"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

a benção da provação

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tiago 1:2-3.
Esse termo “meus irmãos”, nos faz com que consideremos a nossa responsabilidade para com a família de Deus, à qual pertencemos. Também nos faz lembrar Cristo, nosso irmão mais velho e também que Ele é a nossa vida e nossa esperança. Também faz-nos lembrar de Deus, que é o nosso Pai, de quem recebemos vida, forças e orientação em nossas vidas, através do seu Espírito. Agora vamos considerar por que ele diz que devemos ter “por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. Certamente porque a provação é vital para nosso amadurecimento espiritual, e isso significa que todo filho de Deus deve estar preparado para enfrentá-la, porque elas virão. 1 Pedro 4:12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.
A provação pode nos conduzir a um ponto onde nossa carne se sentirá desconfortável. Deus provou a Abraão lhe pedindo que oferecesse seu filho Isaque em holocausto. Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Gênesis 22:2.
Por que tal prova? Antes de ter Isaque, o coração de Abraão era totalmente para o Senhor. Mas, depois que seu filho nasceu, seus olhos foram fixados na dádiva e desviados do Doador. O Senhor sabe que o nosso coração está onde está o nosso tesouro. Vamos ler Mateus 6:21. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
O tesouro de Abraão já não era mais só o Senhor, mas o Senhor e Isaque. Isaque era o seu tesouro e seu coração estava nesse filho. Por isso o Senhor lhe pediu Isaque em holocausto. Holocausto significa “todo queimado” e simboliza a entrega do nosso “tudo” a Deus. O que Deus realmente queria: Isaque ou Abraão? Sem dúvida alguma era Abraão! Ao levantar o cutelo para sacrificar seu único filho, o coração de Abraão voltou completamente para o Senhor. Deus não quer e nem precisa dos nossos Isaques! Ele quer apenas o primeiro lugar. A provação nos leva ao ponto onde somos constrangidos a depositar tudo o que temos e somos nas mãos do Senhor. O tempo que passamos debaixo de alguma provação é muito difícil. Nossa tendência é sempre murmurar e reclamar dos arranjos de Deus para o nosso crescimento. Todo aluno para ser aprovado ou reprovado, terá de ser submetido a uma prova. O alvo da prova é a maturidade espiritual. Ou em outras palavras, o resultado das provações é a coroa da vida que o Senhor nos dará naquele Dia. Apocalipse 2:10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Tiago aborda bem no principio a questão da provação. A palavra “irmãos” deixa claro que seus leitores eram realmente cristãos e seu propósito era ajudá-los a entender a finalidade das provações e como deveriam reagir corretamente. Suas primeiras palavras são totalmente incompreensíveis pela mente humana natural. Como alguém pode ver nas várias provações motivo de grande gozo? Nosso ego resiste fortemente ao sofrimento, no entanto o cristão deve saber uma coisa muito preciosa que está escrito em Atos 14:22. Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. Vejam o que o apóstolo Paulo disse em Filipenses 1:29: Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele.
O apóstolo Paulo se refere não apenas ao sofrimento causado pelos que não conhecem o Evangelho, mas também ao sofrimento relacionado com o nosso aprendizado na Escola de Cristo. Eu creio que todos nós apreciamos um lindo dia de sol, mas quando as nuvens escondem o azul do céu entramos em depressão. Spurgeon disse que: As nuvens são apenas a poeira dos pés do Senhor! No dia nublado e negro ele está tão perto. Todo cristão sincero almeja ter uma vida de vitória, mas a coroa de ferro do sofrimento precede a coroa de ouro da glória. Para que cada um de nós possa chegar ao lugar espaçoso, seguro que o Senhor nos trará, precisamos passar por inúmeras provações. Não desanimamos irmãos! Salmos 66:10-12. Ó Deus, tu nos puseste à prova. Como a prata é provada pelo fogo, assim nos provaste. Tu nos deixaste cair numa armadilha e colocaste cargas pesadas nas nossas costas. Deixaste que os nossos inimigos nos pisassem. Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro.(LH).
Hannah Smith disse que todo o sofrimento de José foi como uma “carruagem” de Deus para levá-lo ao trono no Egito. Madame Guyon ficou aprisionada numa cela a dez metros abaixo do nível da rua durante dez anos, por causa da sua fé no Senhor. Ela aprendeu o segredo da provação e disse que havia aprendido “a amar o escuro da tristeza, porque ali vejo o brilho da Sua face”. É verdade que almejamos conhecer as coisas espirituais de forma profunda, mas esquecemos que pela “escola do sofrimento, graduam-se poucos doutores”. A provação e a perseguição podem fazer com que nossa entrada futura, em nossa herança celestial, seja algo muito mais jubiloso do que seria de outra maneira, se porventura não experimentássemos também a adversidade. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Romanos 8:18.
As provações ajuda-nos tanto a compreender como a ajudar outras pessoas que também sofrem provações. A provação nos torna conselheiros mais sábios. É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 2 Coríntios 1:4.
Nossa tendência natural é querer viver sempre uma vida tranqüila, sem obstáculos e qualquer outra coisa que possa tirar a nossa paz. Mas o que muitos cristãos desconhecem é aquilo que afirmou Charnok: “Nosso aprendizado é muito maior sob a vara de Deus que nos disciplina, do que sob o cajado que nos consola”. Vocês se lembram de como o Senhor classifica a nossa fé? De grande fé, ou homens de pequena fé? A fé que não suporta o momento da provação não passa de simples confiança carnal. Fé em tempos de bonança não é fé. A nossa fé é bem pequena, mas quando ela é colocada no Deus grande, você nem imagina o tamanho de sua fé. Qual é o tamanho de sua fé quando é depositada no Deus infinito? É óbvio que é do tamanho dEle. Foi por isso que George Mueller disse que “Em mil aflições, não são quinhentas delas que cooperam para o bem do cristão, mas novecentas e noventa e nove, mais uma; as mil”. Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Somente o homem e a mulher que efetivamente passou pela cruz, podem passar pelas provações dando glória a Deus. Quando cremos em nossa morte com Cristo, somos libertos de nós mesmos e com isso, Cristo vem viver a Sua vida de ressurreição em nós. Não sou mais eu, mas agora é Cristo vivendo a Sua vida em mim. Amados, não devemos esquecer que o próprio Senhor Jesus, aprendeu a obediência pelas coisas que padeceu. Hebreus 5:8-9. Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Estes sofrimentos pelo qual Cristo passou, foi com fim de aperfeiçoá-lo. Ora, se o nosso Senhor Jesus Cristo precisou passar por tais experiências dolorosas, quanto mais nós que somos os seus discípulos! Vamos ler Hebreus 2:10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
Vocês compreendem agora porque as provações em nossas vidas são uma benção? As provações são uma benção porque aprofundam e fortalecem a nossa expressão espiritual íntima de um modo que é quase impossível através de outros meios quaisquer. A provação deixa uma cicatriz boa, e não má, isto é, no caso daqueles que o suportam com a correta atitude, e isso lhes ensina a usarem de simpatia para com outras pessoas e a terem mais confiança em Deus. Uma pessoa que tem uma vida profunda com o Senhor é aquela que tem passado por várias provações sem murmurar. Uma alma superficial é aquela que nunca passou, ou talvez já passou e não fez outra coisa senão reclamar. A alma que já aprendeu a ser mais profunda é melhor, tanto para o seu próprio beneficio como para beneficio de seus semelhantes. 1 Tessalonicenses 3:3 Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados. Amém.

Nenhum comentário: