"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de maio de 2009

Promessas, Realidades e Semelhança

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.
Qual é o propósito eterno de Deus? Em palavras simples, é Deus abrindo caminho para chegar ao homem que Ele criou e para torná-lo semelhante ao Seu Filho Jesus. Deus se compraz em unir-se com o homem para que este tenha a vida e a natureza divinas. Na eternidade, antes do inicio do tempo, Deus já havia concebido este propósito. Ele desejava que o homem fosse semelhante a Ele, glorificado e conformado à imagem de seu Filho. Por este motivo, Deus criou o homem à sua própria imagem e o colocou no jardim do Éden onde estavam as árvores da vida e a do conhecimento do bem e do mal. Deus só proibiu o homem de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Em outras palavras, Deus estava indicando ao homem que ele deveria comer o fruto da árvore da vida, muito embora o próprio homem devesse fazer a escolha. Segundo a revelação bíblica, a árvore da vida aponta para Deus. Salmos 36:9 e João 1:4: Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
As promessas são diferentes das realidades. As promessas apontam para o futuro, ao passo que as realidades se referem ao passado. A promessa mostra o que se fará; a realidade revela o que já foi feito. A promessa fala do que Deus fará pelo homem; a realidade conta o que Deus já realizou por ele. A promessa indica o que Deus fará em resposta à ação do homem; a realidade atesta o que Deus já realizou por nós por nos amar e conhecer nossa total incapacidade. As realidades, porém, não exigem que roguemos ou imploremos; requerem apenas que vejamos e creiamos. Vamos ver pelo menos dois textos para ilustrar claramente este aspecto das promessas e realidades de Deus. Vocês se lembram que após Deus ter ressuscitado a Cristo, Ele fez uma promessa aos discípulos em Lucas 24:49. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Esta é a promessa das promessas, que se transformou em realidade no dia de Pentecostes quando o Espírito Santo veio sobre os discípulos em Atos 2:1-2: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
Toda pessoa que é conhecida por gente, nasce neste mundo possuidora de uma natureza terrível, perversa, egoísta, rebelde contra Deus e amante de si mesmo. Se existe uma pessoa neste mundo que nós amamos encontra-se dentro de cada um de nós e chama-se eu mesmo. Como nós nos amamos! Este amor que temos por nós mesmos é fruto de uma vida de pecado que a cada dia só nos separa de Deus, mas Ele prometeu em sua Palavra de livrar-nos de nós mesmos. Atentemos para a bendita promessa! Zacarias 3:9b. Sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia. Mas isto se tornará realidade para nós quando cremos que morremos com Cristo conforme nos diz Romanos 6:6. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.
Neste texto vemos claramente uma realidade: “Nosso velho homem foi crucificado com Cristo”. A coisa está feita! Portanto, precisamos crer no que Deus fez, mais que em nossos sentimentos e experiências. Quando verdadeiramente, virmos isto como uma realidade, verificaremos que nossa experiência pessoal a esse respeito surgirá de maneira mais natural. Temos que perceber que as realidades de Deus não se realizam porque assim cremos; antes, cremos assim porque já são realidades. Você sabe o que é crença? Deus disse que nosso velho homem foi crucificado com Cristo; por isso nós também dizemos que nosso velho homem foi crucificado com Cristo. Que nosso velho homem está morto é uma realidade. Esta realidade Deus a cumpriu mediante a morte de Cristo, e já nada mais pode fazer. O homem, por sua vez, nada pode fazer, exceto crer na veracidade da Palavra de Deus. Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3.
Meus irmãos, o que precisamos fazer com relação às realidades de Deus, não é orar para que Ele as cumpra, mas crer que já foram cumpridas. Tão-logo creiamos em uma realidade de Deus, começaremos a experimentá-la. A ordem indicada por Deus é: realidade, fé e experiência. Este é um grande principio da vida espiritual que deve ser lembrado. A maior realidade que temos revelado nas Escrituras Sagradas é o próprio Cristo vivendo a Sua vida em nós e por meio de nós. Dentro desse contexto todos são iguais no corpo de Cristo. Mas dentro da igualdade, e dentro do que o Senhor trabalhou em seu coração, dentro do que você tem deixado que o Senhor vá demolindo em sua velha natureza; na medida em que é aplicada a cruz em sua alma e em seu eu, nessa mesma medida você poderá ver a sua baixeza, e poderá ver os irmãos como superiores a ti. Porque o irmãozinho ou a irmãzinha, por mais humildes que sejam, são do Senhor, são moradas de Cristo; e temos que reverenciar essa morada do Senhor. De maneira que aqui encontramos, para nós, o dever de olhar para essas pessoas como superiores a nós mesmos. Se isso se tornar prática em minha vida, vai acabando os meus problemas vão derrubando a vaidade vai nivelando os corações e enchendo-se de amor. O amor e o enaltecimento são incompatíveis. Porque na medida em que algo passa pela demolição e vai para o lixo, esse espaço é enchido pelo fruto de Alguém que está dentro de nós, e quer se fazer real e encher a nossa alma. É o Espírito de Cristo, o Espírito de sabedoria, o Espírito de amor, o Espírito de humildade. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:14.
Cristo quer reinar em nós, e não que nós sigamos reinando em nossa vida. É fácil dizer: “Já não vivo eu; é Cristo o que vive em mim”. São palavras que às vezes são lançadas ao vento. É fácil dizê-lo, e adquirir uma aparência de muita piedade. Mas o Senhor é autêntico, o Senhor é transparente, e quer que o nosso andar seja suficientemente transparente, que vejam ele através de nós; como através de um cristal. É doloroso que uma pessoa que não seja eu venha fazer-se transparente em minha vida. Mas o Senhor o quer fazer se é que nós o permitimos se é que nós lhe dizemos: “Eu já não quero mais reinar. Sei que vou sofrer, porque a cruz é dolorosa, mas me ajude a tomar a minha própria cruz para levar à morte toda esta estrutura que vivi, e que te tem feito mal, te atrapalhado”. Estas coisas são perdas; são coisas que me amarram e não me deixam conhecer convenientemente a Cristo. Se quisermos verdadeiramente viver uma autentica realidade espiritual temos que pedir ao Senhor à operação diária da cruz em nossas vidas. Vamos ler juntos este glorioso texto da Palavra de Deus em Filipenses 3:7-8: Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.
O Senhor veio para nos fazer um, um corpo; sem divisões, sem racismos, sem termos que olhar nem por baixo nem por cima a nenhum irmão. Nenhum irmão é superior a ti, nem tampouco inferior. Somos iguais. Não há sectarismo religioso, não há divisões. Nós já não somos nem fariseus, nem saduceos, nem paulistas, nem cefalistas, nem legalistas, nem nada disso. Somos a igreja do Senhor. Devemos ter consciência de que somos a igreja do Senhor. Somos a igreja inclusiva. Somos a igreja que consideram os outros irmãos como nossos irmãos, se tiverem sido incluídos no corpo de Cristo e também lavados pelo sangue de Cristo. Agora se você, em sua vida, alimenta o lixo da carne, é perda. Não poderá avançar em sua vida no conhecimento do Senhor. Porque fora do reino de Deus, tudo é lixo. Tudo o que quiser reinar sem o Senhor, é lixo. Temos que perceber o quão inúteis somos. Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Romanos 3:12.
Quando ostentamos em ser algo, quando dizemos: “Eu sim cumpro; eu sim sou uma pessoa responsável”, sim, quando cacarejamos essas coisas, vivemos nas aparências do autêntico lixo. Até quando irá permanecer em nós a cegueira de pensar que sem a vida de Cristo em nós, nada podemos fazer? Leiamos atentamente em João 15:5. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Irmãos, nós temos as promessas de Deus reveladas em sua Palavra e quando cremos, alcançamos a realidade de tudo aquilo que é espiritual: Cristo. E o próprio Deus fará com que a imagem de Seu Filho seja formada em cada um de nós. Porque se for para eu ser como Ele, então Deus em Sua graça deve fazê-lo e, quanto mais cedo eu reconheço isso, mais cedo serei liberto de uma outra forma de prisão. Desista de qualquer esforço e diga, eu não consigo, quanto mais eu tento mais longe fico de Sua semelhança. O que devo fazer? O Espírito Santo diz: Você não consegue, apenas desista e se entregue. Você esteve no campo, você se esforçou, você é um fracasso, saia e sente-se e, à medida que você se sentar perante Ele, olhe para Ele. Não tente ser como Ele é, apenas olhe para Ele. Ocupe-se apenas com Ele. Deixe de tentar ser como Ele. Ao invés disso, encher a tua mente e o teu coração deixe que Ele os encha. Apenas observe-o, olhe para Ele através da Palavra. Venha para a Palavra com um propósito e que este seja encontrar o Senhor. Não para encher a tua mente de coisas sobre as Sagradas Escrituras, mas venha para ela para encontrar o Senhor. Faça com que ela seja o meio, não de uma escolaridade Bíblica, mas de comunhão com Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9. Amém.

Nenhum comentário: