"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 21 de setembro de 2008

O VELHO E O NOVO

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3.
SE EU pudesse ter uma conversa franca com você em sua sala de estar, talvez você se voltasse para mim e confessasse: "Estou perplexo, confuso e perdido. Transgredi as leis de Deus. Tenho contrariado Seus mandamentos. Pensei que pudesse me arranjar sem a ajuda de Deus. Tentei criar minhas próprias regras e fracassei. As lições mais amargas que aprendi resultaram do sofrimento e da experiência trágica. O que eu não daria para renascer! O que eu não daria para poder voltar atrás e começar tudo de novo — que caminho diferente eu teria percorrido se pudesse!" Se estas palavras encontram ressonância em seu coração, se fazem ecoar os pensamentos que povoam sua mente, quero dar-lhe uma notícia maravilhosa. Jesus disse que é possível renascer! Você pode recomeçar a vida nova e melhor que pediu. Pode se livrar do eu desprezado e pecador e se transformar em uma nova pessoa, em um ser puro e tranqüilo, cujos pecados foram apagados. A Bíblia diz que Jesus ao morrer na cruz nos incluiu em seu corpo. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Romanos 6:67.
Por mais que seu passado seja manchado, por mais que seu presente seja confuso, por mais que seu futuro pareça sem esperança — há uma saída. Há uma saída certa, segura e duradoura — mas apenas uma! Você tem apenas uma escolha a fazer. Tem apenas um caminho a seguir, diferente do caminho tortuoso e ingrato que esteve trilhando. Pode continuar a se sentir triste, descontente, assustado, infeliz e desgostoso com você mesmo e com sua vida; ou pode decidir agora mesmo que quer renascer. Pode decidir agora mesmo apagar seu passado de pecados e recomeçar de uma forma nova, de uma forma correta. Pode decidir agora se transformar na pessoa que Jesus disse que poderia ser. A pergunta lógica que você talvez faça a seguir é: "Como posso alcançar esse renascimento? Como posso renascer? Como posso recomeçar?" Simples; creia que Jesus ao ser crucificado, também lhe crucificou a sua velha vida. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20.
Renascer, contudo, significa muito mais do que apenas recomeçar virar uma página nova ou regenerar-se. A Bíblia ensina que você nasceu pela primeira vez no mundo físico, mas seu espírito nasceu no pecado. A Bíblia afirma que você está morto em delitos e pecados. Efésios 2:1. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. A Bíblia ensina que não há nada em sua natureza morta e pecadora que possa originar a vida. Estando morto em pecado, você não consegue produzir uma vida virtuosa. Muitos tentam produzir uma vida boa, santa e justa sem renascer, mas estão destinados ao fracasso. Um cadáver não é capaz de reproduzir. A Bíblia ensina que: O pecado, uma vez consumado, gera a morte. Tiago 1:15b. Todos estão mortos de espírito. Sua velha natureza não pode servir a Deus. A Bíblia diz: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14. Em nosso estado natural, estamos de fato em antagonismo com Deus. Não estamos sujeitos à lei de Deus, nem mesmo podemos estar, de acordo com Romanos 8:7. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
A Bíblia também ensina que a nossa velha natureza é em sua totalidade corrupta. Da cabeça aos pés, não há nele cousa sã;" está cheia de "feridas, contusões e chagas inflamadas" Isaías, 1:6. Seu coração é enganoso, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto. Jeremias, 17:9. Ele é corrupto, sujeito à luxúria enganosa. A Bíblia também ensina que nossa velha natureza é egoísta. Ela é incapaz de se renovar. A Bíblia ensina que quando renascemos, nós nos desfazemos do velho homem — nós não o consertamos. O velho eu deve ser crucificado e não cultivado. Jesus disse que limpar o exterior da taça ou do prato deixa o interior tão sujo quanto antes. Mateus 23:25. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
A Bíblia também ensina que, a menos que vivenciemos este renascimento, não podemos chegar ao reino dos céus. Jesus foi até mesmo mais enfático. Disse: Importa-vos nascer de novo João, 3:7. Não há nada indefinido, nada opcional nisto. Aquele que quer entrar no reino de Deus precisa renascer. A salvação não é apenas a reparação do eu original. Ela é um novo eu criado por Deus na justiça e na verdadeira santidade. A regeneração não é nem mesmo uma transformação da natureza ou do coração. Renascer não é se transformar — é se regenerar, tornar a gerar. É um segundo nascimento. "Importa-vos nascer de novo." Não há nada na velha natureza que Deus aceitará. Não há perfeição nela. A velha natureza é fraca demais para seguir Cristo. Paulo disse: Para que não façais o que porventura seja do vosso querer Gálatas 5:17. Aqueles que estão na carne não podem servir a Deus. Acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas, ou a videira, figos? Tiago, 3:11-12.
O velho homem está descrito em Romanos assim: A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos há destruição e miséria... Não há temor de Deus diante de seus olhos Romanos, 3:13-18. Como irá reformar, consertar ou mudar gargantas, línguas, lábios, pés e olhos como estes? É impossível. Jesus, sabendo que era impossível mudar, consertar e reformar, afirmou que você deve renascer por inteiro: "Importa-vos nascer de novo." Jesus disse: "O que é nascido da carne é carne." Em outra ocasião, a Bíblia diz: Pode acaso o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Jeremias. 13:23. E a Bíblia torna a repetir em Romanos: Os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8. Em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum. Romanos, 7:18. E mais uma vez: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus, 12:14.
A vida que advém do renascimento não pode ser conquistada pelo desenvolvimento natural nem pelo esforço pessoal. O homem não possui por natureza a santidade que Deus exige para o paraíso. Somente no renascimento é possível encontrar o início de tal vida. Para vivermos a vida de Deus, devemos ter a natureza de Deus. E para termos a natureza divina, Ele tira tudo o que não presta em nós, ou seja, faz uma bela limpeza através do sangue e nos torna seu santuário. 2 Coríntios 6:16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

O renascimento é uma obra em sua totalidade realizada pelo Espírito Santo. Não há nada que possamos fazer para conseguir esse renascimento. A Bíblia diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus João, 1:12-13. Em outras palavras, não podemos nascer do sangue; isto significa que não podemos herdar o renascimento. Deus não tem netos. Não podemos herdar o cristianismo. Talvez tenhamos tido pais cristãos, mas isto não produz necessariamente um filho cristão. Posso nascer em uma garagem, mas isto não faz de mim um automóvel! Deus não tem netos. Não podemos nascer da vontade da carne, dizem as Escrituras. Em outras palavras, não há nada que possamos fazer. O descrente está morto. Um homem morto não é capaz de realizar nada. Tampouco se pode nascer da vontade do homem. Este renascimento não pode ser engendrado por projetos nem esquemas humanos. Muitas pessoas acham que nascem assim que se filiam a uma igreja, ao participar de um ritual religioso, ao tomar uma resolução de Ano-Novo ou ao fazer uma grande doação a uma importante instituição de caridade. Tudo isto é ótimo e certo, mas não produz o renascimento. João 3:7. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
Conta-se uma velha estória sobre o porco e o carneiro. O fazendeiro trouxe o porco para dentro de casa. Deu-lhe um banho, poliu seus cascos, passou um pouco de Chanel n. 5 nele, amarrou uma fita em seu pescoço e o colocou na sala de estar. O porco parecia belo. Parecia até aceitável à sociedade e aos amigos que o visitavam, estava tão fresco e limpo. Tornou-se um animal de estimação muito agradável e amigo por alguns minutos. Mas assim que a porta se abriu, o porco fugiu da sala de estar e pulou na primeira poça de lama que encontrou. Por quê? Porque, no fundo, continuava a ser um porco. Sua natureza não tinha mudado. Mudara no exterior, mas não no interior. Agora pegue um carneiro, por exemplo. Coloque-o em uma sala de estar e depois o devolva ao jardim, e ele fará o que puder para evitar todas as poças de lama. Por quê? Porque sua natureza é a de um carneiro. Você pode pegar um homem — vista-o, coloque-o na primeira fila de uma igreja e ele quase parecerá um santo. Talvez engane até os melhores amigos por algum tempo, mas coloque-o no escritório, em casa ou no clube em uma noite de sábado, e verá sua verdadeira natureza ressurgir. Por que ele age dessa forma? Porque sua natureza não mudou. Ele não renasceu. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana. João 2:25.
Certas mudanças ocorrerão quando você tiver renascido. Primeiro, sua atitude em relação ao pecado será diferente. Você aprenderá a detestar o pecado tanto quanto Deus o detesta. Passará a detestá-lo e a abominá-lo. Em Houston, Texas, um homem renasceu em um estudo da Palavra de Deus. Era proprietário de uma loja de bebidas alcoólicas. Na manhã seguinte, um aviso na frente de sua porta dizia: "Fechado para mudança de ramo." Ouvi falar de um homem, há algum tempo, que tinha renascido durante um culto evangélico. Ele era conhecido como o bêbado da cidade. Era chamado de "Velho João". Alguém se dirigiu a ele na manhã seguinte, na rua, dizendo: "Bom dia, Velho João.”. Ele respondeu: "Com quem está falando? Meu nome não é Velho João. Sou o novo João." Uma completa revolução acontecera em sua vida. Segundo, você saberá que renasceu porque desejará obedecer a Deus. Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos 1 João, 2:3. Terceiro, você se afastará do mundo. A Bíblia diz: Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João, 2:15. Confesse a sua morte com Cristo e seja uma nova criatura pela graça de Deus. Amém.
Pr. Cláudio Morandi - 21/09/2008

Nenhum comentário: