"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

terça-feira, 14 de julho de 2009

Simão, a quem acrescentou o nome Pedro

Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu. Lucas 6:14.
Nós vamos estudar um pouco da vida dos discípulos do Senhor e vamos começar com o apóstolo Pedro. Sabemos pelas Escrituras Sagradas que todos possuíam personalidades distintas. Pedro era afoito, agressivo, ousado e franco, tendo o hábito de por sua boca para funcionar quando o cérebro ainda estava em ponto morto. O nome completo de Simão que estamos estudando era Simão Barjonas, que significa “Simão, filho de Jonas”. Assim, o pai de Simão Pedro era João, as vezes como Jonas. A Bíblia não revela mais nada sobre seus pais. No entanto, observe que o Senhor lhe deu outro nome. Lucas apresenta-o da seguinte forma: “Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro”. Jesus não lhe deu simplesmente um novo nome para ser usado no lugar do antigo. Ele acrescentou o nome de Pedro. Esse discípulo era conhecido ora como Simão, ora como Pedro e ora como Simão Pedro. Pedro era uma espécie de apelido “Rocha”, que em grego é “Petros”, que significa “um pedaço de rocha, uma pedra”. O primeiro encontro pessoal de Jesus com Simão Pedro encontra-se em João 1:42. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
Em Israel muitos judeus chamavam-se João, esse nome era muito popular, como João e Maria aqui no Brasil. Então quando alguém chamava pelo nome de João, metade do povo se levantava e quando chamava Maria, levantava a outra metade. Portanto, ao dirigir-se a Pedro dessa forma, o Senhor Jesus está lembrando a Pedro que é uma honra para ele ser chamado pelo Senhor. Em outras palavras, Jesus está dizendo a Pedro que ele não é ninguém especial, porque existem por ai tantas pessoas que se chama João e Maria. Jesus estava dizendo que Pedro é um dos filhos naturais que existem na terra, nada mais que isso. Pedro era um homem comum e se Cristo não o tivesse chamado, ele teria sido simplesmente mais um no meio da multidão; ninguém saberia quem foi Pedro. Sem esse chamamento, Pedro seria simplesmente um desconhecido no meio da multidão. Ele poderia ter vivido uma vida maravilhosa, mas teria sido somente isso. Contudo, graças a Deus, um dia Cristo veio e buscou Pedro. O nosso chamado também não é diferente. 2 Timóteo 1:9. Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.
Analisando melhor a vida de Pedro, vemos que seu apelido era significativo e o Senhor teve uma razão especifica para escolhê-lo. Simão era por natureza, impetuoso, inconstante e não confiável. Sua tendência era fazer grandes promessas que não poderia cumprir. Era uma daquelas pessoas que parecem atirar-se de cabeça em alguma coisa e depois abandoná-la antes de ter concluído. Com freqüência, era o primeiro a aceitar um desafio, mas, muitas vezes, também era o primeiro a pular fora. Lembremos o que ele disse ao Senhor em Mateus 26:35. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Depois da ressurreição, Jesus instruiu seus discípulos a voltarem para Galiléia, onde Ele planejava aparecer a eles. Em sua impaciência, ao que parece Simão cansou-se de esperar e assim, anunciou que voltaria a pescar. Como sempre, os outros discípulos obedientemente seguiram seu líder. Sabemos que Pedro era o líder dos apóstolos, pois ele sempre tomava a iniciativa e todos o seguiam. Afinal, foi o Senhor que o escolheu para ser o líder. Pela vontade soberana de Deus, Pedro foi formado e capacitado para ser o líder. Além disso, o próprio Cristo instruiu e treinou Pedro para liderar. Deste modo, quando olhamos para Pedro, vemos como Deus constrói um líder. Simão Pedro também tinha uma esposa, sabemos disso porque Jesus curou a sogra dele. Quando Pedro saia para pregar em sua missão apostólica, sempre levava a sua esposa, pois o apóstolo Paulo nos diz isso em 1 Coríntios 9:5. E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
Pedro possuía a liderança dada por Deus entretecida na trama de sua personalidade desde o princípio. Não podemos nos esquecer que foi o Senhor quem o criou desse modo no ventre de sua mãe. Também existem certas características óbvias na disposição natural de Pedro que foram críticas para sua capacidade de liderança. De um modo geral, não se trata de características que podem ser desenvolvidas simplesmente através de treinamento; são particularidades inatas do temperamento de Pedro. A primeira delas é sua curiosidade. Quando você está à procura de um líder, deseja encontrar alguém que faça muitas perguntas. Pessoas que não são curiosas simplesmente não servem para ser bons líderes. A curiosidade é decisiva para a liderança. Pessoas que se contentam com aquilo que não sabem e que se satisfazem em continuar ignorantes a respeito daquilo que não compreendem que são complacentes com o que não analisaram e sentem-se à vontade vivendo com problemas que não resolveram estas não podem ocupar posições de liderança. Nos relatos dos Evangelhos, Pedro faz mais perguntas do que todos os outros apóstolos juntos. Mateus 15:15 Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola.
Foi Pedro quem perguntou quantas vezes deveria perdoar. Foi Pedro quem perguntou qual seria a recompensa dos discípulos por terem deixado tudo para seguir a Jesus. Foi Pedro que perguntou sobre a figueira que secou. Foi Pedro quem fez as perguntas sobre o Cristo ressuscitado. Ele sempre queria saber mais, entender melhor. Esse tipo de curiosidade é um elemento fundamental do verdadeiro líder. As melhores pessoas para resolver problemas são sempre motivadas por um entusiasmo insaciável de conhecer e compreender as coisas. Outro ingrediente necessário que vemos na vida de Pedro, é a iniciativa. Se uma pessoa é apta para liderar, ela terá motivação, ambição e energia. Pedro não apenas fazia perguntas; normalmente, ele também era o primeiro a responder as questões apresentadas por Cristo. Com freqüência ele avançava com ousadia onde até anjos temem pisar. Certa noite, Jesus chegou até os discípulos no meio do mar da Galiléia andando sobre as águas durante uma tormenta. Qual dos discípulos pulou do barco? Pedro. Ele deve ter pensado: Lá está o Senhor. Eu estou aqui. Preciso is para onde a coisa está acontecendo. Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. Mateus 14:28.
Aqui, antes mesmo que os outros discípulos dessem conta, Pedro havia descido do barco e estava sobre as águas. O interessante é que Pedro saiu do barco, e costumo chamar isso de envolvimento. Até que ponto nós estamos envolvidos com a Pessoa de Cristo e a sua igreja? Hoje o que vemos são muitos “crentes” sofrendo de “dengo”. Eles não perceberam, mas satanás os picou como o mosquito da dengue, por isso são totalmente “dengosos” e solicitando um tratamento vip. São pessoas que precisam de atenção especial, senão, não preciso nem dizer o que acontece. Entretanto, Pedro não era o tipo de pessoa que se contentava em ficar à distância e mandar uma mensagem para tropas. Tinha paixão pelo envolvimento pessoal, de modo que podia sempre ser encontrado próximo ao centro da ação. Eis aqui neste Pedro, matéria prima ideal e eficaz para todos nós sermos bons líderes: Curiosidade insaciável, uma disposição de tomar iniciativa e uma paixão pelo envolvimento pessoal. Também é evidente que, em termos de liderança espiritual, o grande alvo e objetivo é levar as pessoas a tornarem-se semelhantes a Cristo. Pedro tinha isto em mente, porque, antes de qualquer coisa, ele passou por uma experiência de cruz, ou seja, ele creu na sua morte com Cristo. 1 Pedro 2:24. Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
Pedro, conforme o texto que lemos, declara que foi morto na cruz com Cristo e que Cristo levou os pecados em seu corpo naquela cruz. Mas Pedro também cria que foi ressuscitado juntamente com Cristo. Pois a mesma Pessoa que o levou a morrer, foi o mesmo que lhe deu a regeneração, ou seja, uma nova vida pela ressurreição segundo está escrito em 1 Pedro 1:3. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. A finalidade de passarmos pela morte e ressurreição com Cristo não é outra, senão a de sermos conduzidos por Cristo até o Pai. Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito. 1 Pedro 3:18.
Talvez você ainda não tenha chegado lá, mas lembre-se de uma coisa, Ele já chegou e a partir da ressurreição de Cristo, não existe mais problema sem solução, a não ser que você não queira. Porque se você disser não a Jesus, Ele vai aceitar o seu não, mas se você disser sim a Cristo, você nem imagina o que Ele pode fazer através de você e em você. Pode ser que você tenha decepcionado ao Senhor como o apóstolo Pedro fez inúmeras vezes. Não desanime por isso, pois hoje o Senhor está dizendo a mim e a você como disse a Pedro: Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse. Marcos 16:7.
Saiba que o Senhor não o abandonou. O Senhor não abandonou a Pedro, tampouco o Senhor abandonou você: “e a Pedro” também significa “e a você”. Você que falhou como Pedro! Que todos nós vejamos o coração do Senhor para conosco. Se vir o coração do Senhor, você nada fará senão correr para Ele! Amém.

Nenhum comentário: