"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A BENÇÃO TRANSFORMADORA

Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. João 2:9-10.

O propósito dos milagres é atestar a pessoa de Jesus, mostrar quem Ele era, e somente quando compreendamos quem Jesus é, vemos que Deus colocou Nele esta vida da qual tanto necessitamos e que nos é oferecida gratuitamente. Portanto eu quero fazer uma pergunta a todos nesta manhã: Cada um de vocês possui está vida? Será que podemos ser honestos conosco mesmo e repetir as palavras do apóstolo João: Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. João 1:16.

Uma das grandes e básicas características desta vida que há em Cristo, esta plenitude que podemos receber, é que ela é pura e imisturável, muito diferente da vida que o mundo nos oferece. O mundo é uma fraude. O mundo sempre indica que, quando as festas chegam a este ponto, o melhor vinho já está no fim, mas os donos da festa dispõem de grandes quantidades de vinho de qualidade inferior. Assim, é costume servir o melhor vinho desde o início da festa e, quando os convidados já beberam muito e perderam a capacidade de discernir o vinho bom do ruim, este último é servido. Porém, o vinho servido por nosso Senhor é totalmente diferente. Não existe nada mais glorioso e maravilhoso sobre esta vida abundante do que a sua qualidade. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10b.

Como o mestre-sala afirmou, o mundo costuma exibir os melhores produtos na vitrina. Já não passamos por esta experiência antes? Nós passamos em frente a uma quitanda, vemos alguns tomates e laranjas com aspecto maravilhoso, entramos incentivados pela visão e os compramos. No entanto, quando chegamos em casa e abrimos o pacote, as frutas que encontramos no interior são muito diferentes daquelas que vimos expostas. Os comerciantes colocam os melhores produtos em destaque, na frente ou por cima, então, o restante permanece escondido e são exatamente estes que nos são vendidos. Isto é uma fraude, um engodo! O mundo nos oferece os chamados "prêmios de consolação", e a tragédia é que todos são facilmente enganados por essa prática. O pecado é sempre uma fraude, pois possui este elemento de engano. Romanos 16:18 Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.

Assim foi com a tentação original e o conseqüente pecado. O diabo ofereceu muito, prometeu maravilhas, mas Adão e Eva não conseguiram nada do que lhes foi prometido. O mundo lhe oferece algo cujo sabor é maravilhoso no começo. É atraente, arrebatador, tudo parece ser correto. Mas logo tudo muda. A água que parecia cristalina se turva. Há algo de pútrido e impuro nela. Não é verdadeira, não é honesta. É somente um engano, uma imitação barata. Mas Deus oferece algo totalmente diferente. É puro, do início ao fim. O que Deus oferece é descrito de inúmeras maneiras no Novo Testamento. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. João10:28.

E o fato glorioso sobre esta vida que Cristo nos dá é que ela não está em exibição nas vitrinas das lojas. Eu e você sabemos que, algumas vezes, na ânsia de obter resultados, os pregadores e evangelistas também ajam dessa maneira, porém isso é uma deturpação da realidade. A vida que recebemos quando cremos em nossa morte e ressurreição juntamente com Cristo, é verdadeira, pura e íntegra, porque é isso que diz a sua Palavra. As promessas sempre se cumprem. Você pode procurar os analistas ou especialistas quando quiser que não há perigo aqui. Há somente uma qualidade, não há falsas promessas, esperteza ou trapaça. Aqui ela está em toda a sua pureza, tendo sobre si o selo do próprio Deus. Josué 21:45. Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.

Conforme o nosso texto base relata, o mestre-sala indicou, a outra coisa sobre a dádiva divina da vida é que ela é sempre melhor do que o melhor que o mundo pode oferecer. O que surpreendeu este homem foi o fato de o bom vinho ser servido no final. O vinho, que é resultado de um milagre, é melhor do que qualquer vinho natural que se tenha experimentado antes. De fato, ele disse: "Este é o melhor do que o vinho que foi servido antes". Pois esta é a realidade. Qualquer nível da vida cristã é infinitamente superior a tudo o que o mundo pode nos oferecer. Nunca terá um gosto amargo, nunca haverá um sentimento de frustração. Você nunca a provará e dirá: "Será que está estragada?" Você pode até examinar minuciosamente, mas jamais encontrará qualquer coisa que deprecie sua glória e seu valor inerentes. Aquilo que Cristo fez na cruz, nos atraindo e nos levando a morrer em seu corpo, foi para que eu e você pudéssemos ser co-participantes da sua natureza divina. Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, 2 Pedro 1:4.

Quando o vinho acabou, o que poderiam fazer aquelas pessoas presentes naquele casamento? Absolutamente nada! Assim também o fato trágico sobre o mundo é que ele sempre fracassa. Pode haver avanços, mas quando você enfrenta uma grande necessidade interior, o mundo nada pode fazer por você. Tudo o que você encontrará é abandono. O mundo não consegue lidar com seus próprios problemas, por isso também não será capaz de lidar com os seus. E aqui está essa verdade no episódio da festa: o vinho está acabando e ninguém pode resolver esta situação. As pessoas estão lamuriando, ansiando, buscando, mas não sabem onde achar. Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Jó 23:3a

Todo aquele que já nasceu de novo experimenta a vida abundante de Cristo e, sua nova vida sofre mudanças maravilhosas! Está pessoa jamais será a mesma, a não ser que nunca nasceu de novo! Porque quando morremos e ressuscitamos juntamente com Cristo a nossa vida passa por preciosas transformações. A característica da benção transformadora é que Ele modifica toda a situação. Água em vinho! Escassez em fartura! Isto é cristianismo: é algo que transforma. O que verificamos nas bodas de Caná é a ação transformadora do poder de Deus. E essa faz parte da ação do poder de Cristo em nós. Jesus sempre vai operar profundas transformações em nossas vidas. É solo árido transformado em rico, são preocupação e ansiedade transformadas em regozijo. Isaías 61:3. Uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Precisamos ter este anseio em nosso coração, este desejo ardente de obter aquilo que Cristo já conquistou para cada um de nós naquela cruz. Se não existir isso em nós, nunca iremos conhecer e nem mesmo experimentar está plenitude transformadora que é o próprio Cristo. Mas quando levamos nosso cristianismo a sério e vivemos uma vida de crucificados e isto diariamente, poderemos esperar a vida transformadora de Deus surgir. Então, você possuirá "o óleo de alegria" no lugar da lamúria, que desaparecerá num instante. O espírito de angústia dará lugar à veste de louvor. No entanto, entre nós, muitos vivem debaixo de um espírito de escravidão e temor. Não há alegria ou entrega. A vida de Cristo em nós é uma eterna transformação, e uma vez mortos em Cristo, podemos esperar a sua ação em nosso interior sempre transformando, como diz Isaías 35:7. A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos.

Não há meio termo. Ou você conhece está transformação ou não. Portanto, os filhos de Deus, os renascidos, o próprio Espírito de Deus realiza essa obra maravilhosa de transformação em vosso íntimo. Infelizmente em nossos dias, há muitos cristãos nas igrejas cuja segurança está baseada somente em suas próprias deduções. Eles foram treinados assim. Mas quando cremos na Pessoa de Cristo sabemos que algo aconteceu em nosso interior, ou seja, uma mudança foi operada. E o que antes era trevas e desespero, desesperança e futilidade transformaram-se em grande alegria e paz. Em outras palavras, a transformação será uma constante em nossas vidas. 2 Coríntios 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Em nosso texto inicial vemos que o mestre-sala ficou atônito, mas os serventes que tiraram à água transformada em vinho sabiam muito bem. Esse segredo somente se torna conhecido por aqueles que O recebem. Encontramos o mesmo ensino em Apocalipse 2:17. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. Portanto, aqui está a questão: você está desfrutando o maná escondido; este alimento, esta água, que o mundo desconhece? Nosso Senhor disse a respeito de Si, quando os discípulos ficaram preocupados pelo fato de Ele não estar se alimentando. Jesus respondeu: Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. João 4:32. E aqui está, pois o cristão possui acesso a esse alimento espiritual, que não se encontra à venda em supermercados. Isso não é divulgado pelos jornais. O mundo natural não sabe nada a esse respeito e há muitos assentados nos bancos igrejas que também não sabem. "É o maná escondido!" Quero encerrar este estudo deixando algumas indagações para você meditar em seu coração. Você conhece a Cristo? Tem tido um relacionamento pessoal com Ele? Tem ceado com Ele? Já provou desse maná celestial, desta vida que é real? Deus te abençoe ricamente.

Graça e paz.

Pr. Cláudio Morandi - 16/04/2008


Nenhum comentário: