"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quinta-feira, 4 de março de 2010

OUVINDO A VOZ DE DEUS

Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. Isaías 1:2.
Uma das maiores bênçãos do verdadeiro cristão é ouvir e conhecer a voz de Deus. É possível ouvir a voz de Deus hoje tão certa e claramente como a ouviram Abraão e Moisés, tão claro como a ouviram Samuel e Davi, tão nítida como a ouviram Paulo, Pedro, os apóstolos, e João na ilha de Patmos! Deus prometeu fazer sua voz conhecida de modo inconfundível pela última vez durante estes dias do fim. Ele nos fez uma promessa e uma advertência quanto a ouvir a sua voz. Deus transmite esta mensagem a todos quantos foram convocados. A voz de Deus que abalou a terra em gerações passadas será de novo ouvida em poder, num último abalo! Aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Hebreus 12:26. Aqui está Deus advertindo seus filhos santos, aqueles que tiveram uma experiencia com Cristo em sua morte e ressurreição. Leiamos Hebreus 12:25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte.
Quem ouve a voz de Deus, são ovelhas que não seguem falsos mestres, que conhecem a voz do seu Senhor. Deus lhes fala com clareza e certeza, e elas vivem pela sua voz. Elas são guiadas por sua voz, consoladas por sua voz, orientadas em todas as coisas por sua voz! Esta é uma grande característica do povo santo: Não se deixam confundir quanto à voz de Deus. Eles a conhecem , ouvem-na e são governadas por ela. Ela é certa, constante, e inconfundível! As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27.
Deus sempre teve um povo guiado exclusivamente pela sua voz. Adão e Eva “ouviram a voz do Senhor Deus”. Foi o pecado que os fez ter medo da voz de Deus e esconder-se dela. Abraão veio a ser o pai de muitas nações porque ele ouvia e obedecia à voz de Deus. Deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. Gênesis 22:17-18.
Moisés sempre ouvia a voz de Deus e nada fazia sem obedecer a voz daquele que criou todas as coisas. Moisés e Deus falavam um com o outro como amigos íntimos. Deus sempre buscou um povo que honrasse e temesse a sua voz. Deus disse a Moisés: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos. Deuteronômio 4:10b. Também podemos ler em Deuteronômio 4:12 Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma.
Em nossos corações muitas vozes estão clamando, todas fingindo ser a voz de Deus! Se você confia em qualquer dessas vozes sem submetê-las à Palavra de Deus, você se transviará! Há a voz de nossa carne, a voz de nossa vontade obstinada, a voz do inimigo, e a voz do mundo. Todas elas são doces, suaves, todas prometendo a você: “Aqui está Deus falando!” Por que milhares estão se emocionando com os novos evangelhos que blasfemam contra a Cruz, que ensinam que o sangue de Jesus não expiou o pecado? É porque ouvem apenas a voz do homem. Não conhecem a verdadeira voz do Mestre, porque se conhecessem, não se angustiariam, e não clamariam por falsas doutrinas! Irmãos, que destruição quando a voz de Deus não é ouvida ou obedecida! Como as gentes que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus. Deuteronômio 8:20.
Deixe-me dizer-lhe quem, com certeza, está sendo enganado: é aquele cristão que pensa que não pode ser enganado, ou seja, aquele que outrora ouviu de fato, mas agora se movimenta por impressões e vozes que não vieram do quarto secreto. Não somos infalíveis, nem toda palavra que ouvimos vem de Deus! Há muitos profetas clamando: “Assim diz o Senhor”, quando Deus nada disse a eles. Estão falando de sua própria mente e não da mente de Deus. Não apenas os profetas, mas multidões de “crentes” não entendem que seus próprios desejos é que falaram. Estão convencidos de que foi a voz de Deus enquanto o tempo todo foi vaidade, um desejo do coração fingindo ser a voz de Deus. Deus não fala com ninguém que oculta pecado como orgulho, ambição, ou concupiscência. Prestem muita atenção nestas palavras: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam. Jeremias 14:14.
A voz de Deus só é ouvida pelos que se fecham com ele em oração secreta. Deus é muito cuidadoso para selecionar as pessoas com as quais ele fala. Fala apenas aos que dão valor à sua voz a tal ponto que se isolam do mundo inteiro para estar a sós com Ele e esperar por Ele. A voz de Deus vinha a Moisés quando ele se encontrava com Deus. A voz de Deus veio a João Batista quando estava sozinho no deserto. A voz de Deus veio a Jacó no deserto de Harã. Deus falava com Josué quando ele saía do acampamento, sozinho, diante de Jericó. A voz de Deus veio a Paulo, sozinho no deserto. A voz do Pai veio a Jesus, sozinho no monte em oração. Entendamos que Deus fala uma palavra nova todos os dias, a todos quantos ouvirem; muitos, porém, não podem ouvi-la porque seus corações estão duros. Lemos em Hebreus 3:7-8 Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto.
A voz de Deus é uma voz “hoje”. É uma voz atualizada, minuto a minuto, que ele deseja que ouçamos. Outrora Deus lhe falou de modo tão claro ao seu coração. Era uma grande alegria para você. Você ainda o ama, porém cada vez tem menos tempo para Deus. Sua vida ocupada agora o chama, seus cuidados, seus problemas, e todas as demais coisas que consomem o seu tempo! A voz de Deus agora começa a enfraquecer para muitos. Por que? Porque você pode tornar-se tão ocupado, tão atolado com problemas e cuidados, que de nada lhe adiantaria ouvir a voz de Deus. Jesus disse que os cuidados deste mundo sufocaria a Sua voz, ou seja, a Palavra dEle em sua vida ficaria infrutifera. Voce tem tempo para ouvir a Palavra que procede da boca de Deus? Quantas horas voce passou se alimentando da Palavra de Deus a semana que passou? A Palavra de Deus em sua vida é frutifera, ou infrutifera? O que deixa a Palavra de Deus ficar infruntifera em nossas vidas? Ouça o que Jesus nos diz: Mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Marcos 4:19.
Jesus também advertiu-nos a respeito dos ouvintes de solo pedregoso ou rochoso. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Marcos 4:16-17.
Este é o que gosta de ouvir, que recebe com alegria tudo quanto Deus diz. Mas a palavra não aprofunda. A voz de Deus não os transforma. Eles permanecem endurecidos com seus corações tornando-se pedra. Onde estão os corações empedernidos? Na prisão? Nas ruas? Nas casas de prostituição? Infelizmente, o mais duro dos corações pode ser encontrado na casa de Deus, entre os que nem mesmo sabem que estão ficando endurecidos! Deixe-me dizer-lhe como é que os cristãos desenvolvem corações duros. Recusam-se a permitir que a voz de Deus despedace sua vontade obstinada. Ouvem a voz de Deus quando lêem a sua Palavra, na pregação, e às vezes até mesmo em um lugar calmo e sereno. Não obstante, não obedecem a ela! A Palavra não pode criar raiz. Há, porém, algo até pior. Todos os dias Deus está chamando seu povo ao local secreto de oração porque ele quer falar. Ele quer conversar sobre a obediência, sobre seus problemas, para dar-lhe orientação, para falar acerca do futuro, mas voce está ouvindo a Sua voz? Eu vos falei, madrugando e falando, e não ouvistes, chamei-vos, e não respondestes, Jeremias 7:13b. Toda vez que recusamos esse chamado, toda vez que, ao contrário, buscamos nossos próprios interesses e negócios, colocando outras coisas adiante de Deus, toda vez que deixamos passar um dia sem ouvir, toda vez que nos recusamos a dar ouvidos, nossos corações se esfriam mais e mais. Toda vez que damos ouvidos a outra voz em lugar de esperarmos para ouvir a voz de Deus, tornamo-nos um pouco mais duros. Não é este o seu caso? Você pode endurecer o coração, definhar, e morrer espiritualmente apenas distanciando-se do lugar onde Deus está falando. Se você só vier à igreja, louvar a Deus, for bom, e fizer todas as coisas certas, ainda assim poderia definhar e morrer, muito embora ame a pregação. Você deve ouvir a Deus de maneira pessoal. Você deve ouvir sua voz e ser guiado por sua palavra que está perto de você, dizendo: Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. Isaías 30:21. Amém.

Nenhum comentário: