"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 27 de março de 2010

CUIDADO COM O DINHEIRO

Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 1 Timóteo 6:7-8.
Hoje nós vamos conversar sobre um dos assuntos mais atuais, mais oportunos, mais necessários e mais urgentes da nossa vida e da nossa agenda. Vamos estudar juntos sobre a preocupação com o dinheiro. Quero começar fazendo uma boa pergunta: alguma vez você já discutiu ou brigou com a sua mulher ou com seu marido por causa de dinheiro? Se você falar que nunca, vou duvidar seriamente da sua integridade, porque, na verdade, praticamente todos nós discutimos, discordamos e até brigamos por causa de dinheiro. Brigamos porque temos pouco, brigamos porque temos muito. Mas o dinheiro sempre foi um pomo de discórdia entre os seres humanos. E esse fato não é novo. Você vai perceber isso na família do patriarca Abraão. Certo dia, exatamente no meio de uma festa, Sara viu Ismael caçoando de seu filho Isaque e ela se encheu de ódio e ordenou que o seu marido repudiasse aquela escrava, sem nem sequer mencionar o nome dela nem o de seu filho. E ela deu a seguinte justificativa para o fato: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Gênesis 21:10. A razão pela qual Sara expulsou de sua casa Hagar e Ismael foi por causa de dinheiro, por causa de herança. Quantas brigas, quantas discussões por causa de dinheiro, por causa de herança, por causa de distribuição de bens dentro da família, e até mesmo dentro das famílias cristãs. Vamos ler este importante texto que se encontra em Mateus 6:21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Irmãos estamos vivendo uma época onde as pessoas vivem e morrem por causa de dinheiro. As pessoas se casam e se divorciam por causa de dinheiro. As pessoas vendem até mesmo sua própria alma ao diabo por causa de dinheiro. Por causa de dinheiro as pessoas roubam, seqüestram, matam, chegando a se tornar verdadeiros monstros malfeitores. Tudo isso nos leva a crer que o dinheiro certamente é o maior ídolo ou talvez o deus mais adorado da nossa época e do nosso tempo. O dinheiro, na verdade, é um feitiço mais do que uma moeda, ele é um ídolo, é um deus, o deus Mamom. Tem muita gente que não servem a Cristo, porque são escravas do senhor chamado dinheiro. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Lucas 16:13.
Nós precisamos tomar muito cuidado porque estamos vivendo numa geração materialista, onde o “ter” passou a ser mais importante do que o “ser” e onde as pessoas são avaliadas e medidas não pelo que são, mas por aquilo que possuem.
Hoje, a sociedade consumista, materialista, mercantilista e capitalista dá mais valor ao homem pela quantidade de bens que ele possui do que pelo seu caráter. O Senhor Jesus foi categórico quando disse: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lucas 12:15.
Vivemos num mundo onde as pessoas são orientadas, tanto educacional como vocacionalmente apenas na direção do ter, de se enriquecer e, desta maneira, as pessoas perdem de vista a verdadeira vocação, perdem de vista a questão da integridade, do caráter, e por isso é que estamos vendo a corrupção estabelecida em todas as instituições, começando desde as mais altas cortes, desde os mais altos escalões do governo até à base da pirâmide. Por quê? Porque, como diz as Escrituras Sagradas: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1 Timóteo 6:10. Nós vivemos inseridos numa sociedade globalizada. Mas, o que é globalização? A globalização nos revela que vivemos numa aldeia, e o mercado é único. Vamos citar um exemplo: Há algum tempo, as bolsas de valores da Europa sofreram um grande abalo, e isso afetou a economia brasileira. O mercado imobiliário americano também sofreu muitas perdas, caiu, e nós começamos, então, a sentir os reflexos na economia brasileira e é desta maneira que as coisas funcionam na globalização. O que se decide, por exemplo, numa bolsa de valores em Tóquio, Cingapura, Nova York, reflete no seu bolso aqui e agora. Isto é globalização. E toda essa globalização está totalmente contaminada e dominada pelo sistema desse mundo que “jaz no maligno”. Há um imperador por detrás dominando todo este sistema imperialista que a Bíblia chama de império das trevas. Aqueles que participaram da morte e ressurreição com Cristo, foram libertos deste império das trevas e seu imperador. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Colossenses 1:13. Para conhecimento dos irmãos, podemos observar dentro desse conjunto de fatores econômicos, que a riqueza do planeta está se concentrando nas mãos de pouco mais de centenas de empresas particulares. Há empresas mais ricas do que alguns países. A Toyota é a mais rica do que a África do Sul. A GM é mais rica do que a Dinamarca. A Ford é mais rica do que a Noruega. O Wal-Mart é mais rico do que 161 países do planeta. Pasmem! Dentro desse contexto, muitos querem dar a impressão de que são mais, que tem mais, e por isso correm o risco de se curvar diante de Mamom e de adorar o deus da riqueza como o deus da sua vida, este deus moeda, este deus dinheiro que muitos adoram. Você adora dinheiro? Você tem fascínio por riquezas? Vamos ler 1 Timóteo 6:9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Se você pensar um pouco irá constatar que o rico tem pelo menos dois problemas. O primeiro problema do rico é querer ganhar, ganhar, ganhar e ganhar. O segundo problema do rico é o medo de perder, medo de perder, medo de perder e medo de perder. Ele vive a vida toda nesta ciranda louca, neste cipoal que vai arrochando, que vai apertando a sua alma e ele não tem paz. Ele tem conforto, mas não tem alegria; ele tem luxo, mas não tem paz; ele tem bens, mas não tem satisfação interior. A pessoa mais feliz do mundo é aquele que nasceu de novo, e se ele tem riquezas não põem o coração nelas. A pessoa mais feliz do mundo também é aquela que chega em casa com cheiro de graxa e reúnem a sua família ao redor de uma mesa para comer arroz e feijão, mas quando vão deitar conseguem descansar o coração e o corpo, porque tem uma alma leve, um coração liberto, uma mente livre de preocupação e de ansiedade. Vamos ler o que o Senhor Jesus disse em Lucas 12:22 A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Por que ele disse isto? Leiamos Filipenses 4:19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
A maior riqueza que você pode possuir é uma vida de comunhão com Deus e de intimidade com Seu Filho Jesus Cristo. É conhecer Deus e a sua graça, é beber dessa fonte, é assentar-se à volta da mesa do Pai com finas e ricas iguarias onde você vai poder se deleitar na Sua intimidade. Tudo isso é melhor do que riqueza é melhor do que luxo é melhor do que fortuna. A Palavra de Deus diz em Provérbios 15:17 Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio.
Não ponha o seu coração no dinheiro, mesmo que a sua riqueza aumente e os seus bens prosperem, não ponha neles o seu coração. Ponha sua mente em Deus, ponha seu coração em Deus. Jesus é a verdadeira riqueza, Ele é o verdadeiro tesouro, a verdadeira pérola. A nossa riqueza não está aqui, a nossa herança não está aqui neste mundo. A nossa herança e a nossa pátria estão no céu. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3:20.
A minha vontade e o desejo do meu coração é que está palavra encha a sua alma de alegria e que você ponha o seu coração em Jesus e não em Mamom, para que você adore a Jesus e não a Mamom, porque ninguém pode servir a dois senhores. Quem serve às riquezas não pode servir a Cristo. Reverencie, dobre-se, curve-se diante do Senhor Jesus e você jamais vai ficar preocupado, ansioso com as coisas materiais. Creia que você morreu e ressuscitou com Ele e confesse que Cristo é a sua vida. Porque se você não crer neste fato, no dia da ira a tua riqueza não terá nenhum valor. As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte. Provérbios 11: 4. A nossa justiça é Cristo. Amém.

Nenhum comentário: