"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PRECISAMOS DE REVELAÇÃO

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mateus 16:16.
Somente por meio da revelação divina podemos conhecer a Deus e seus mistérios. Não há outra forma de adquirir este conhecimento. A grande confusão religiosa que encontramos atualmente no mundo tem sido o resultado do esforço do homem ao tratar de entender os mistérios de Deus por meio dos métodos humanos. Porém somente por revelação divina podemos conhecer com exatidão a verdade de Deus para o presente. Um bom exemplo disto é o caso de Pedro. Enquanto os outros discípulos referiam ao Senhor as opiniões que os homens tinham acerca dEle, Pedro teve uma profunda revelação do Senhor Jesus quando disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Pedro não obteve esta bem-aventurança pela capacidade intelectual ou por qualquer outro meio humano, mas por revelação de Deus; porque se temos de saber algo acerca de Deus, não nos pode vir pelos meios naturais. Pedro nunca teria aprendido isso num seminário ou escola, pois ninguém lhe poderia ensinar, porque a mente humana não pode entender os mistérios de Deus a menos que Deus o revele. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:17.
Sendo Pedro um homem ignorante, um rude pescador, qual foi a diferença entre ele e os grandes líderes religiosos que lhe permitiu declarar o que eles não sabiam acerca de Cristo? A diferença foi a revelação que Pedro recebeu de Deus. Quando uma pessoa recebe em sua alma a revelação de Deus, se converte num cristão completamente diferente dos demais; pois o verdadeiro cristão não conhece as coisas de Deus por conjecturas nem por imaginação, mas por uma convicção que lhe vem de uma maneira inexplicável, a qual produz na sua vida um genuíno convencimento que lhe permite estar seguro de ter recebido a verdade de Deus. Está também foi a experiência do apóstolo Paulo. Porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:12.
Nós entendemos pelas Escrituras Sagradas, que os fariseus e os escribas, chamados a ensinar o povo, não souberam quem era Jesus, antes o confundiram com Belzebu, mas Pedro, aquele homem comum, naquele preciso momento, soube que estava na presença de Cristo, que é a Palavra Encarnada, porque ele recebeu a maravilhosa revelação de Deus de quem era Cristo. Fica claro para nós que a revelação não tem nada a ver com a educação nem com o nível intelectual do indivíduo, é algo que depende inteiramente da vontade divina. Ontem, a revelação pôs a Pedro por cima de todos aqueles estudiosos e sábios; e hoje, a revelação da Palavra, coloca a todos aqueles que morreram com Cristo, e por mais humildes que sejam numa posição espiritual muito elevada com respeito às demais pessoas deste mundo perverso. E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus Efésios 2:6.
Nós estudamos recentemente sobre a vida de Caim e Abel, aonde vimos claramente que Caim atuou conforme suas ideias e parecer; enquanto que Abel, por revelação, entendeu que “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. O sangue do Cordeiro de Deus é o único que pode expiar o pecado. Abel havendo entendido isto, ofereceu o sacrifício simbólico do cordeirinho; e Deus aceitou esta oferta porque harmonizava com o plano divino da redenção. Hoje mais do que nunca, necessitamos da revelação divina para se fazer diferença dos religiosos e formalistas, porque vivemos num tempo de grande confusão. Sem a revelação de Deus, ninguém poderia sair da confusão que impera neste mundo. Em meio desta confusão, como podemos saber onde está a verdade quando cada denominação reclama possuí-la? Sabemos que é impossível que todos a tenham porque existem grandes diferenças de uma mesma interpretação da Bíblia. Se Jesus é o caminho, não percamos tempo em outras estradas. João 14:6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne, Ele é o verbo de Deus, e nEle Deus tem todo o seu prazer. Nós já nos referimos a experiência do apóstolo Paulo, onde ele disse que só conheceu a Cristo “mediante a revelação de Jesus Cristo”, ou seja, Paulo conheceu a Cristo, porque o Senhor o revelou. É por isso que se não tivermos uma revelação clara, adequada da Pessoa de Cristo em nós, simplesmente seremos bons religiosos e nada mais que isso. Considerem o que o próprio Senhor nos diz: Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mateus 11:27.
Este trecho das Escrituras Sagradas nos mostra que somente o Senhor pode revelar a Sua Palavra a quem Ele quer. Leiamos também em Romanos 9:16 (NTLH). Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus.
Somente aqueles que nasceram de novo é que podem “ver” o reino de Deus. Pois sem a revelação de que você morreu com Cristo e ressuscitou com Ele, jamais “verá” o Seu reino. Irmãos, não podemos ficar distraídos com outra coisa senão com a Palavra de Deus, porque o Senhor irá falar conosco por meio dela. Devemos esquadrinhar as Escrituras Sagradas, e crer que sempre será por meio da revelação que nós filhos de Deus, encontraremos o precioso alimento para nossas almas. Entretanto, nem todos podem ouvir a voz do Espírito Santo, senão aqueles que têm ouvidos espirituais, aqueles que foram regenerados na Pessoa de Cristo, mediante a revelação do Espírito. Veja o que o próprio Jesus diz: Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Mateus 19:11.
A importância da revelação pelo Espírito a um verdadeiro cristão nunca se pode enfatizar demasiado, porque a revelação significa para a nova criatura muito mais do que a mente humana pode compreender. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples. Salmos 119:130.

Um simples estudo comparativo não é suficiente para entender os mistérios de Deus em Sua Palavra. É necessário que o Espírito Santo ensine e revele a Palavra de Deus em nosso coração. Uma pessoa pode ouvir inúmeros estudos bíblicos do melhor pregador do mundo, ainda que o ministro tenha toda eloqüência, essa pessoa não receberá a Vida até que Deus mesmo lhe revele ao seu coração que Jesus é o Cristo e que Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo ofenderam e escandalizaram os religiosos da sua época. Eles consideraram a Jesus como um falso profeta, e seus ensinamentos como heresias. Eles não queriam escutar suas palavras nem tampouco deixavam que o povo as escutasse. João 10:20. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?
Satanás odeia quando uma pessoa tem entendimento espiritual e recebe a revelação da verdade da Palavra. Quando uma pessoa é alcançada pela Palavra, ela sabe o que é a Verdade revelada, o que a Palavra representa, e que está verdade pode realizar maravilhas em sua vida, e também recebe a revelação de que a Igreja do Senhor é um exército invencível. Por outro lado, ficamos impressionados quando notamos que foram os religiosos, que oravam e jejuavam continuamente, que se escandalizaram com a palavra do Senhor Jesus. Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Mateus 15:12 e 14.
Em todas as Eras, os grupos religiosos têm rejeitado a Palavra, quando Deus a tem revelado, e nestes dias tem acontecido o mesmo. Porém sempre tem sido uma minoria que tem ouvido a voz de Deus e a tem obedecido. Lucas 12:32 Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Nós precisamos que o Senhor nos abra os olhos para vermos quão precioso é desfrutarmos da Sua Vida de ressurreição. Os nascidos de novo deveriam saber o que eles ganharam no momento da sua conversão. Pode ser que tenha levado apenas um minuto para receber o Senhor, mas levará uns trinta ou quarenta anos depois disso para descobrirem o que cada um recebeu naquele precioso momento. Amados, naquele instante tão sublime e glorioso, recebemos o tudo de Deus que é Seu filho Jesus. Deus quer que, por meio da revelação do Espírito Santo, nós vejamos a suprema grandeza do Seu poder para conosco. Sermos fortes ou fracos depende, na verdade, do fato de vermos mais ou vermos menos. Aquele que vê torna-se forte, enquanto aquele que não vê torna-se fraco. Portanto, a chave hoje é ver. Não é pelo fato de pedirmos a Deus para nos dar alguma coisa que Ele, por conseguinte, o fará para nós. De modo nenhum. O que poderia nos dar Ele já nos deu e já está em nós. O que precisamos pedir a Deus é que nos dê o espírito de sabedoria e de revelação para podermos ver, pois, vendo, experimentamos. Peça isso ao Senhor: O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Efésios 1:17. Amém.

Nenhum comentário: