Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 2 Pedro 1:1-2.
Creio que hoje você irá se alegrar pelo fato de que não foram os apóstolos os únicos a obter a verdadeira fé que conduz à completa salvação. Como é bom saber que todos os que crêem assumem igual posição, ou seja, a pessoa mais humilde pode desfrutar dos benefícios da fé em Cristo. E a fé “vem pelo ouvir e ouvir da Palavra de Cristo”. Está fé é tão preciosa devido ao que ela faz por cada um de nós, libertando-nos do pecado quando cremos no sacrifício de Jesus Cristo naquela cruz. A Palavra de Deus nos diz que somos salvos inteiramente pela graça e isto mediante a fé naquilo que Cristo realizou em nosso beneficio na cruz. Portanto, só seremos plenamente justificados quando temos a experiência em crer pela fé que estamos mortos. Porquanto quem morreu está justificado do pecado. Romanos 6:7.
Por outro lado, vemos que o problema reinante em muitas vidas, inclusive naqueles que se dizem “cristãos” é justamente a incredulidade. A incredulidade pode ser muito insidiosa e insinuante. Ela vem e se aproveita das diversas condições pelas quais estamos passando. Por exemplo, quando estamos cansados ou doentes, quando estamos passando por privações ou tristezas. É sempre nessa espécie de situação de lassidão e de fadiga, esses pensamentos de incredulidade entram. Diante disso, nós fazemos umas perguntas idiotas: Onde está Deus agora? Não é assim que fazemos? Quando morremos com Cristo, Deus põe dentro de cada um de seus filhos algo maravilhoso que faz de nós corajosos e vencedores. Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. 2 Timóteo 1:7 (LH). É desse modo que todos os escritores do Novo Testamento expressam de uma forma exata e precisamente a mesma coisa. A ênfase está sempre nesta fé preciosa, porque ela é Cristocêntrica e deve ser crida por nós desta maneira. O que Pedro salienta primeiro é que há somente uma fé. O apóstolo está escrevendo para cristãos. Muitos deles eram cristãos gentios, como a Primeira Epistola mostra claramente, e, contudo, diz Pedro, a fé que vocês têm, a fé que vocês obtiveram, é a mesma, é igual à fé preciosa que eu e os meus colegas de apostolado obtivemos a mesma fé que os judeus igualmente haviam obtido e a qual usufruímos. A fé, se lhes parece bem, é a mesma para todos os tipos de pessoas, grupos e classes de pessoas, porque Deus não faz acepção. Foi o próprio Pedro quem nos diz: Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34.
A época em que vivemos é um momento de mudanças constantes. Somos tão sensíveis às mudanças que temos a tendência de acreditar que tempos em mudança e tempos mudados exigem um evangelho modificado ou diferente. Uma das coisas que o homem natural acha difícil de acreditar é que um evangelho que foi pregado há dois mil anos possa ser adequado hoje. Mas a nossa fé que é preciosa neste antigo evangelho constitui o real fundamento de toda a nossa posição. A fé hoje ainda é a fé dos apóstolos. A Igreja Cristã é edificada sobre “o fundamento dos apóstolos e dos profetas”. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Efésios 2:20.
Vivemos tempos em que são os fatores elementares da fé que estão sendo olvidados. O que é fé? Obviamente você não pode responder a essa pergunta sem ver imediatamente que Jesus é central. Ele é o Autor e Consumador da fé. Observe quantas vezes Pedro O menciona. Logo na introdução, nos dois versículos da sua carta, Jesus está precisamente no centro, e não há evangelho à parte dEle. Mas hoje existem muitos movimentos neste mundo moderno que estão exortando as pessoas a crerem e a se renderem a Deus, mas vocês verão que em muitos deles o nome de Jesus nunca é mencionado. Muitos defendem e ensinam uma fé em Deus; eles pregam uma mensagem que insta com as pessoas a que se submetam a Deus; mas para eles Jesus Cristo não é central, Jesus Cristo não é essencial. Não se fala de Cristo, no entanto, Ele é singular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Atos 4:12.
Irmãos queridos, a mensagem que os apóstolos pregavam no seu mundo era simplesmente esta: Jesus Cristo de Nazaré outro não era senão o Filho unigênito do Pai, e Ele viera à terra para uma só coisa; para levar sobre Si o pecado do homem. Em Cristo Deus deu o devido tratamento ao pecado da humanidade; em Cristo Ele puniu o pecado e o pôs fora de ação. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Romanos 6:14.
Por favor, responda a está pergunta: Por que a fé é preciosa? Porque é a fé que justifica. É a fé que me habilita a saber que estou crucificado com Cristo e sem culpa na presença de Deus. Alguém pode avaliar ou computar o valor disso, a consciência livre de culpa, o conhecimento de que Deus me perdoou, o desaparecimento do medo da morte e do túmulo, o sentimento de que eu posso enfrentar qualquer acusador que se levante contra mim e apontar para Jesus, Aquele que pagou o preço da minha e da sua dívida. E anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. Colossenses 2:14 (LH).
O que mais está fé preciosa nos dá? Santificação! Que significa santificação? Santificação significa que, não somente estou sem culpa num sentido judicial, mas também que eu tenho a preciosa promessa deste evangelho de que o Espírito Santo está operando em mim para algo que finalmente me livrará de toda e qualquer mancha e defeito, de toda corrupção; não meramente que eu sou perdoado e continuo sendo o mesmo homem, mas que eu recebo uma nova natureza. Que natureza é está? A divina! Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, 2 Pedro 1:4.
E por último a glorificação. Que significa isso? Significa que vamos estar na presença de Deus em perfeito estado. Ainda não sabemos o que vamos ser, mas sabemos que quando virmos Jesus Cristo, seremos semelhantes a Ele. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 1 João 3:2.
A glorificação dos santos significa sermos levados da terra para viverem com Deus e com Cristo para todo o sempre. É a fé que me dá essas coisas; é pela fé que eu creio nelas. É pela fé que eu sei que Deus me perdoou, é pela fé que eu sei que vou passar a eternidade com Deus. “Fé preciosa!” Uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. 1 Pedro 1:7.
Tudo isso vem de Deus e não de nós. O nosso Deus olhou do céu para nós e nos separou. Você já parou para pensar por que você é membro do Corpo de Cristo? Por que você não é como os milhões que não se preocupam com estas coisas e que acham que não passam de histórias bobas? É porque Deus o chamou. A decisão não foi sua. Por que você é diferente? Não seria porque o Espírito Santo de Deus lhe fez algo? Ele se apoderou de você, Ele está operando em você. Que fé preciosa temos nEle! A fé me declara que, apesar de eu ser um pigmeu insignificante neste mundo extraordinário, o Pai das Luzes, o Deus de todo o poder e de todo domínio, está interessado em mim, conhece-me, preocupa-se comigo, e colocou sobre mim a Sua poderosa mão. Para encerrar quero te dizer que não importa quem você é, nem de onde vem. Você encontrará tudo isso em Cristo. Sem Ele você está perdido e não é ninguém, mas nEle você está completo. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1:30.
Ele é meu tudo, Cristo é tudo em todos. E a fé nEle é preciosa para minha alma. Seria a fé preciosa para você? É preciosa para todos os que são verdadeiramente cristãos. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6a. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário