"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

OS SINAIS DE UM CRENTE CARNAL

Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 1 Coríntios 3:1-2.
Que tipo de cristão é você? Você alguma vez teve a sua foto tirada em um grupo de pessoas? Você ficou ansioso para vê-la? E você rapidamente buscou na foto uma pessoa. Se a foto daquela pessoa estava boa, então a foto inteira estava boa, mas, se não, então a foto estava ruim, você nem se preocupou em possuí-la. Bem, nesta manhã, vamos tirar uma fotografia do cristão carnal, e me pergunto se você se verá nela. Ela será absolutamente exata porque será tirada pelo fotógrafo Divino que conhece todos nós um a um. Na visão de Deus, e inspirada pelo Espírito Santo nas Escrituras, este tipo de crente, anda em inveja, ciúmes e contendas. O nome carnal, já identifica qual a situação deste crente diante de Deus, isto é: aquele que anda na carne, mesmo dizendo-se um crente. O apóstolo Paulo, testemunha na Palavra de Deus, da sua situação quando vivia neste tipo de vida: Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Romanos 7:5.
O cristão carnal nunca cresce. Ele permanece uma mera “criancinha em Cristo”. Os cristãos de Corinto deveriam ser pessoas maduras, fortes, comendo carne e crescendo: ao em vez disso, eram imaturos, fracos e crianças que bebem leite. Eles não estavam à altura tanto em estatura, quanto em força para o que eles deveriam ter. A vida deles era marcada por ciúmes, contendas que são coisas típicas do crente carnal. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? 1 Coríntios 3:3.
Nada na terra pode ser mais perfeito para pais carinhosos do que um bebê na infância, mas a angústia indescritível aturada pelos pais se aquela criança preciosa permanece um bebê no corpo ou na mente. Nada na terra faz os sinos da alegria do Céu tocarem como no nascimento de alguém na família de DEUS, mas que dor deve causar ao Pai celeste ver que o bebê espiritual permanece em um estado de infância prolongada. O que você é, meu irmão e minha irmã, um bebê espiritual ou um adulto? Para responder a esta pergunta você deveria responder a outra. Quais são as marcas de um bebê? Um bebê é dependente, depende de outros. Um bebê chama a atenção e espera ser o centro do seu pequeno mundo. Um bebê vive no reino das suas sensações. Se tudo estiver bem, ele está satisfeito e sorridente, mas ele é excessivamente sensível e, se o seu desejo for contrariado em algum ponto, rapidamente deixa que isso seja conhecido em protesto vigoroso. O cristão carnal carrega essas mesmas marcas. Hebreus 5:13 nos mostra que o cristão carnal ainda é dependente de outros. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.

Ele deveria estar suficientemente bastante avançado para estar ensinando outros: em vez disso, ainda precisa ser ensinado, e nem mesmo chegou ao ponto onde pudesse se alimentar de carne em vez do leite. Ele está incapacitado para receber ou comunicar as coisas profundas de Deus. Por que os cristãos de Corinto eram tão bebês? Paulo nos diz claramente nos dois primeiros capítulos de primeira aos Coríntios. Eles seguiam líderes humanos, estimando a sabedoria dos homens mais elevada do que a sabedoria de Deus. Eles estavam substituindo Aquele que dá a comida pela comida e tentando satisfazer a fome com palha. O cristão medíocre não vai diretamente à Bíblia em busca de comida, confiando no Espírito Santo para dar-lhe o alimento sólido da Palavra. É por isso que existem na igreja crentes velhos com mentalidade de criança, não crescem. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Hebreus 5:12.
São pessoas que estão buscando crescimento somente em professores humanos a sua nutrição espiritual e engole o que eles lhe dão. Ele é um parasita espiritual que vive de comida pré-digerida, conseqüentemente ele é subalimentado e anêmico. Neste estado enfraquecido ele está aberto a todas as formas de doença espiritual. Ele é uma vítima fácil do temperamento, orgulho, impureza, egoísmo e por causa de sua relação estreita com outros membros do corpo de Cristo, o resultado é muitas vezes justamente uma tal epidemia de pecado, como existiu na Igreja de Coríntio. Quem é você, ainda um bebê incapaz ou um cristão maduro capaz de ser usado por DEUS para ajudar outros? É uma vida de esterilidade infrutífera. Ouçamos as palavras do nosso Mestre: Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. João 15:2.
A influência do cristão carnal é sempre negativa. Por causa da inconsistência da sua vida ele é incapaz de ganhar outros para Cristo ou dar um exemplo verdadeiro para outros cristãos. Ele é, por isso, uma vara infrutífera na Videira. É uma vida de infidelidade adultera. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4. Esta linguagem é muito drástica. Deus claramente afirma que qualquer cristão que é amigo do mundo é Seu inimigo e até mesmo um “adúltero” ou “adúltera”. Para compreender a força desta afirmação é preciso saber o significado de “mundo”. O que a Igreja é para Cristo, o mundo é para Satanás. Ele é os seus olhos, orelhas, mãos, pés combinados para formar sua mais astuta arma para capturar e manter as almas dos homens. Ele é a toca de Satanás para o não salvo e a sua isca para o salvo, para afastá-los de Deus. O mundo é a vida das pessoas e da sociedade que Deus deixou de lado. Por isso não devemos amar ao mundo. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15.
O teste ácido do mundanismo é dado aqui. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 João 2:16.
O mundanismo é “tudo o que não vem do Pai”. Tudo o que não esteja tão ajustando à vida de Cristo nos lugares celestiais quanto à vida do cristão na terra é mundano. O mundanismo pode ser manifestado em alguém: na conversação, nas roupas, nas amizades, nos seus prazeres, nas suas posses, nas suas leituras, nos seus apetites, nas suas atividades. Qualquer coisa que alimenta ou acostuma mal a carne, a parte animal do homem, é “a concupiscência da carne”. Qualquer coisa que meramente supre as modas do mundo, que estimula o desejo das posses, que mantêm os olhos fixos no visível e não no invisível é “a concupiscência dos Olhos”. Qualquer coisa que exalta a si mesmo, que cria a soberba e a pompa e que segura as asas da alma para que ela rasteje no pó da terra em vez de voar para o céu é “a soberba da vida”. Você ama o mundo e as coisas do mundo? Então você é um cristão carnal. É uma vida de desonrosa hipocrisia. Vamos ler em Efésios 5:8. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Não existe muita dificuldade para o homem entender que ele é um pecador, mas se existe alguém além do diabo que advoga o pecado, esse tal é o crente carnal. Ele sempre tem uma desculpa para o seu pecado. Sempre estará pronto a encontrar passagens na Bíblia, que justifiquem a sua vida de pecado. Não é para menos que a Escritura diz: Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia. Provérbios 30:12. O crente carnal não duvida que seja um pecador, mas ignora que esta sua situação, é de inimizade contra Deus. Muitos por hipocrisia, outros por ignorância. O crente carnal busca sempre alento nas Escrituras, e principalmente nos Salmos, quando é acometido de angústias e temores, mas nunca fica livre delas, nunca encontra descanso para a sua alma. Mas estas angústias e males vêm sobre o crente carnal por causa da desobediência como diz o Senhor em Deuteronômio 31:17. Assim, se acenderá a minha ira, naquele dia, contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá, naquele dia: Não me alcançaram estes males por não estar o meu Deus no meio de mim? Para muitos crentes carnais, a aparência externa, como o cabelo comprido, as vestes, e os seus costumes, são sinais de santidade. Não entendem que nada disso adianta se esta santidade não estiver no coração. Não é o nosso diagnóstico que capacita uma pessoa a entrar no Reino de Deus, mas aquele que é feito por Jesus. Quando Ele olha para o coração de um carnal, só vê imundícia, ainda que esteja externamente com trajes de santidade. Mas graças a Deus por aqueles que por meio da graça, vieram a crer que foram mortos com Cristo e hoje estão num processo de crescimento espiritual. Este é o objetivo de todo aquele que nasceu do alto: crescer. O crescimento espiritual é de dez para zero. Quanto mais eu diminuo, mais Cristo cresce em mim. Convém que ele cresça e que eu diminua. João 3:30. Amém.

Nenhum comentário: