"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 18 de abril de 2010

GRAÇA COM RESPONSABILIDADE

Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. Lucas 12:48B.
Hoje vamos usar este tempo para tratarmos do assunto da responsabilidade espiritual. Todos nós gostamos de ouvir sobre a graça, mas não gostamos muito de ouvir sobre responsabilidade. Agradecemos a Deus porque Ele é o Deus de toda a graça. Agradecemos a Deus porque quando nosso Senhor Jesus veio a este mundo, era cheio de graça e verdade. E agradecemos a Deus porque por causa de Sua plenitude temos recebido tudo e graça sobre graça. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. João 1:16.
Alguma vez você já havia pensado que muito embora a graça seja dada livremente e a graça seja para nosso desfrute, contudo no verdadeiro significado da graça, conforme encontramos na Palavra de Deus, há um elemento de responsabilidade? Na Bíblia, a palavra graça tem pelo menos três significados. Primeiro: Aquele que dá graça é Alguém gracioso. Ele é tão belo, Ele é tão gracioso. Há uma graça tal nEle que ela arranca adoração de nós. Segundo: Aquele que dá graça não é apenas gracioso, mas Ele dá graça de uma forma tão graciosa que ela é gratuita, é para todos. Terceiro: Na própria palavra graça há o elemento de que aqueles que receberam graça serão tão transformados, tão afetados, tão tocados que agradecerão a Deus. O terceiro significado nos mostra que haverá uma resposta daqueles que receberam graça. Há uma correspondência, pois no verdadeiro significado de graça há um elemento de responsabilidade. Depois de recebermos a graça de Deus, espera-se que sejamos graciosos. Espera-se que sejamos responsáveis para que não façamos mau uso, abusemos ou desperdiçamos a graça de Deus. E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2 Coríntios 6:1.
Quando recebemos a graça de Deus, ela é gratuitamente dada a nós, mas não podemos recebê-la em vão. Há algo que deve vir disso. Deus nos chamou de acordo com Seu propósito. Ele não nos deu graça sem nenhum propósito. Ele não nos deu graça sem nenhum requerimento futuro. Realmente, muito embora a graça nos seja dada gratuitamente, há um comprometimento. Quando Deus nos dá graça, Ele confiou algo a nós; ou podemos dizer que Ele confiou a Si mesmo a nós. E porque Ele confiou tanto a nós, requer que algo venha de nós por causa da graça que recebemos. Muito embora Deus tenha criado todas as coisas para nosso desfrute, se não tivéssemos vida não poderíamos desfrutar dessas coisas. É por essa razão que as Escrituras Sagradas nos dizem em Mateus 16:26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
Mas a vida não é somente para o desfrute, há também uma responsabilidade. Quando a vida começa a crescer, a responsabilidade começa a aumentar. É verdade, quando somos nascidos há pouco tempo, quando somos criança, parece que não temos qualquer responsabilidade, tudo o que temos é desfrutar. Como crianças, apenas desfrutamos, e nossos pais tomam toda a responsabilidade. Mas você não pode permanecer na infância toda sua vida. Seria uma tragédia, porque à medida que a vida cresce a responsabilidade começa a chegar. A vida sem responsabilidade é uma vida abortada. Irmãos pensem um pouco: se isso é verdade no mundo natural, quanto mais o é no mundo espiritual! Quando pensamos em todos os dons de Deus, inclusive a vida física, o maior dom que Deus nos deu é a vida do Seu Filho Jesus Cristo. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Gálatas 2:20a. e 1 Coríntios 3:16.
Mas graças a Deus, Ele nos ama tanto que adicionou a essa vida física que algumas vezes não é muito satisfatória, uma vida eterna. E esta vida eterna de Deus é o maior dom que Deus nos deu. Esta vida eterna que Deus nos deu viveu nesta Terra uma vez. Esta vida divina, não criada, mas gerada de Deus, veio a este mundo e viveu nesta Terra na Pessoa de nosso Senhor Jesus. É uma vida incorruptível, é uma vida indestrutível, é uma vida imperecível, é uma vida vitoriosa, gloriosa; é uma vida que é única e em sintonia com o Deus Pai. Uma vida graciosa vivida sobre esta Terra. E mediante a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus e a nossa morte e ressurreição juntamente com Ele, recebemos essa vida preciosa que Deus nos deu quando cremos. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5:24.
Graças a Deus recebemos esta vida graciosa. Recebemos esta vida eterna, e com esta vida eterna estamos capacitados a ter comunhão com Deus. Por causa desta vida somos chamados filhos de Deus. E somos verdadeiramente Seus filhos, não apenas pelo nome, mas pelo novo nascimento; somos nascidos na família de Deus; somos nascidos no reino de Deus. Por meio desta vida estamos capacitados a viver sobre a Terra vitoriosamente, graciosamente, fazendo a vontade de Deus, agradando-O. Em outras palavras, o maior dom que Deus deu ao homem é a vida, e essa vida está em Seu Filho. E essa vida não é outra senão a do próprio Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12.
Temos essa vida em nós. Temos Cristo em nós, e Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:27b.
Agradecemos a Deus por essa vida. Desfrutamos dessa vida. Essa vida tem um aspecto de tremendo desfrute. E ela é nos dada pelo novo nascimento.
Portanto, agradecemos a Deus pela vida que Ele nos deu, mas essa vida precisar crescer. É verdade que, quando somos bebê em Cristo, parece não haver muita responsabilidade sobre nós. Temos outros irmãos e irmãs em Cristo para cuidarem de nós. Como bebê em Cristo, parece que apenas desfrutamos de alimento, de cuidados, e algumas vezes somos desobedientes também. Assim, parece não haver muita responsabilidade para nós enquanto ainda somos bebê. Mas na realidade, muito embora ainda possamos ser crianças espirituais em Cristo, o treinamento para sermos responsáveis já tem de começar. E quando crescemos em nossa vida espiritual virá o crescimento da responsabilidade. Mais e mais, descobriremos que somos responsáveis. O próprio Senhor nos confiou uma tremenda responsabilidade. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12:48b. Se for dado pouco, pouco será requerido. Isso não significa que se for dado pouco nada será requerido. Se recebemos a graça de Deus, se recebemos o dom da vida, vida espiritual, então com o pouco que temos, mesmo no começo de nossa vida cristã, há pouca responsabilidade ali. Mas quanto mais crescemos no Senhor, mais é requerido de nós. As crianças raciocinam assim: “ele faz mais porque recebeu mais do que a mim”. Você não pode dizer que Deus deu àquele irmão mais fé, por isso ele sabe demais. Temos a mesma Bíblia. A razão de você não ter muito mais revelação é porque há algo errado com você. A graça é dada uniformemente. Todos têm igualmente, mas a forma que você trata com a graça, a forma que você intercambia com a graça, a forma que você negocia com a graça faz uma grande diferença. É por isso que a maneira de amarmos ao Senhor é termos responsabilidade com aquilo que Ele nos concedeu para trabalharmos. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. 1 Coríntios 15:10. Você teme o Senhor ou você O ama? Isso irá determinar quão responsável você é. Se você realmente O ama, você não precisa que ninguém diga a você para ser responsável, você será responsável. Mas se tudo o que temos é um temor, muito embora saibamos que um dia haverá reconhecimento, ainda amamos nosso conforto, nossa facilidade. Não queremos pagar o preço. Queremos viver uma vida para nós mesmos. Queridos, não guarde Cristo só para você mesmo, porque cedo ou tarde começará a estar em desigualdade com seus irmãos e irmãs, começará a lutar com eles e começará a ser amigo do mundo. O resultado é que quando o Senhor vier, Ele poderá o encontrar do lado de fora. Virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 24:50-51. Pense nisto!
Deus te abençoe.
Graça e paz.

Nenhum comentário: