"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fenômeno fenomenal

À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós. Atos 3:12 E 16.
“Fenômeno, no sentido primário, é um fato verificável ou passível de estudo objetivo”. É evidente que, no caso do cristianismo, ele é fenomenal, estupendo, extraordinário. Em nosso texto inicial o que fica manifesto, é que o cristianismo é um fenômeno. Em outras palavras, cristianismo é essencialmente algo que acontece, algo que aconteceu, algo que está acontecendo, algo que vai acontecer. É por isso que o cristianismo é diferente das religiões do mundo. Todas as religiões do mundo como o confucionismo, budismo, islamismo, e tantas outras, não são nada mais que ensinos. São ensinos que dizem como as pessoas devem viver, filosofias que assumem forma religiosa. Mas o cristianismo é fenomênico. É primariamente algo que é feito, e depois é seguido pelo ensino que explica o que aconteceu. O nosso cristianismo é único e radical. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Atos 4:12.
O cristianismo veio a vocês como um fenômeno? Se não veio assim, vocês nada sabem dele. Pode ser que muitos aqui nesta manhã tenham um interesse teórico por ele; assim como muitos tem. Nós nos tornamos verdadeiramente cristãos quando somos confrontados por algo que é um fenômeno, algo que nos prende, algo que sacode, algo inexplicável. João 3:8. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Lamento haver tão grave incompreensão do cristianismo em nossos dias. Algumas pessoas poderiam dizer que essa era uma oportunidade maravilhosa para Pedro pregar sobre milagres, para oferecer cura a outros. Mas Pedro não fez isso, embora isso passe hoje por cristianismo. Oferecem às pessoas cura física e experiências de diferentes espécies. Mas isso não é cristianismo. O cristianismo faz coisas desse tipo, porém não as prega; e é isso que as seitas fazem. A mensagem das seitas é: Qual é o seu problema? Como está se sentindo? Venha, nós faremos com que tudo fique bem. As igrejas, em sua estultícia, por querer atrair pessoas, tem-se apresentado desse modo. No entanto, não foi isso que Pedro fez, e não é isso que devemos fazer. Diante daquele milagre realizado por Jesus, Pedro disse aos que tinham visto o fenômeno: Muito me admiro com o fato de vocês ficarem surpresos diante disso. Por que se espantam? Não deveriam. Se entendessem as coisas como deveriam, não se espantariam, menos ainda ficariam olhando para nós, como se nós, por nosso poder ou santidade, tivéssemos habilitado este homem a andar. Por suas chagas, fostes sarados I Pedro 2:24b.
Em outras palavras, Pedro entendeu bem os que ouviam a sua pregação, e sabia que o maior perigo era eles o considerarem, a ele e a João, milagreiros. Pedro mostrou-se ansioso para esclarecer isso, e é igualmente necessário que o esclarecemos bem no presente. Quando as pessoas crêem em sua morte e ressurreição com Cristo, isso não pode ser explicado em termos humanos. Muitos falam tolamente em ser “convertido de fulano ou beltrano”, isso é ridículo! Nenhum ser humano pode mudar uma alma, ou regenerar uma alma, ou dar vida a alguém que está espiritualmente morto. O que pode trazer vida nova a uma pessoa é somente a Palavra de Deus que é viva. Nós podemos ser somente instrumentos, como foi Pedro e João e tantos outros. Mas o que nos foi ordenado a pregar foi a Palavra de Deus. 2 Timóteo 4:1-2a. Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra.
Fica bem claro que não há nenhuma fórmula ou método que possa ser ensinada e que devamos aplicar, senão a pregação da Palavra de Deus em sua totalidade. Porque só a Palavra cura de verdade e tem poder para dar vida àquilo que está morto. Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pedro 1:23.
É surpreendente quantas pessoas estão indo as igrejas, mas não é por causa de Jesus e a Sua Palavra e sim em busca de milagres. Temos que entender o milagre que foi realizado por Pedro. Em primeiro lugar, o que Pedro lhes estava dizendo é: Vocês estão concentrados na coisa errada. Não é o milagre, como milagre, que é importante. A coisa vital é aquilo para que o milagre aponta. Irmãos, Pedro não fez uma dissertação sobre milagres e nem mesmo pregou sobre milagres, é evidente que não. A Bíblia não faz defesa dos milagres; registra-os. Simplesmente narra que aconteceram. Mas este não é o foco, o nosso foco é uma Pessoa, é Cristo e não os milagres. Era isso que os discípulos pregavam: Jesus, o Cristo. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo. Atos 5:42.
Há um conceito moderno de evangelização errôneo que diz às pessoas: Venham a Jesus. Esse conceito é extremamente errado porque diz que você não precisa falar às pessoas sobre a cruz, Jesus e a ressurreição, e sim que, se elas estão com problemas, se estão infelizes, você deve dizer-lhes simplesmente que venham a Jesus. Isso não é pregação cristã e sim produto de supermercado, ou seja, a igreja está dando ao freguês aquilo que ele quer. Nós não somos criadores de mensagens, nós somos transmissores da mensagem, e a mensagem é a própria Palavra de Deus. Jeremias 23:28-29. O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR. Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha? É por isso que somos exortados a pregar a Palavra, pois a voz do Senhor tem poder que nós nem imaginamos. Ela é tremendamente poderosa. Vamos ler em Salmos 29:4. A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.
Amada igreja, hoje milhares de pessoas estão orando por poder, todavia poucos percebem que a única razão de Deus conceder poder aos seus filhos é para que eles dêem suas vidas a Ele. Muitos não têm compreendido a real importância do recebimento do poder do alto. Leiamos Atos 1:8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Neste versículo, a palavra “testemunhas” vem da palavra grega martus, cujo significado é mártir. Freqüentemente focalizamos nossa atenção no poder para fazer algo grandioso, para mover multidões, para nos tornarmos grandes ministros de libertação. Haverá coisas grandiosas e multidões serão tocadas, mas a verdade mais profunda contida nesse versículo é que possuímos uma Pessoa divina que faz com que nos esqueçamos de nós mesmos. Será que temos experimentado e desfrutado da vida de Cristo em nós? Temos sido sua fiel testemunha? Estevão fazia pródigos e grandes sinais entre o povo, enquanto testemunhava diante do concílio judaico que Jesus era o Cristo. Estevão coroou seu testemunho entregando sua vida para Aquele que por ele havia morrido. Alguém já disse que O sangue dos mártires foi a semente da igreja. Se estivermos buscando poder, não podemos buscá-lo em fontes erradas, pois há um poder fenomenal na mensagem da cruz de Cristo. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1 Coríntios 1:18.
Queridos, o fato mais reconfortante e consolador para nós é que, embora os governantes deste país falhem, tendo feito o melhor que puderam, embora os homens inteligentes proponham suas teorias, porém não nos ajudam, e embora a civilização progrida, mas a imoralidade aumenta, apesar disso tudo, nem tudo está perdido e nem tudo é desespero, porque o Deus eterno está interessado. E é meu privilégio dizer-lhes que Deus conhece as suas dores, as suas dores mais profundas de sua alma. É por isso que Ele deu o Seu Filho unigênito. Ele disse a Moisés: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel. Êxodo 3:7-8a.
Para concluirmos, posso dizer a todos vocês que ele é um Deus que tem um grande plano e propósito, é o Deus que Se determinou a fazer algo por cada um de seus filhos nascidos de novo. Ele não deixará o diabo triunfar. Deus tem um plano e fez um acordo, isto é, uma aliança com Abraão. Ele visitou Abraão e disse: Em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3b. Está promessa é plenamente cumprida em nós quando cremos em nossa identificação com Cristo em sua morte e ressurreição. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra. Atos 3:25. Paulo pode dizer seguramente em Efésios 1:3. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Amém.

Nenhum comentário: