"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 13 de março de 2010

FORÇAS RENOVADAS

Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Isaías 40:31.
Hoje vamos tratar sobre as forças renovadas. Não é por acaso que o texto usa a águia como nossa pedagoga, como nossa instrutora para trazer-nos profundas e ricas lições espirituais. Vamos juntos olharmos para a águia e extrairmos algumas lições práticas para a nossa vida. Em primeiro lugar, a águia, no mundo inteiro, é símbolo de nobreza, realeza, força, coragem e determinação. Você e eu fomos recriados por Deus em Cristo. Somos a obra-prima de Deus. Irmãos, às vezes nós temos de passar por uma situação difícil, é quando nutrimos sentimentos de inferioridade, complexos, e muitas vezes nos arrastamos pela vida olhando para nós e sentindo a síndrome de gafanhoto, à semelhança daqueles espias de Israel. Nós não somos gafanhotos e nem somos derrotados, nós somos vencedores. Deus nos criou e nos recriou em Seu Filho Jesus Cristo, para sermos mais que vencedores. Nós somos como a águia. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37.
Mas ainda temos uma segunda lição. A águia tem a capacidade incrível de voar nas alturas excelsas. E ela tem uma lei, o seu segundo vôo é mais alto do que o primeiro; o seu terceiro vôo é mais alto do que segundo. A lei da águia é voar sempre mais alto. Isto significa que o projeto que Deus tem para nós, é que você viva uma vida elevada, altaneira, vitoriosa. Deus não quer que você fique colocando seus pés na lama, no lodo, se envolvendo e se imiscuindo com coisas sujas, que enlameiam a sua alma, que maculam a sua vida, que trazem tristeza, lágrimas, dor e vergonha para o seu coração. Deus tem para você uma vida de santidade, de pureza, uma vida elevada. Quando fomos mortos com Jesus na cruz, ao terceiro dia fomos ressuscitados e assentados nos lugares celestiais juntamente com Cristo, e é desse lugar que devemos buscar absolutamente tudo. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Colossenses 3:1.
Mas há uma terceira verdade maravilhosa sobre a águia. A águia tem uma capacidade incrível de voar em linha reta. Isso fala de integridade, de transparência, de vida coerente, de vida na luz, de vida justa, de vida irrepreensível. Fomos justificados em Cristo, hoje fomos tornados justos e essa justificação foi à altura de Deus, do modo de Deus e pelo próprio Deus/homem quando Ele pagou o nosso preço na cruz. Portanto somos dEle. Hoje quem pode nos acusar? A justificação foi plena. Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Romanos 8:33.
Justificados em Cristo estamos plenamente libertos de nós mesmos, e do pecado que nos mantinha escravizados. Isto significa que se quisermos fazer vôos elevados, vôos longos, ter vitórias expressivas em nossas vidas pessoais, familiares, profissional e espiritual, nós não podemos voar na dependência da força humana, do braço da carne. Nós também teremos que voarmos na dependência do Espírito Santo de Deus. Se você crer em Deus e em Sua Palavra, você terá vitórias expressivas espiritualmente. Mas, se você confiar na sua inteligência, na sua capacidade, nos seus métodos, nos seus dons, nos seus predicados morais, então você não fará vôos tão altos nem tão longos. Confie no Senhor. Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Provérbios 3:5 e 8.
Há outra ave que não consegue voar bem, é o albatroz. Seus vôos são curtos, suas aterrissagens são desastrosas. Os estudiosos foram procurar saber por que. É que o albatroz tem um papo muito grande, pesado, e ele não consegue voar. As pessoas que tem o papo muito grande, as pessoas ensimesmadas, vaidosas, altivas, orgulhosas, que batem palmas para si mesmas, que cantam “quão grande és tu”, diante do espelho, são pessoas medíocres, são pessoas que não avançam na vida espiritual, são pessoas que fazem vôos curtos, baixos e tem uma aterrissagem desastrada. São pessoas que aprendem sempre, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade, pois elas sempre erram de coração e causam grande indignação ao Senhor. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Hebreus 3:10.
Quando os cientistas foram examinar a águia, eles descobriram outro fato interessante. A águia tem a capacidade incrível de mirar o próprio sol, sem perder e sem toldar a sua visão. A águia consegue enxergar um alvo a mais de dois mil metros de distância, um alvo especifico, e voar na direção desse alvo como uma flecha. Nós também temos uma característica especial. Temos em nossa retina um dispositivo chamado fóvea. Por meio dele distinguimos um alvo especifico dentro de um quadro geral. Essa fóvea é que lhe dá essa capacidade de concentrar-se num alvo especifico. A águia também nos fala de visão, e nós também precisamos da visão espiritual para conhecer Cristo na Sua maior expressão. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Efésios 1:17.
Deus quer que você conheça as coisas lá do alto, que você conheça a Ele, que você mergulhe nas coisas espirituais e tenha os olhos da sua alma abertos pela iluminação do Espírito Santo de Deus. A águia tem ainda uma lição maravilhosa a nos ensinar no Salmo 103:5. Quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
Como é que a águia renova a sua mocidade? Quando a águia fica com as suas penas enferrujadas, com seu bico frágil e com suas garras impotentes, aí, então, ela toma algumas medidas. A primeira delas é parar. Você precisa, às vezes parar as suas atividades e refletir sobre a sua vida com Deus. Feche sua agenda, cancele os seus compromissos e pare o que você tem que fazer. Ativismo pode ser um grande risco para sua alma. A exemplo da águia, nós precisamos descansar no Senhor. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Descansa no SENHOR e espera nele. Mateus 11:28 e Salmos 37:7a.
A segunda coisa que a águia faz é voar na direção da solidão e não na direção da coletividade e vai para o alto do penhasco, sozinha. Tem hora que você precisa entrar em seu quarto, fechar a sua porta para um encontro pessoal, único e solitário com Deus, para fazer um acerto da sua vida com Ele. A terceira coisa que a águia faz é arrancar as suas penas, uma por uma e ela golpeia a si mesma, fica ensangüentada e não se poupa, e continua a arrancá-la uma a uma. Quarto lugar, ela começa a lixar seu bico na pedra. Vai doendo, vai sangrando, ela vai se agredindo e ficando totalmente desfigurada, mas ainda assim, não se poupa. Em quinto lugar, ela bate as suas garras na pedra. Ao bater as suas garras na pedra, aquelas unhas frágeis e velhas vão caindo, e ela não se poupa. Ela se agride, se golpeia e termina esse processo completamente desfigurada e ensangüentada. Este sofrimento da águia tipifica a morte de Jesus e o nosso morrer com Ele. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Gálatas 2:20a.
Dali a alguns dias, depois de terminado esse doloroso processo, as penas vão crescendo novas, viçosas, bonitas, fortes, o seu bico brota outra vez, nasce novamente, firme como aço e as suas garras crescem de novo como ferro; e esta águia, então, é completamente renovada e remoçada e está pronta para reiniciar as suas atividades. Está também é a característica da nova criatura, pois ela já morreu para sua velha vida, seus ranços, seus complexos de inferioridades, sua falta de perdão, para suas vontades desordenadas, seus vícios, enfim, tudo se faz novo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.
Você pode ter as suas esperanças renovadas, porque a Bíblia diz que você é como a águia. Assim como Deus renova as forças da águia, Deus renova as suas forças e Ele quer que você se levante, onde você está, ponha seus olhos nEle, ponha a sua confiança nEle porque você também terá as suas forças renovadas, você subirá como a águia, você também correrá e não se cansará, você caminhará e não se fatigará, porque é Deus quem renova as suas forças. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29. Amém.

Nenhum comentário: