"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A PREGAÇÃO DA PALAVRA

Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. 2 Timóteo 4:2-3.

Paulo está preso em Roma, a sua segunda prisão, ele está na ante-sala do martírio, no corredor da morte. Paulo está escrevendo a sua última carta e este capítulo é o último capítulo. E estas são as últimas palavras do apóstolo antes de ir para o martírio, por isso, vale à pena ficarmos atentos ao que Paulo está dizendo. Antes de morrer Paulo falou a seu pupilo Timóteo sobre a importância da pregação. E é muito importante aprendermos o que ele está dizendo aqui. Há uma grande diferença entre pregar a Palavra e pregar sobre a Palavra. A Palavra é o conteúdo da pregação e a autoridade do pregador. A Palavra é a fonte da mensagem e a autoridade do mensageiro. O pregador não cria mensagem, ele transmite a mensagem. A mensagem não é gerada pelo pregador, porque a mensagem é de Deus. Deus dá a mensagem e os seus filhos anunciam as boas novas. O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas-novas. Salmos 68:11.
A mensagem é a própria Palavra, por isso não devemos anunciar outra coisa senão a Palavra. É muito importante nós entendermos isso, porque a ordem de Deus é: “Prega a Palavra”. Por isso a pregação é o instrumento mais importante que Deus sempre usou e ainda usa e há de usar, para chamar as pessoas à fé salvadora. Foi Jesus quem orou ao Pai dizendo:
Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra. João 17:20.
Foi Paulo quem disse que “a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. A pregação jamais deixará de ser o ponto mais importante da missão da igreja no sentido do anúncio e da proclamação. Sempre que a igreja esteve em alta, buscando avivamento, santidade, crescimento espiritual e numérico, a pregação esteve em alta. Sempre que a igreja esteve em crise à pregação esteve em crise. A pregação é o instrumento que Deus usa para levar a igreja ao crescimento. Mas infelizmente quando se fala em crescimento, ficamos com o pé atrás. Por quê? Porque nós estamos assistindo uma avalanche de técnicas pragmáticas, geradas através dos mecanismos de marketing, para produzir este tão sonhado e cobiçado crescimento numérico da igreja. Não é errado buscar o crescimento numérico da igreja, mas temos que buscar o genuíno crescimento que vem de Deus.
Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2:47b.
Hoje, Infelizmente as igrejas estão buscando o crescimento numérico a qualquer custo. Eles não perguntam: isto é certo, isto é verdadeiro? Mas perguntam: isso funciona? Hoje as igrejas estão buscando o crescimento a qualquer custo a qualquer preço, mesmo em sacrifício da verdade. O que o povo gosta, o que o povo quer ouvir, o que da ibope, o que atrai a multidão e, com isso estão fazendo da igreja um supermercado, onde estão dando ao povo o que eles querem e não o que eles precisam ouvir. Mas esse não é o princípio de Deus. O pregador não prega o que ele quer e nem o que o povo deseja, mas prega o que Deus diz.
Jeremias 23:28 O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR.
O pregador prega a Palavra. Ele não prega para agradar, para ser popular, para arrancar aplauso, mas ele prega com fidelidade a Palavra. Estamos vendo que a igreja evangélica brasileira está caminhando a passos largos rumo a uma descaracterização. Por quê? Porque hoje a verdade não é mais o vetor que conduz a igreja e sim o que funciona. As pessoas estão negociando a verdade. As pessoas estão mercadejando o Evangelho. As pessoas estão transformando o templo numa praça de barganha, o púlpito num balcão de comércio, o evangelho num produto e os crentes em consumidores. Nós precisamos crescer, mas um crescimento saudável. Porque nem todo o crescimento, é o crescimento que Deus quer. Nem todo crescimento numérico expressa o propósito de Deus numa igreja. Uma igreja grande em números, não é necessariamente uma igreja que está honrando a Deus. O crescimento saudável da igreja é aquele que o Espírito Santo produz mediante a pregação fiel das Escrituras Sagradas.
Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18.
O escritor Rick Warren foi muito feliz em seu livro “uma igreja com propósitos” quando disse: “pergunta errada: o que eu devo fazer para a igreja crescer?”. “Pergunta certa: o que está impedindo a igreja de crescer?”. Porque se a igreja é um organismo vivo, ela cresce naturalmente. Por outro lado, se ela não está crescendo é porque existe algum sintoma de doença que precisa ser diagnosticado e detectado e ser tratado. Às vezes é falta de perdão, ou talvez ciúme, inveja, pode ser ressentimento. Como seria bom se nós como igreja do Senhor fossemos transparentes uns com os outros. Falássemos a verdade cada um com o seu próximo. Spurgeon disse que “seria mais fácil você ensinar um leão a ser vegetariano do que com todos os seus recursos salvar uma vida”. O crescimento vem do Senhor.
1 Coríntios 3:6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.
Nós não temos poder para mudar o coração de uma pessoa, somente o Espírito Santo tem este poder. Nós cremos que o Espírito Santo age mediante a pregação fiel da Sua Palavra. Irmãos, Deus não tem compromisso com a palavra do pregador, Ele tem obrigação com a Sua Palavra. A palavra que não volta vazia não é a palavra do pregador, mas sim a Palavra de Deus. Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55:11.
Se a palavra do pregador não é a palavra de Deus, Deus não tem nenhum compromisso com esta palavra. É por isso que nós não podemos perder o foco e nem o fogo da verdade da Palavra de Deus. Hoje infelizmente os homens e as mulheres acostumados à televisão, internet, não tolera mais a pregação da Palavra. Mas a ordem de Deus é sempre atual; “prega a Palavra”. Eu estou muito seguro de que a pregação é o melhor remédio de Deus para a igreja contemporânea. Creio que a única saída para a igreja evangélica verdadeira nesta cidade e também no Brasil é voltar-se para as Escrituras e pregar a verdadeira Palavra de Deus. Em quase todos os lugares o que estamos vendo é o misticismo sincrético. É o evangelho do sal grosso, da rosa ungida, do copo d’água em cima do televisor. Será que é essa a pregação que Deus deixou para nós pregarmos? Vejamos o padrão de pregação que o Pai deixou para nós seus filhos e filhas. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. 1 Coríntios 1:23.
Esta é a genuína Palavra que trata de Cristo e Sua obra na cruz do Calvário, que todos nós conhecemos como o Evangelho de Deus. Quando pregamos outra coisa fora de Cristo e Sua bendita obra, estamos traindo a Cristo e em lugar de sermos abençoados, somos amaldiçoados, porque Deus não autorizou que pregássemos outra coisa senão o Evangelho. Gálatas 1:8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. O nosso Deus que é fiel em Sua Palavra nos levou por graça a crer naquele sacrifício que nos liberta plenamente e perfeitamente do pecado. A Palavra de Deus é a semente bendita que uma vez plantada em nossos ouvidos, ele desce para o coração, gerando assim nova vida. 1 Pedro 1:23 Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Uma vez que fomos regenerados pela Verdade da Sua Palavra, somos incumbidos de levar esta semente viva a todos os vasos apodrecidos pelo pecado. Pregamos um Cristo vivo e a Palavra viva. Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Amém.
QUERIDO IRMÃO E QUERIDA IRMÃ, QUE O SENHOR REVELE ESTA VERDADE AO SEU CORAÇÃO. TENHA UM BOM DIA - GRAÇA E PAZ.

7 comentários:

Unknown disse...

Paz do Senhor pastor, muito edificante e verdadeiro este texto.

O Senhor quer ensinar a Sua igrega a realidade da sua verdadeira palavra.

Hoje muitos correm atrás de tantas coisas, menos da palavra.

E nós, ministros de Crsito, venhamos a nos apegar na palavra. Nada além, da palavra.

Que o Espirito Santo nos capacite nesta obra que é Dele e que nós somos apenas instrumentos.

Deus te abençoe e brigada pelos comentários mutio edificadores no meu blog.

Pra. Thaís Itaborahy

www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

Unknown disse...

Que forte essa mensagem!!!
Que Deus continue abençoando e usando o senhor como instrumento Dele nessa Terra!!!!
Colocarei seu nome na minha lista de oração!!!
A paz do Senhor!!!!

Wilma Rejane disse...

Graça e paz irmãos da IBPC !

Sou a Wilma Rejane, coordenadora da UBE, passei para convidá-los a participar da campanha UBE "Conectados em Oração" que acontece no Domingo anterior ao carnaval. Participe, divulgue no blog, para glória do Nome de Jesus!

Eis o link: http://www.ubeblogs.net/p/conectados-em-oracao.html

Deus os abençoe.

Tina Labre disse...

A paz do Senhor Jesus, pastor, eu Amei esta palavra. Pois realmente temos que falar de Jesus em todo tempo, fazer de cada momento um tempo oportuno. Quando nos cuidamos das coisas do reino, Deus todo poderoso cuida das nossas! Que o Espírito Santo nos dê ousadia para cada vez falamos do evangelho de Cristo.

Que Deus o abençoe Muitíssimo hoje e sempre!!

NATALIA disse...

OI IRMAOS EU PRIMEIRO VOU ORAR:QUERIDO DEUS PAI QUERIDO PAI AMADO PROSTAMOS A TI AGORA O TEU SERVO DE A ELE UM ANO BOM CHEIO DE VITORIA QUE ELE NAO POSSA ENTRAR NESSE ANO NOVO COM UM PE DIREITO NEM COM O ESQUERDO MAS QUE POSSA ENTRAR COM OS DOIS PES FIRMES NA SUA ROCHA NA SUA PRESENÇA,VENHA ABENÇOAR O TEU POVO PROTEGER DE TODO MAL EM NOEM DE JESUS AMEM! ESSE HOMEM TEM O PODER DE DEUS NA VIDA DELE E QUE DEUS O ABENÇOE E PAZ SEJA CONVOSCO AMEM!

LAYSA disse...

IRMAOS SINTA O PODER DE DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSS ALELUIAAAAAAA GLORIA DEUS SANTO SANTO SANTO ES TU SENHOR DE A BENÇAO NA VIDA DO TEU POVO EM NOME DE JESUS AMEM!

Rosângela Dorotéia de Araújo Cardoso disse...

Amém............louvado seja DEUS..............essa é a mais pura verdade..........e muitos querem ouvir o que gosta..........A palavra de DEUS não existe erros....não é mercantilismo e sim a Palavra revelada de DEUS........goste ou não..essa é a PALAVRA........DEUS os abençoe a cada dia mais......para serem íntegros a sã Palavra de Cristo JESUS...................boa Tarde com JESUS............Graça e Pazzzz