todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto em razão de fornicação, e se casar com outra, comete adultério.” (Mt 19:8, 9) Hoje em dia, de modo geral, faz-se uma distinção entre “fornicadores” e “adúlteros”. De acordo com o uso moderno, os culpados de fornicação são pessoas não casadas que voluntariamente têm relações sexuais com alguém do sexo oposto. Adúlteros são os casados que deliberadamente têm relações sexuais com alguém do sexo oposto, que não é seu cônjuge legal. Conforme se mostra no artigo FORNICAÇÃO, porém, o termo “fornicação” traduz a palavra grega por•neí•a e inclui todas as formas de relações sexuais ilícitas fora do casamento bíblico. Portanto, as palavras de Jesus em Mateus 5:32 e 19:9 significam que a única base para o divórcio, que realmente rompe o laço matrimonial, é por•neí•a por parte de um dos cônjuges. O seguidor ou seguidora de Cristo pode recorrer a esta provisão de divórcio, se assim desejar, e esse divórcio permite-lhe casar-se com uma cristã ou um cristão elegível. — 1Co 7:39.
Atos sexuais imorais cometidos por alguém casado com outra pessoa do mesmo sexo (homossexualismo) são imundos e repugnantes. Os impenitentes deste tipo não herdarão o Reino de Deus. E, naturalmente, a bestialidade é biblicamente condenada. (Le 18:22, 23; Ro 1:24-27; 1Co 6:9, 10) Esses atos crassamente imundos caem sob a designação ampla de por•neí•a. É também digno de nota que, sob a Lei mosaica, o homossexualismo e a bestialidade acarretavam a pena de morte, livrando o cônjuge inocente para novo casamento. — Le 20:13, 15, 16.
Jesus Cristo salientou que “todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela”. (Mt 5:28) Mas Jesus não disse que aquilo que estava no coração, mas não era transformado em ação, constituísse base para um divórcio. As palavras de Cristo mostram que se deve manter o coração puro, e que não se deve entreter pensamentos e desejos impróprios. — Fil 4:8; Tg 1:14, 15.

Anônimo disse...

A lei rabínica dos judeus dava ênfase ao dever da pessoa casada de realizar o ato marital e permitia ao marido divorciar-se da esposa, se ela não pudesse ter filhos. Todavia, as Escrituras não dão aos cristãos o direito de divorciar-se de seu cônjuge por tal motivo. A esterilidade da esposa, durante muitos anos, não fez que Abraão se divorciasse de Sara, que Isaque se divorciasse de Rebeca, que Jacó se divorciasse de Raquel ou que o sacerdote Zacarias se divorciasse de Elisabete. — Gên 11:30; 17:17; 25:19-26; 29:31; 30:1, 2, 22-25; Lu 1:5-7, 18, 24, 57.
As Escrituras não dizem nada que permita ao cristão ou à cristã divorciar-se do cônjuge por este ser incapaz de realizar o ato marital, ou por ter ficado demente, ou por ter contraído uma doença incurável ou repugnante. O amor que os cristãos devem mostrar requereria, não o divórcio, mas tratar esse cônjuge com misericórdia. (Ef 5:28-31) A Bíblia tampouco dá aos cristãos o direito de se divorciarem do cônjuge por diferenças de religião; antes, ela mostra que, por permanecer com o cônjuge incrédulo, o cristão, ou a cristã, talvez ganhe a tal para a verdadeira fé. — 1Co 7:12-16; 1Pe 3:1-7.
No seu Sermão do Monte, Jesus disse que “todo aquele que se divorciar de sua esposa, a não ser por causa de fornicação, expõe-na ao adultério, e quem se casar com uma mulher divorciada comete adultério”. (Mt 5:32) Com isso, Cristo mostrou que, se um marido se divorcia de sua esposa por razões outras do que a “fornicação” (por•neí•a) por parte dela, ele a expõe a adultério no futuro. Isto se dá porque a esposa não adúltera não fica devidamente desvinculada do seu esposo por tal divórcio, e não está livre para se casar com outro homem e ter relações sexuais com outro marido. Quando Cristo disse que “quem se casar com uma mulher divorciada comete adultério”, ele se referia a uma mulher divorciada por motivos que não fossem “por causa de fornicação” (por•neí•a). Tal mulher, embora legalmente divorciada, não estaria biblicamente divorciada.
Marcos, assim como Mateus (Mt 19:3-9), registrou as declarações de Jesus aos fariseus a respeito do divórcio e o citou como dizendo: “Quem se divorciar de sua esposa e se casar com outra, comete adultério contra ela, e, se uma mulher, depois de divorciar-se de seu marido, se casar com outro, ela comete adultério.” (Mr 10:11, 12) Uma declaração similar é feita em Lucas 16:18, que reza: “Todo aquele que se divorciar de sua esposa e se casar com outra, comete adultério, e quem se casar com uma mulher divorciada do marido, comete adultério.” Considerados isoladamente, esses versículos parecem proibir todo e qualquer divórcio para os seguidores de Cristo, ou pelo menos indicar que uma pessoa divorciada não teria o direito de se casar de novo, a não ser após a morte do cônjuge divorciado. Contudo, as palavras de Jesus, conforme registradas por Marcos e por Lucas, devem ser entendidas à luz da declaração mais completa registrada por Mateus. Este incluiu a frase “exceto em razão de fornicação” (Mt 19:9; veja também Mt 5:32), mostrando que aquilo que Marcos e Lucas escreveram, ao citar Jesus sobre o divórcio, se aplica quando o motivo do divórcio não é a “fornicação” (por•neí•a) praticada pelo cônjuge infiel.
A pessoa, porém, não é biblicamente obrigada a se divorciar dum cônjuge adúltero arrependido. Em tal caso, o marido ou a esposa cristãos podem conceder misericórdia, assim como Oséias, que aparentemente retomou sua esposa adúltera Gômer, e como Deus, que concedeu misericórdia ao Israel arrependido, que havia sido culpado de adultério espiritual.
Não sou a favor do divórcio nem permissivo,a Bíblia não é para ser interpetada e sim entendida, ou vc acha que Mateus não foi inspirado pelo espírito a escrever o evangélio que leva seu nome.

Anônimo disse...

Creio que o nosso Deus fez tudo perfeito, e se Ele mesmo nos ordenou que cada um tivesse um conjuge, é por amor a nós! para nos livrar! o que esse mundo tem vivido, são relacionamentos vagos, onde não há aliança, onde a família não tem Deus como propósito. Da mesma forma que Deus fez o marido e a esposa um, é assim com Cristo e sua noiva, a Igreja, e assim como essa união nao tem fim! assim é desejo do coração do Pai, que os nossos casamentos tambem, nao tenham fim! ore com seu conjuge! e tenham Cristo para que a sua familia nao perca o verdadeiro propósito! casamento é uma benção quando é guiado e movido pelo espirito santo de Deus! Deus abençoe nossos casamentos!

Alvalea Palmeira disse...

Parabéns por sua colocação a respeito do casamento, No entanto é preciso estar mesmo no Senhor para poder uma pessoa que se separar conseguir ficar sózinho. É muito dificil porque a necessidade da carne as vezes fala muito alto. Mas se estamos em Cristo conseguimos superar tal fato. Deus abençoe sua vida meu irmão.