"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de agosto de 2008

A IMPORTÂNCIA DO SANGUE DE CRISTO

E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. Colossenses 1:20

Podemos declarar que não há paz no mundo em virtude de que todos os homens participam do pecado, no qual provoca a ira de Deus. A ira de Deus se revela contra toda impiedade e injustiça, contra todos os homens que se deixam cativar pelos vícios, mediante a perversão de sua própria escolha e vontade, os quais são dignos do julgamento divino, que tem prazer em suas depravações, bem como naqueles que praticam depravações com eles. Não há paz para os ímpios e perversos, eles são como o mar bravo, pois não se pode aquietar. Isaías 57:20-21 Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo. Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz. No calvário é o lugar de achar paz, paz para o passado, e graça para o presente.

O Evangelho seria apenas um mito sem a expiação. A crucificação de Cristo e a nossa co-crucificação juntamente com Ele são à base do plano de Deus para a salvação do pecador. Portanto, se uma pessoa está errada quanto ao sangue, está errada em tudo, porque a Bíblia diz que "sem derramamento de sangue não pode haver remissão de pecados". Por isso, tudo aquilo que o homem faz para obter a paz com Deus será dispensável se não estiver baseado no sangue de Cristo. Ainda que uma pessoa por mais religiosa que seja e por todos os sacrifícios que ela possa fazer, jamais se auferirá do perdão dos pecados e da paz com Deus. Hebreus 10:11 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados.

Todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados, mas o nosso Sumo Sacerdote o Senhor Jesus Cristo se ofereceu para sempre para tirar os pecados pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 10:12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus. Não necessitamos agora de cordeiros, nem de touros. O nosso Sumo Sacerdote ofereceu-se a si mesmo. O sumo sacerdote antigo nunca poderia assentar-se; o seu serviço nunca era completo. O nosso Sumo Sacerdote, porém, subiu e sentou-se à direita do Pai; a obra estava consumada. "Está consumado", disse Ele. Todos os tipos e sombras são cumpridos nEle, e deixaram de existir. Hoje graças ao Cordeiro e o sangue da eterna aspersão temos total liberdade de entrar na presença de Deus. Hebreus 10:19-22 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

Quando Adão pecou, no jardim do Éden, imediatamente se escondeu de Deus. Antes de Adão pecar, ele desfrutava Deus e estava em Sua presença, todo o tempo. Contudo, após ter pecado, ele escondeu-se. O pecado sempre resulta em separação de Deus. Por ser justo, Deus não pode tolerar pecados. Isso é o que o profeta maior disse: Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça Isaías 59:2.

Após Adão pecar, Deus não disse: "Adão, que fez você?" Pelo contrário, Deus disse: "Adão, onde está você?" Em outras palavras, Deus não está tão preocupado com os pecados que uma pessoa já cometeu, mas com o fato de seus pecados o separem Dele. Deus nos ama, mas ele abomina seus pecados. Enquanto nossos pecados permanecem, Deus tem de manter-se afastado. Nessa condição, nós estamos longe de Deus. Para Deus vir, os pecados precisam ir. Precisamos ter plena convicção de que naquela cruz todos nós já fomos crucificados com Cristo e estamos mortos para o mesmo. Colossenses 3:3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Aqui o problema do pecado já foi resolvido, ele foi crucificado e está morto.

Muitos que já passaram pela experiência da cruz, ainda assim são acusados pelo diabo em sua consciência de que são devedoras de alguma coisa a Deus. É nesse momento que o sangue de Cristo entra para trazer paz ao coração. Pois há somente uma coisa em todo o universo que pode lançar fora os pecados, e também a nossa ficha de transgressões: "o sangue de Cristo". Não é pelo muito orar nem por muita lamentação nem por ritual, penitencia e promessa de ser melhor, não, nada, senão o sangue precioso de Cristo, pode remover o pecados e nos purificar nossa consciência de obras mortas. Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Quando estudamos o livro do Êxodo, verificamos que alguns dos filhos de Israel podem ter sido tão pecaminosos quanto os egípcios. Mesmo assim, quando Deus enviou Seu anjo para ferir todos os filhos primogênitos na terra do Egito, Ele não disse: "Quando eu vir os vossos bons comportamentos, passarei por vós". Deus não exigiu que os filhos de Israel orassem ou fizessem penitência ou prometessem comportar-se bem. Não, Deus ordenou-lhes imolar o cordeiro sobre as ombreiras das portas. Ele disse: O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós Êxodo 12:13 a. Deus não olhava que tipo de pessoa estava dentro da casa; quando via o sangue Ele apenas passava por cima. O cordeiro pascal era uma figura de Cristo. Quando João Batista, pela primeira vez, viu o Senhor, ele proclamou: João 1:29b Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Não se aborreça por nenhum sentimento ou falta de sentimento nessa questão. O sangue de Cristo é, primeiramente, para a satisfação de Deus, não para a sua. Lembre-se, Deus disse: "Quando Eu (não você) vir o sangue". Na noite da Páscoa, os filhos de Israel estavam dentro da casa, enquanto o sangue do cordeiro estava fora. Dentro da casa, os filhos de Israel não podiam ver o sangue; contudo, tinham paz por saberem que Deus estava satisfeito com aquele sangue. Isso é uma sombra de Cristo, o qual, após Sua ressurreição, entrou no tabernáculo celestial e aspergiu Seu próprio sangue diante de Deus como propiciação pelos pecados: Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Hebreus 9:12.

O pecado do homem levou Deus a sofrer, e que esse sofrimento recaiu sobre Cristo, o que quer dizer que houve uma completa concordância entre Deus Pai e Deus Filho, na hora do sofrimento deste. Através dos sofrimentos de Cristo, Deus manifestou o seu santo ódio contra o pecado. Cristo em sua morte, deu uma plena e absoluta satisfação a Deus na questão do pecado. Ele levou o pecado do mundo inteiro, em seu próprio corpo, encravando-o na cruz: 1 Pedro 2:24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. E assim Cristo, conquistou a aceitação de todos os homens pecaminosos para Deus.

Nos dias atuais muitas pessoas por não ter um conhecimento real da importância do sangue de Cristo, estão aplicando de uma forma desordenada e sem base bíblica este maravilhoso sangue. Pessoas que estão expulsando demônios em nome do sangue de Cristo. Isto é um absurdo tremendo! Pessoas que saem para viajar, o pedido é que o sangue de Cristo os proteja. O sangue de Cristo tem uma finalidade imensurável, mas é para a inteira satisfação do coração do nosso Pai-justo. Todas as vezes que Deus nos vê, ele nos enxerga completamente justificado através do precioso sangue de Cristo, pelo qual também a sua ira é aplacada. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5:9. Por conseguinte, em seu valor supremo, Cristo apresentou total satisfação pelo pecado, no que diz respeito ao julgamento de Deus; e todos os homens são potencialmente aceitos nele, mas ele também provocou de tal modo a misericórdia e o amor do Pai que nenhum homem, contanto que esteja em Cristo, poderá ser rejeitado.

Em seu livro "a vida cristã normal", Watchman Nee coloca de uma forma muito profunda a importância do sangue expiatório de Cristo. Ele diz que "O sangue é para expiação e, em primeiro lugar, relaciona-se a nossa posição diante de Deus. Precisamos de perdão dos pecados que cometemos para que não entremos em juízo. Eles nos são perdoados, não porque Deus ignore o que tenhamos feito, mas porque Ele vê o sangue. Portanto, o sangue é primeiramente para Deus, não para nós. Se quiser compreender o valor do sangue de Cristo devo aceitar a avaliação que Deus faz dele. Se não entender algo do valor que Deus dá ao sangue, nunca entenderei o valor que tem para mim. Somente à medida que me é dado conhecer, pelo Espírito Santo, a avaliação que o próprio Deus faz do sangue de Cristo é que começo a desfrutar do bem dessa realidade e entendo quão valioso ele realmente é para mim. Todavia, seu primeiro aspecto é para Deus". É por isso que todo filho de Deus reconhece que: sem derramamento de sangue, não há remissão.
Hebreus 9: 22 b.

Quero concluir contando uma ilustração de um ministro do Evangelho, que em seu leito de morte, disse; "Traga-me a Bíblia". Pondo o dedo no versículo: "O sangue de Jesus Cristo seu Filho nos purifica de todo o pecado", ele disse: "Morro na esperança deste versículo". A esperança dele não foi os cinqüenta anos de pregar o Evangelho, mas o sangue de Cristo.

Permita Deus que, quando tivermos de comparecer diante do trono branco, as nossas vestes sejam branqueadas no sangue de Cristo.

Pr. Cláudio Morandi - 11/06/2007

Nenhum comentário: