"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 14 de março de 2009

Cuidado com a murmuração

Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes. Números 14:27 e 29.
Os murmuradores de hoje não são mais engolidos pela terra, mas geralmente estão rastejando nela. A murmuração pode ser comparada a um câncer destruidor. Nas Escrituras, nem Deus suportou os murmuradores. São tantas inverdades, injúrias, infâmias, e espíritos facciosos que aparecem no arraial dos filhos de Deus, que ficamos a indagar: qual a fonte de tudo isto? Com que mestre aprenderam a mentira? Quem os incita a destruir a virtude, tão friamente? A resposta é uma só: Satanás. O inimigo das nossas almas tem um programa especial para, pela murmuração, impedir que a igreja cumpra o seu propósito. O time do inimigo tem seu nome: murmuradores. É gente murmurando contra o Senhor, contra os líderes, contra as pregações, contra os irmãos e, contra os pecadores, contra os familiares e assim por diante. Quem joga lama no seu semelhante, suja primeiro a própria mão. Vejamos o que nos diz Obadias 1:15b. Como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.
É no terreno das murmurações que nascem todas as ervas danosas que tem envenenado os corações do povo de Deus. Precisamos identificar em primeira instancia quem são os murmuradores. Os murmuradores são aqueles que estão a serviço de Satanás. Geralmente são pessoas insatisfeitas e que não concordam com a liderança colocada sobre elas. Os murmuradores reivindicam posições, criticam projetos e julgam a obra realizada. Os murmuradores são descontentes e caçadores de erros. Agem como se fossem os investigadores do Reino. Julgam à revelia, escancaram a boca contra os seus irmãos e líderes. Muitos decidem por esta “atividade", pelo fato de não concordarem com nada do que lá é feito. São pessoas maldosas e que desconhecem qualquer princípio de bondade e autoridade. Faltam-lhes caráter e vida. São os mensageiros do inferno, que emprestam a Satanás as suas vidas. Prazerosamente, fazem chacotas, desprezam pessoas e se colocam como juízes da comunidade. Em qualquer lugar vomitam suas injúrias, denegrindo pessoas. Suas línguas são chamas de fogo que devoram, destroem e matam. Alguém disse, acertadamente que o murmurador é um tipo de "parlamentar cristão", ou seja; relaciona-se com quase todos os membros de sua comunidade, investigando e fazendo pesquisa de opinião. Ele não se cala nunca. É quase impossível alguém conseguir ser feliz quando tem um murmurador por perto, pois murmuradores estão sempre descontentes com tudo e com todos e acabam contaminando todo o ambiente. 1 Pedro 2:1. Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências.
Deus condena a murmuração mais do que qualquer outro pecado, pois abre brechas no meio do arraial, tornando vulneráveis a demônios as vidas, alcançando as vidas das famílias. É de arrepiar os cabelos pensar na abundante colheita dos que o murmuram. Simplesmente serão fulminados por outras línguas que também trabalham a serviço do "bichão". Uma das leis do plantio e da colheita é que nunca se colhe na mesma proporção do que se planta. Colhe-se muito mais. Quem planta vento colhe tempestade. Oséias 8:7a. Porque semeiam ventos e segarão tormentas.
Quem planta amor, colhe amor; quem planta misericórdia ceifará misericórdia. Quem planta contendas entre irmãos, vai colher o quê? Irmãos, há uma curiosidade na Bíblia: Deus se manifesta sempre como um Deus perdoador, cheio de graça e de compaixão, mas não temos notícias de nem um murmurador que sobreviveu. Todos morreram pela imprudência da murmuração e pelo mau uso da língua. Nenhum dos murmuradores que saíram do Egito entrou na terra prometida. Vamos ler com atenção em 1 Coríntios 10:9-10. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.
Os murmuradores são especialistas em detectar falhas nas pessoas. Se elas não existem, eles inventam. A profissão "murmurador" é terrível. Os murmuradores de hoje resistem a Jesus da mesma maneira que os murmuradores do primeiro século fizeram. Eles sempre existiram e sempre existirão, e estarão sempre descontentes. O ministério de Jesus era uma afronta à religião legalística dos judeus. Todo o seu ministério de novidades e manifestações desconhecidas era um prato cheio para os detetives da religião. A murmuração é uma doença crônica. Os murmuradores são uma praga que acaba danificando a preciosa lavoura de Deus. Eles estão sempre descontentes e desanimados; não conseguem ver nada de positivo em ninguém e em lugar algum. Para ser murmurador basta ao alistar-se numa agencia qualquer do inferno. Não se exige curso superior, princípios ou caráter. Basta emprestar a língua aos demônios e deixar que a inspiração venha do inferno. Uma lingua não regenerada é realmente fogo. Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Tiago 3:6.
Nunguém nasce com o dom de murmurar, portanto, não podemos culpar nossos pais pelos nossos erros e insucessos. A chave que abre as portas do futuro está em nossas próprias mãos. O que o futuro vai liberar para nós depende do que nós estamos armazenando hoje. A Bíblia é um manual que nos instruí a viver com clareza, sobriedade e equilíbrio. Na Palavra de Deus temos instruções claras para o desenvolvimento do espírito, da alma, e do corpo. Há mandamentos claros sobre o que fazer e o que não fazer. As bênçãos advindas da obediência são gloriosas, mas as conseqüências da desobediência são desastrosas. O problema é que queremos sempre dar um "Jeitinho" nas coisas, para adequar a palavra de Deus à nossa maneira de pensar. Aliás, queremos um Deus feito do nosso jeito. Para mim, este é o grande problema dos nossos dias. Foi Ludwig Fewerbach, o filósofo ateu de duas gerações passadas, que declarou sarcasticamente: "Os cristãos sempre creram que Deus criou o homem à sua própria imagem; não está certo. A verdade é que o homem criou Deus à sua própria imagem". Comumente, nós criamos o deus que desejamos. Êxodo 32:24. Então, eu lhes disse: quem tem ouro, tire-o. Deram-mo; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.
A Bíblia é para nós uma bússola que nos mostra o caminho. É impossível, mental e socialmente, escravizar um povo que lê a Bíblia. Ela é a revelação que renova o homem, que ilumina sua mente, que inclina seus desejos para viver uma vida plena e vitoriosa. Mesmo que tenhamos algumas tendências erradas pelo tipo de criação que tivemos em casa; depois de conhecer a Deus e a sua vontade, somos instruídos a buscar direção e luz para o nosso viver, junto a esse manancial de sabedoria que temos à mão, as Escrituras Sagradas. Salmos 119:105. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
A Palavra de Deus santifica, corrige e instrui a raça humana, como um todo. Deus não muda de opinião todo dia. O que era pecado na velha dispensação, continua sendo pecado hoje. Muitos foram condenados por causa da idolatria, da rebelião, do desrespeito à autoridade e, sobretudo por murmurações. Ninguém foi poupado. Os que hoje praticam tais coisas, ficarão impunes? Não. A murmuração impede o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas, e está claro também que o Senhor não permanece na vida dos murmuradores. Quando nos levantamos para criticar, julgar ou condenar, estamos apagando o Espírito Santo de Deus. Não apagueis o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19.
Todo murmurador é uma criatura insatisfeita e o diabo é perito em disseminar idéias de insatisfação no meio do povo de Deus. Se o líder é elétrico, deveria ser mais sossegado; se é quieto, deveria ser ativo; se é evangelista, deveria ser mais apto para ensinar; se prega muito, deveria falar menos; se fala pouco, deveria incrementar a faculdade da fala. Em todos os lugares há pessoas insatisfeitas e as tais acabam se colocando a serviço de espíritos malignos, cuja atividade maior é promover a fragmentação do Corpo de Cristo. O órgão mais usado pelos insatisfeitos é a língua, e por aí que surgem os murmuradores. A insatisfação é uma cunha que emperra o desenvolvimento da obra de Deus. Não é à toa que dizem por aí que o primeiro parafuso que fica frouxo na cabeça dos insatisfeitos é o que controla a língua. Deus nos recomenda a alegria. Em Cristo, é uma aberração não ser alegre. Aliás, é um péssimo testemunho viver com cara de tacho. É uma contra evangelização. É inadmissível viver na presença de Deus, e ter no coração uma viva esperança, ter a convicção da vida eterna e ainda assim continuar com uma cara de maracujá de gaveta. Se voce morreu e ressuscitou com Cristo, o seu distintivo é a alegria. Filipenses 4:4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
Toda amargura que uma pessoa tem no coração sempre conduz a murmuração, e o ácido mais destrutivo do mundo encontra-se em uma alma amarga. A amargura é um dos sinais de afastamento de Deus, ou da quebra da comunhão com Ele. Por isso está escrito em Jeremias 2:19. A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.
A incredulidade é a raiz da qual se originam todos os demais pecados. Foi depois que Eva permitiu a incredulidade penetrar no seu coração que ela respondeu favoravelmente ao tríplice apelo da tentação. A incredulidade é a irmã da ignorância e filha da vaidade e acompanha sempre os murmuradores. Ora, todo murmurador possui também este traço negativo que é a dureza do coração. Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. Marcos 16:14.
Gostaria de encerrar este estudo com uma pergunta: Será que existe cura para o murmurador? Sim! Vamos ler em Isaías 29:24. E os que erram de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores hão de aceitar instrução. E a instrução é saber que o murmurador morreu com Cristo. Eis a razão da cura: Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Romanos 6:6. Amém.

Nenhum comentário: