"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Espírito Santo edificando a igreja

E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1:4.
No começo do livro de Atos acontecem uma série de fatos históricos. Por um lado, o Senhor subiu aos céus para sentar-se à mão direita do Pai, e, por outro lado, os discípulos ficam na terra para começar a tarefa de edificar a igreja. Então, o que o Senhor diz ali tem uma grande importância, porque tem a ver com aquilo que vai reger, governar e permitir que efetivamente a igreja seja edificada. Por isso, o Senhor adverte-lhes que por nenhum motivo façam nada até que ocorra um evento fundamental: “E, comendo com eles, determinou-lhes”. Observem que o Senhor mandou-lhes, não lhes aconselhou, mas determinou-lhes, que não se ausentassem de Jerusalém, quer dizer, que não começassem nada ainda. Devemos lembrar que Jesus lhes havia dito antes em três textos: Marcos 16:15b. Lucas 24:48 e Mateus28:19a. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Vós sois testemunhas destas coisas. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações.
Em nosso texto base vemos que antes de ir, antes de começar fazer alguma coisa, tem que esperar, porque eles não podem ir e fazê-lo sozinhos, por conta própria. Tem que esperar que venha o Espírito Santo, a promessa do Pai, e então deverão ir. Eles não podiam ir sem ter a presença do Consolador. Vamos ler em João 14:16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Por favor, prestem atenção nesta expressão do Senhor, porque é muito importante: “outro Consolador”. Se o Senhor disse “outro”, é porque já há um. Não diria outro se não houvesse um. Mas, como há um, fala, portanto, de outro. Neste caso, a palavra grega que aqui se traduz como Consolador é “parakletos”. Esta palavra significa alguém que anima, exorta, alguém que se faz de advogado, alguém que ajuda, alguém que defende, etc. O primeiro parakletos foi o Senhor Jesus. Quando Jesus estava com os seus discípulos, guardava-os, protegia-os, defendia-os, advogava a favor deles. Quando estavam desanimados, levantava-os; quando debilitados, fortalecia-os; quando estavam confundidos, esclarecia as suas duvidas; quando tinham perguntas, respondia-as, quando se equivocavam, corrigia-os. Mas agora Jesus diz a eles: Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. João 16:7. Este outro Consolador todos o recebem quando crêem em sua morte e ressurreição com Cristo. Este outro faz o mesmo que o Senhor Jesus fazia, e é o mesmo que o Senhor era para com seus discípulos. Não é algo inferior, nem de segunda mão, é o próprio Senhor agora em Espírito. Tão individual que podemos dizer verdadeiramente que é o próprio parakletos que era o Senhor. Por isso a Igreja do Senhor, dos santos que foram regenerados pelo sacrifício vicário, precisa em tudo do auxílio do Espírito e da sua unção para realizar qualquer trabalho. Vamos ler um texto em Êxodo 40:9. E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo.
Como já sabemos, o tabernáculo do Antigo Testamento é figura da casa de Deus, que no Novo Testamento é a Igreja. Então, observemos qual foi a primeira ação que se cumpriu no momento em que foi levantado o tabernáculo, a casa de Deus: “E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está”. Irmãos, aqui necessitamos aperceber que a ênfase está na palavra “tudo”. Não é somente a unção sobre o tabernáculo de uma maneira geral, mas também de tudo o que está dentro do tabernáculo. O tabernáculo era feito de muitas peças pequenas. Havia utensílios, instrumentos e objetos para usos diversos, e diz a Moisés que deve ungir não somente o tabernáculo em geral, mas também cada utensílio em particular. Ungirás também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagrarás o altar; e o altar se tornará santíssimo. Então, ungirás a bacia e o seu suporte e a consagrarás. Êxodo 40:10-11. Quer dizer, todos os elementos que aqui tipificam a vida da igreja tinham que ser ungidos primeiro, antes de funcionar. Sem unção, os objetos do tabernáculo não podem servir ao Senhor; só através da unção se tornam úteis e apropriados para o Senhor. O azeite da unção é, na Escritura, uma figura do Espírito Santo. Então, o que significa que tudo deve ser ungido? Que tudo deve ser coberto, como disse o Senhor, pelo Espírito Santo na vida da igreja, antes de começar a funcionar como é devido. Quando o Espírito Santo vier, significa que tudo ficará ungido e submerso no Espírito Santo. O que fica submerso, neste caso, é obvio, não são os objetos materiais como no Antigo Pacto, onde tudo eram tipo e figura. Não são os edifícios, os assentos, os lugares de reunião, os instrumentos de música. O que é ungido é a casa espiritual de Deus, que são os filhos e filhas de Deus. O que significa ser submergidos no Espírito Santo? Significa desaparecer. Quer dizer, de alguma maneira o Espírito Santo é quem toma o controle de tudo; nós ficamos ali, mas estamos transbordados, e inteiramente subordinados ao Espírito Santo de Deus. A igreja é um organismo espiritual. Não é algo produzido pela alma humana. Somos espirituais quando o Espírito Santo tem o controle de tudo. Deixamos de ser espirituais quando o Espírito deixa de ser o que governa e dirige as coisas no meio da igreja. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:14.
Tenhamos sempre em mente que o Espírito Santo é uma Pessoa. Vamos fazer uma leitura em Atos 5:3. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Pedro não diz: “para que mentisse ao Senhor Jesus Cristo”, mas sim “para que mentisse ao Espírito Santo”. Podemos extrair, ao menos, duas coisas desta passagem. Primeiro que o Espírito Santo não é simplesmente uma força, uma influência, que atua por trás das coisas na igreja, de uma maneira secundária e inadvertida, mas é uma pessoa claramente distinguível. Você não pode mentir a uma influência, não pode mentir ao vento nem à eletricidade, mas pode mentir a uma pessoa. Segundo, que não apenas é uma pessoa, mas também a Divina Pessoa que está na igreja hoje. O Filho de Deus, em pessoa, está hoje à mão direita do Pai, e o Pai, em pessoa, está no céu. E das três pessoas divinas, qual é a que hoje está efetivamente na igreja? Nós dizemos que o Senhor está conosco, e que Deus está conosco, mas é o Espírito de Deus quem efetivamente está morando em nós.
E porque Deus é um, o Filho de Deus e o Pai estão aqui também. Então, quando mentimos, quando se trata de enganar a Deus na igreja, mentem ao Espírito Santo em pessoa. Devemos considerar atentamente o texto de Habacuque 2:20. O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. Se Deus estiver aqui, que o homem não fale, que somente Deus fale; que não atue o homem, que atue Deus. Se Deus estiver aqui, que não governe o homem, que Deus governe, porque está o seu Espírito. Isso foi o que ocorreu em Atos. O Espírito atuou, e Ananias e Safira morreram no mesmo instante por ter mentido ao Espírito Santo. O Espírito Santo possui todos os atributos e as prerrogativas de Deus. Não pode ser colocado, nem considerado em um lugar inferior ao de Deus. Se nós não considerarmos o Espírito como deve ser, o Espírito não pode operar entre nós. Se não o honrarmos como deve ser honrado, reconhecendo efetivamente a sua autoridade divina, ele não poderá atuar na igreja. Se nós não reconhecermos que ele é Deus, ele não pode atuar como Deus, e se não atuar como Deus, ele não atua de maneira nenhuma, porque Deus só atua quando é reconhecido como tal. Quando nascemos de novo, devemos reconhecer a sua ação em nossa vida constantemente, nada mais é por acaso. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:6.
Para qualquer tipo de serviço na igreja, precisamos da sua atuação e unção do Espírito. Vamos ler juntos em Atos 6:1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Vemos a primeira dificuldade que enfrentou a igreja em Jerusalém. Não há nada ideal ou romântico nisto da vida de igreja. As igrejas são reais, e têm muitos problemas, mas estes servem para a manifestação da graça, da sabedoria, do amor e da paciência do Senhor Jesus Cristo. Naqueles dias, como crescera o número dos discípulos, houve murmuração dos gregos contra os hebreus. Os irmãos murmuraram, e o motivo era que, quando se repartia a comida, os judeus de origem grega, não nascidos na Judéia e considerados como de segunda categoria, eram discriminados. Mas, prestemos atenção à solução dada pelos apóstolos ao problema: Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço. Atos 6:3.
Observe que para servir às mesas, para repartir a comida, terá que ter bom testemunho e ser Cheio do Espírito Santo. Meus irmãos, na igreja do Senhor Jesus Cristo, até para pregar um prego, terá que ser cheios do Espírito Santo. Por quê? Porque a igreja tem que ser ungida pelo Espírito, da tenda até as estacas. Quando enviamos na igreja os que não são cheios do Espírito Santo para fazerem as tarefas, sabe o que ocorre? A igreja cai em sua condição espiritual. Porque até o servir às mesas requer discernimento espiritual, e para isso terá que ser cheios do Espírito Santo. Por que os irmãos se descuidavam e davam a uns mais e a outros menos? Porque estavam cheios de preconceitos. E o único que pode tirar os preconceitos do nosso coração e da nossa mente é o Espírito Santo de Deus. Por que? Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5. Amém.

Nenhum comentário: