"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Da miragem para Cristo

A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos. Isaías 35:7.
Você sabe o que é uma miragem? “Miragem ou espelhismo é um fenômeno ótico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias, em paisagens desérticas”. As miragens são consideradas imagens causadas por um pequeno desvio das luzes refletidas por algum objeto e com isso o solo fica espelhado, causando assim uma ilusão, que podemos chamar de miragem. Miragem é isso, o sol brilhando tanto na areia, e de tal maneira que dá a aparência de um lençol de água, não havendo água nenhuma ali. Pura ilusão, nenhuma água para satisfazer a sede, e assim muitos estão prosseguindo o seu caminho, sendo iludido por miragens após miragens. Essa é a figura que temos em nosso texto, e o ensino da Bíblia é que a vida é desse jeito. Cada ser humano, de acordo com a Palavra de Deus, é como alguém que empreende uma viagem; ele entra neste mundo e vai em busca de um destino, ele é um peregrino, é um residente temporário. Também sabemos que não vamos muito longe nesta vida e neste mundo antes de começarmos a sentir-nos um pouco cansados, fatigados e cheios de inquietação. O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Jó 14:1.
Muitas pessoas ao que parece vieram a este mundo com óculos cor-de-rosa, e tudo é perfeitamente belo e maravilhoso. Estas pessoas estão acreditando que jamais irão passar pelos desertos da vida e não enfrentarão nenhum problema real. Mas não precisamos ir muito longe antes de vermos que a vida tem os seus problemas e as suas dificuldades, e começamos, a saber, o que é ficar cansado e o que é ficar farto de tudo. Todos nós sabemos o que é ansiar por satisfação. Estamos em busca de algo e, enquanto caminhamos, estamos constantemente vendo essas aparências de água e de suprimento. Mas a sua mensagem suprema é que, à parte do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, fica demonstrado que elas não passam de miragens e nada mais. Há algumas coisas que todo o mundo procura. Todo o mundo procura paz e alegria; todo mundo quer felicidade. Todos nós procuramos a vida num sentido real, vida digna do nome, vida com certas satisfações e com certas garantias. Mas estamos aqui, no ermo, no deserto, e por causa das nossas necessidades, por causa do nosso cansaço, buscamos algo que nos dê repouso, alívio, poder e vida. Onde podemos encontrar esta fonte? Somente em Cristo. João 10:10b. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Este mundo não pode nos oferecer esta vida abundante, porque ele não a possui. O mundo, ao contrário, está constantemente nos oferecendo justamente satisfações de que necessitamos para amenizar nossas frustrações, ou seja, são verdadeiros anestésicos, mas a anestesia também passa e a dor vai continuar mais profunda ainda. Tem muita gente neste deserto bebendo água que não pode saciar a sede da alma. João 4:13-14a. Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede.
A satisfação da nossa sede está numa Pessoa. Cristo! Somente Ele poderá nos saciar plenamente. Mas por outro lado, os homens e as mulheres, individual e coletivamente, são levados pelo mundo a acreditar que se pode atender e satisfazer a todas as suas necessidades. Torno a dizer que todos nós estamos numa viagem; todos vão sentir fadiga, cansaço e insatisfação, e todos nós temos visto essas coisas que nos são oferecidas para o futuro. Entretanto, a Bíblia não estaria expondo a verdade pura e simples quando nos diz que sempre fica comprovado que a satisfação prometida neste mundo nada mais é que uma miragem? Os homens por mais que tentem mudar, eles jamais conseguirão aperfeiçoar nada. Examinem os seus livros, leiam as histórias, suas biografias, estudem a história do homem. Será que nós não podemos perceber que sempre se comprova que tudo não passa de miragem? Por quê? Porque rejeitam a Palavra de Deus. Jeremias 13:10. Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta.
Amados, precisamos urgentemente nos voltar para a Palavra de Deus, porque ela nos levará de volta ao oásis, ao lugar de frescor. Porque tudo aquilo que iremos ver em Sua Palavra se tornará realidade para nós; não será aparência, vai acontecer de fato. A primeira reivindicação do Evangelho é que ele de fato opera a favor de nós e nos supre justamente das coisas que necessitamos. A miragem se transformará num lago. O Evangelho simplesmente nos faz ver a real natureza da vida como uma jornada, uma viagem, uma peregrinação. Ele descarta todas aquelas superficialidades do falso brilho e o falso reluzir e nos diz nesta manhã que hoje estamos aqui, mas podemos não estar aqui amanhã. Ele nos diz que temos dentro de nós uma alma e um espírito imortal que vai além da morte e do túmulo, para a eternidade. Este mundo árido e separado de Deus não nos leva a lugar algum, mas só nos traz cansaço e fadiga. Porém, o Evangelho de Jesus nos convida a irmos a Cristo para descansar. Mateus 11:28-29. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
O Evangelho de Jesus Cristo é algo precioso, ele nos retrata no deserto, com o sol chamejando sobre nós. Estamos todos cansados, fatigados e exaustos; corremos atrás de miragens. Experimentamos os prazeres ao máximo. Eles tiraram algo de nós e nos deixaram vazios. Buscamos aqui e ali; andamos às tontas neste deserto chamado vida. Que adianta pedir a tal homem que de repente suba ao monte? Que adianta pedir a tal homem que seja perfeito? O Evangelho não pede a você que faça nada, em primeira instância, senão que simplesmente venha a Cristo. Ali está você no ermo, no deserto; e ali, está justamente o que você necessita. O que você necessita está ali numa Pessoa. Lembre-se que a “terra seca será transformada num lago”. Quando vamos a Cristo, veremos o oásis, veremos que a ilusão causada pela areia causticante veio a ser um lago real e verdadeiro em sua vida. E se você crer em Cristo como diz as Escrituras, você nem imagina o que vai lhe suceder. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:38.
Como podemos estar de bem com Deus? A dificuldade é que nós pecamos contra Ele, O ignoramos deliberadamente, fizemos coisas que sabemos serem erradas, amaldiçoamos a Deus de muitíssimas maneiras, viramos as costas a Ele, como podemos estar de bem com Ele? Não podemos desfazer o nosso passado. O que nós fizemos, fizemos e não temos como apagar isso. Há somente uma resposta: Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, e quando Ele foi para aquela cruz, foi lá por você e por seus pecados. Ele levou sobre Si os seus pecados; ele levou sobre Si a sua culpa e o castigo que cabia a você; ele padeceu aquela morte para que eu e você fôssemos postos em boas relações com Deus. A primeira coisa essencial, sem a qual nada pode ser corrigido, Ele fez, Ele morreu por nossos pecados; Jesus acertou nossas relações com Deus. É tão precioso quando o Espírito Santo nos abre nosso entendimento e nos revela para crermos que naquela cruz, nós também fomos crucificados e mortos juntamente com Cristo. Nós estamos mortos para o pecado! Morremos em Cristo Jesus. Colossenses 3:3. Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
O Senhor Jesus, não somente nos regenera, ele também nos endireita. Ele nos dá uma nova natureza, ele nos dá uma nova vida, ou seja, a sua própria vida. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10:11.
É por isso que o Evangelho acerta nossas relações com Deus, acerta o nosso ser e, acima de tudo, o Senhor Jesus satisfaz todas as nossas necessidades. Ele nunca falha, nunca muda, seja qual for a nossa necessidade, Ele pode supri-la, e não nos abandonará nem mesmo na hora da morte. Isto não é miragem! Salmos 48:14. Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte.
Na hora da morte o prazer não nos ajudará a filosofia não nos ajudará. Você vê uma pessoa morrer de repente, e qual o valor do dinheiro, da arte, da música e de todas as outras coisas nobres e excelentes? Elas não o ajudam quando o seu coração está sangrando e lhe parece que você perdeu tudo desta vida e deste mundo. Este mundo não tem nada para lhe dar, mas Cristo está conosco na vida, e estará conosco na morte; Ele estará conosco através das incontáveis eras da eternidade. Jesus está no deserto, e Ele vem ao Seu encontro. Ele entrou no mundo e Se oferece para dar a você e a mim nesta manhã, tudo o que nós necessitamos: descanso, paz, satisfação, felicidade, alegria, poder e uma esperança que jamais fenecerá. Todo aquele que foi atraído na cruz, crucificado e morto com Cristo naquela cruz e ressurreto juntamente com Ele pode proferir estas lindas palavras de Isaías 58:11. O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Amém.

Nenhum comentário: