"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A vida da igreja

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2:46-47.
O que é a Igreja? São pessoas que foram alcançadas e salvas pela graça de Deus, pessoas que creram que morreram e ressuscitaram com Cristo e professam esta verdade em seu viver diário. São aquelas pessoas que têm um profundo desejo de sempre estar reunidas juntamente com outros irmãos, de passar o tempo ouvindo os ensinos da palavra de Deus, de desfrutar da comunhão, do partir do pão e das orações, com alegria e regozijo, unânimes, com singeleza de coração e acima de tudo louvando a Deus. Isso é a Igreja. Isso é o cristianismo. Por outro lado, isso é algo que não caracteriza a idéia que as pessoas geralmente fazem da Igreja. A fé cristã é considerada como algo que estraga a vida. A idéia que o povo faz do cristianismo é que ele nada mais é que uma espécie de luta, empenho e esforço moral. A ideia das pessoas geralmente é que os cristãos vivem vida estreita, apertada e miserável. Irmãos, a Igreja de Cristo é uma comunidade de pessoas salvas por Deus para expressar o Seu Filho ao mundo. Efésios 1:22-23. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
A comunidade cristã é uma igreja constituída de pessoas alegres, que manifestam regozijo em meio às grandes adversidades da vida. É por isso que a alegria cristã independe das circunstancias. É muito fácil ser feliz quando o sol brilha e tudo vai bem, quando temos os bolsos cheios de dinheiro e temos a nossa família ao redor de nós. Isso tudo é maravilhoso! Mas, que será se perdermos tudo isso; onde vamos parar? E, quando você perde o seu dinheiro, o mundo pode ser cruel e frio. Ele não quer saber de você. O mundo só quer saber de gente alegre, divertida. Quando você precisa da ajuda dele, ele não tem nada para oferecer-lhe, e lhe volta as costas. A única alegria da qual vale a pena falar é aquela que temos em Cristo. Porque a nossa alegria é uma Pessoa, é Cristo. É isso que é tão maravilhoso na vida da igreja; uma alegria que não depende das circunstancias. No primeiro século, nossos irmãos foram perseguidos e maltratados, porém continuaram tendo profunda alegria. Eles verdadeiramente sabiam o que é Reino de Deus. Romanos 14:17. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Amados, a Igreja cristã, quando funciona genuinamente como igreja, é o maior fenômeno que o mundo já conheceu. É a única coisa que pode unir as pessoas. O mundo é desunido. Vemos grupos, classes, divisões. Mas na verdadeira Igreja cristã são todos um. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos. João 17:22.
Estamos vivendo em um mundo bastante complicado, cheio de pressões, de cobranças. A palavra mundo significa a mente e a perspectiva de pessoas sem Deus. Também expressa os seres humanos em sua tentativa de se organizarem, a si e a sua vida, sem Deus. As pessoas querem tudo neste mundo, mas não querem o tudo de Deus que é Cristo. É por isso que o doutor Lloyd Jones disse: “Os homens e as mulheres que nunca vão a um lugar de culto, por definição não são cristãos, porque estão revelando que não tem em si a vida de Deus”. Quem é do mundo pertence ao mundo, mas quem é de Cristo, pertence à Igreja. Agora podemos entender porque não se pode misturar luz e trevas, e nem misturar Cristo e Belial. E a diferença entre o cristão e o mundo é a diferença existente entre a luz e as trevas. Vejamos a belíssima exortação do apóstolo Paulo sobre este assunto: Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei. 2 Coríntios 6:16-17.
Realmente o mundo em que vivemos é complexo, mas o Evangelho sempre se descarta de complicações. Ele diz que o método de Deus é o da doçura de coração, os olhos singelos. As complicações são criação do homem; a simplicidade sempre caracteriza o verdadeiro evangelho. No momento em que cremos no Evangelho, entra a singeleza de coração. É introduzido um principio que rege tudo, porque um Caminho é posto dentro de nós. Há um principio unificador, entra ali uma singeleza, e as complicações começam a desaparecer. É exatamente isso o que acontece quando cremos em Jesus Cristo. Pois Ele veio para isso. Ele disse em João 10:10b. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Temos experimentado desta vida abundante? Gosto muito de uma canção que cantamos: “Achei o segredo é Cristo no coração”. Quando a igreja realmente descobre que o segredo está nesta bendita Pessoa, o Senhor Jesus Cristo, pois é Ele o único que nos leva a Deus. E podemos ver claramente que Cristo nos leva a Deus tomando sobre Si a punição pelo pecado que nos separa de um Deus santo. Que coisa maravilhosa é ter uma visão da vida que pode abranger todas as contingências, ter todas as suas perguntas realmente respondidas, ter a singeleza que penetra a mente do cristão no Senhor Jesus Cristo. Vocês se lembram daquela famosa declaração de Agostinho que jamais podemos deixar de citar: “Tu nos fizeste para Ti, e o nosso coração não terá repouso, enquanto não repousar em Ti”. Queridos, isso significa que nem o universo inteiro pode satisfazer-nos. O mundo não pode satisfazer-nos. Por que não pode? Porque Deus pôs a eternidade no coração do homem. Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim. Eclesiastes 3:11.


O que de fato entristece a Deus é a falta de compromisso daqueles que professam a sua morte com Cristo e que nasceram de novo e, no entanto continuam vivendo para si mesmos. Não podemos esquecer-nos de uma coisa irmãos, tanto aos jovens, como os mais velhos, todos estão sujeitos aos estragos causados por terríveis doenças: os vírus não respeitam idade. Os jovens não têm nenhuma garantia de que vai viver certo número de anos. Alguém certa vez disse: “Em meio à vida estamos na morte”. Há somente uma coisa sensata que nos resta fazer, preparar-nos para ela, estar prontos para ela. É por isso que eu digo que a mensagem do Evangelho constitui a primeira prioridade em nossas vidas. Jesus Cristo veio ao mundo com a finalidade de nos conduzir a Deus. Ele morreu naquela cruz, mas também fez por nós algo que é muito, mais muito grande. O que Jesus fez? Ele nos atraiu a Si. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. João 12:32.
Uma vez que fomos atraídos no corpo de Cristo, morremos juntamente com Ele para o pecado, mas a nossa ressurreição também juntamente com Ele, foi para nos fazer participantes da Sua própria vida, ou seja, hoje Cristo é a nossa vida. Você pertence à Igreja do Senhor Jesus? Se você diz que pertence, então por que a falta de desejo em participar das reuniões de culto ao nosso Deus? A principal característica de um regenerado é a perseverança. Faça esta pergunta a você mesmo: Se eu sou uma nova criatura, por que não estou perseverando? Por outro lado, se não há em ti perseverança, você precisa fazer outra importante pergunta: Eu realmente nasci de novo? Irmãos, muitos cristãos professos enchem-se de vã e presunçosa confiança de que está tudo bem com eles. Enganam-se com esperanças de misericórdia, enquanto vivem fazendo sua própria vontade e agradando a si mesmo. Imaginam que estão aptos para o céu, enquanto a cada dia estão mais preparados para o inferno. Apocalipse 3:15,17. Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Muitos não têm a mínima noção de que é a igreja, porque se tivessem estariam deleitando-se da sua comunhão, que por sinal é o distintivo original dos regenerados. Você pertence à comunhão? Se pertence, graças a Deus, se não pertence, vá dizer a Ele. Diga a Ele que você se sente fora. Diga-Lhe que você gostaria de conhecê-las. Peça-Lhe que o ilumine com o Seu Espírito e Ele o fará. Se você é honesto, se você realmente quer esta vida, peça-Lhe, e Ele dará a você. E uma vez que a tenha, então você amará os irmãos e desejará a comunhão acima de qualquer coisa da terra. Vamos ler Salmos 133:1 e 3. Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre. Amém.

Nenhum comentário: