"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 25 de abril de 2009

O valor da oração

Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça. Salmos 66:20.
Qual é o lugar da oração em sua vida? Que proeminência tem ela em nossas vidas? É uma pergunta que eu dirijo a todos. É necessário que ela atinja tanto o homem que é bem versado nas Escrituras e que tem um bom conhecimento de doutrina e teologia, quanto a qualquer outro. Que lugar a oração ocupa em nossas vidas e quão essencial ela é para nós? Será que temos percebido que sem ela desfalecemos? Nossa condição definitiva como cristãos é testada pelo caráter da nossa vida de oração. Isso é mais importante que o conhecimento e o entendimento. Não pensem que eu estou diminuindo a importância do conhecimento. Tenho passado a maior parte da minha vida tentando mostrar a importância de se ter um bom conhecimento e entendimento da verdade. Isso é de importância vital. Só há uma coisa que é mais importante: a oração. O teste definitivo da minha compreensão do ensino bíblico é a quantidade de tempo que eu gasto em oração. Como a teologia é, no final das contas, conhecimento de Deus, quanto mais teologia eu conheço, mais ela deveria me guiar na busca desse conhecimento. Não se trata de conhecer sobre Ele, mas de conhecê-lO. O objetivo inteiro da salvação é me trazer a um conhecimento de Deus. Eu posso aqui falar de uma maneira acadêmica sobre regeneração, mas o que é, afinal, a vida eterna? A Bíblia diz em João 17:3. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Se todo o meu conhecimento não me conduz à oração, certamente há algo de errado em algum lugar. Espera-se que ele faça exatamente isso. O valor do conhecimento é que ele me dá tal compreensão do valor da oração, que eu passo a dedicar tempo a ela e a me deleitar com ela. Se meu conhecimento não produzir esses resultados em minha vida, há algo de errado e espúrio nele, ou então devo estar lidando com este conhecimento de uma maneira completamente equivocada. Portanto, todo nosso conhecimento que adquirimos de Deus em Sua Palavra tem como objetivo de nos conduzir para Ele mesmo. Antes que venhamos a fazer qualquer outra coisa o Senhor Jesus nos chama para estar primeiramente com Ele. Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar. Marcos 3:13-14.
Precisamos da revelação do Espírito Santo para compreender o mistério da oração. A oração é um ato maravilhoso do reino espiritual, por isso necessitamos da graça de Deus para termos entendimento correto a respeito deste assunto. Não restam dúvidas, carecemos do toque divino para sermos ensinados a orar da maneira correta. Em certo momento, os discípulos de Jesus pediram a Ele que os ensinassem a orar: De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. Lucas 11:1.
Quando lemos que “Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu seu Filho único”, nos mostra que foi para nos libertar de nós mesmos, da nossa natureza perversa que herdamos de Adão. Portanto, a obra da cruz, teve por finalidade nos fazer morrer no corpo de Cristo na mesma cruz que Ele, para que pela ressurreição ganharmos a Sua própria vida, e deste modo nuca mais se apartar do nosso Deus e Pai. De hoje em diante, ou seja, desde o dia em que nascemos de novo, a nossa vida deve ser norteada pela suprema vontade do Senhor. Deus quer que a sua vontade seja sempre a nossa. Ele espera que ansiemos por sua direção. O Altíssimo quer realizar o seu propósito eterno para este mundo por intermédio das orações dos seus santos. As orações são canais pelos quais Deus opera as suas obras na terra. O que mais nos impressiona é que Aquele que não precisa de coisa alguma, permiti-se ser dirigido pela terra. Isto é muito claro em Mateus 18:18-20. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Segundo as palavras do Senhor Jesus, a terra governa o céu. Deus movimenta o seu poder sobre a terra na medida em que a igreja ora. As orações dos santos são fundamentais e insubstituíveis no que concerne à manifestação do poder de Deus neste mundo caído. Isto mostra o grande compromisso que os regenerados têm diante do Senhor. Orar não é uma opção, é uma ordem. Além de ser um maravilhoso privilégio, é uma tremenda responsabilidade que foi atribuída aos salvos. Em realidade, a oração é a união das súplicas dos santos com a vontade de Deus. Podemos dizer que: A oração que o novo nascido profere na terra, nada mais é do que o expressar da vontade de Deus no céu. Deus jamais fará algo que esteja em desacordo com a sua vontade, entretanto, Ele espera que os seus filhos orem a Ele, para que possa agir. Lemos em 1 João 5:14. E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
Pedir segundo a vontade de Deus, eis o caminho! Seria um tremendo insulto contra Deus dizer que Ele não é Onipotente, contudo, é um sinal de grande rebeldia não se submeter ao seu modo de agir. Dizer que Deus precisa de alguma coisa é esquisito, mas não aceitar a sua maneira de operar é arrogância. Ele decidiu agir por meio das orações de seu povo. O Todo poderoso estabelecerá o seu reino neste mundo em cooperação com a igreja. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mateus 9:38.
Se Deus conhece todas as coisas, por que já não providenciou os trabalhadores para a sua seara? A resposta é simples. Ele quer que a igreja ore, para que Ele, graciosamente, mande os trabalhadores. Este princípio de oração só pode ser compreendido por aqueles que estão completamente desprendidos de si mesmos. Somente aqueles que morreram para os seus direitos podem entender o método de Deus operar. Quando ganhamos a revelação de que somos embaixadores neste mundo, toda a nossa vida gira em torno dos interesses do reino celestial, ao qual pertencemos pela graça de Deus. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15.
Não vivemos neste mundo para fundarmos o nosso próprio reino, mas estamos nele para sermos cooperadores com Deus, para que o reino celestial seja proclamado. Em verdade, os salvos intercedem junto ao trono divino, para que Deus realize a sua santa vontade neste universo. Realmente, a graça de Deus nos surpreende! Aqueles que relutam em aceitar o modo de Deus agir, só evidenciam que desejam fazer da oração simplesmente um instrumento para ter os seus desejos egoístas atendidos. Em que medida esquecemos nós mesmos completamente e procuramos somente à vontade do Senhor? A oração exige a operação da cruz em nossa vida. Não vivemos para nós mesmos, mas para o Senhor. Orar significa expressar todo o nosso desejo pela vontade de Deus. Jesus nos ensina em João 6:38. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Deus não precisa que oremos para que Ele nos conceda o que pedimos, pois de antemão conhece todas as coisas de que precisamos. Nós oramos para termos comunhão com o Pai celeste. Mas também oramos por obediência à sua palavra. Não oramos para convencermos Deus de nossas necessidades. Oramos para termos intimidade com o nosso Pai amoroso e que tem prazer em nos atender. A oração também é um exercício. Charles Spurgeon disse: A oração diária é a melhor ginástica para a alma. A oração não é um peso na vida do regenerado, mas implica em disciplina. Alguém disse que: Aquela pessoa que não tem um horário certo para orar, de fato nunca ora. Louvado seja Deus, pois somos dirigidos pela graça. Vale frisar que a graça sempre é acompanhada por um espírito obediente, responsável e compromissado com a palavra de Deus. Lembramos que a nossa obediência não tem fundamento legalista, mas ela é relacional. Acrescenta-se o fato de que o Senhor tem alegria no seu coração, em atender as orações de seus filhos. Assim como amamos profundamente nossos filhos e queremos sempre o melhor para eles, muito mais o nosso Pai celestial nos ama, e quer satisfazer todas as nossas necessidades por sua graça. Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Mateus 7:11. Amém.

Nenhum comentário: