"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1

O que é Justificação? Freqüentemente ouvimos as pessoas dizerem que justificação significa “como se nunca tivéssemos pecado”. Nós pecamos, mas, agora, sendo justificados, estamos diante de Deus como se nunca tivéssemos pecado. Entretanto, na realidade, justificação é muito mais que isso. Deus não somente irá nos considerar justos e como se nunca tivéssemos cometido pecado, mas justificação significa que agora nós somos aceitos no Amado. Cantares 6:3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios. Justificação significa que fomos reconciliados com Deus; significa que agora temos uma posição na presença de Deus o Pai, por intermédio de Jesus Cristo.Anteriormente não podíamos nos achegar a Deus, não podíamos chegar diante Dele. Se chegássemos a Deus, seríamos julgados, condenados, executados e morreríamos. Mas, graças a Deus, através da justificação, hoje podemos estar diante Dele, hoje temos por meio de Jesus Cristo, a paz com Deus. Não temos mais medo da ira de Deus, porque a sua Justiça, que é Cristo, está sobre nós. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Romanos 5:17.
Assim, na verdade, a justificação inclui todos esses pensamento. Nós somos justificados como se nunca tivéssemos pecado; isto é, todos os nossos pecados são perdoados. Mas eles não apenas são perdoados, Sào também esquecidos. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:25. Nós pecamos, mas agora tudo foi perdoado e esquecido. Deus perdoou, portanto nós fomos justificados.Fomos reconciliados com Deus; já não somos mais seus inimigos. Deus nos recebeu, nos aceitou no Seu Filho Amado e agora podemos estar diante dele. Isto é Justificação. Como somos justificados? Essa pergunta é antiga. Em Jó 25:4 lemos: Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher? E também em Jó 9:2 Na verdade, sei que assim é; porque, como pode o homem ser justo para com Deus? O homem que é injusto, pecador, como pode tornar-se justo diante de Deus? Deus é um Deus justo, como pode Ele justificar pessoas injusté que Deus ? A verdade é que Deus ama os pecadores, contudo odeia o pecado. Deus ama ao mundo a tal ponto que deu Seu filho unigênito ao mundo. Seu filho Jesus Cristo, veio a este mundo como um homem, Jesus, e tomou sobre Si nossos pecados e morreu na cruz como nosso substituto. Ele derramou seu sangue pelos nossos pecados e Seu sangue satisfaz a justiça e a retidão de Deus. O Seu sangue purifica o nosso coração da má conciência e é por esse motivo que hoje somos justificados perante Deus. muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hebreus 9:14. Ou seja, somos justificados, mas não por nós mesmos.
Muitas vezes tentamos justificar a nós mesmos, mas nada do que fazemos adianta, nós não somos justificados. Ë Deus quem tem que nos justifocar. Ele nos justifica através do sangue do Seu próprio Filho Amado e, porque o sangue é derramado, os pecados são perdoados. Hebreus 9:2 nos diz: Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão. Dessa forma Deus pode de maneira justa justificar-nos. A justiça de Deus vem a nós. 2Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Queridos irmãos, como nos tornamos justos diante de Deus? Hoje Deus olha para nós e diz: “Eu não vejo iniquinade em vocês”. Lembram-se da história de AntigoTestamento como Balão, o profeta gentio, tentou amaldiçoar os filhos de Israel, mas Deus transformou a maldição em benção e disse. Deuteronomio 23:5 Porém o SENHOR, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; antes, trocou em bênção a maldição, porquanto o SENHOR, teu Deus, te amava. O mesmo acontece conosco. Deus disse “Nào vejo pecado neles.” Nós somos justificados em Cristo Jesus. Deus não vê pecado em nós. Ao contrário, Ele nos vê como justos, Através de Seu filho Jesus Cristo. Como isso é possível? Como a justiça de Deus chegou até a mim? Romanos 5:18-20 responde. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.
Podemos exemplificar desta maneira. O homem nasce com o pecado. Ele pecou em Adão. Mas cada indivíduo também tem seu próprio pecado. E ambas as modalidades o condenam. Romanos 2;6 ...que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. O pecado de Adão é a raiz: os pecados da humanidade são os ramos; e os pecados individuais são os frutos. A sentença do jugamento recai sobre a árvore inteira, e não apenas sobre uma parte da mesma, a realidade de tudo quanto uma árvore é se origina de suas raízes. Uma árvore entretanto, é bem mais que apenas as suas raízes; pois consiste de um longo tronco que se eleva da superfície do chão. Também inclui até mesmo seus frutos. Ora, outro tanto sucede no caso do pecado. A raiz é o pecado de Adão, e o juízo divino foi pronunciado contra a raíz. Mateus 3:10 Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Mas o pecado também desenvolveu o seu tronco, visível para todos, o que representa o princípio do pecado, que opera neste mundo. Finalmente, o pecado tem os seus frutos, o que significa os atos individuais de todos os homens. Ora, tais atos também produzem o julgamento. Portanto para dizermos toda a verdade, o pronunciamento original do julgamento foi contra a transgressão de Adão, do qual julgamento todos os homens são apresentados como participantes, não podemos portanto limitar o julgamento divino, apenas ao pronunciamento do pecado de Adão,porém, como esse pecado veio fazer parte da natureza de todos os homens, todos serão julgados e são considerados culpados.
Irmãos, a justiça de Jesus Cristo não nos justifica; a justiça de Cristo O qualifica para ser nosso substituto porque Ele é sem pecado. Em João 16:10 está escrito: ...da justiça porque vou para o Pai. Quando o Espírito Santo viesse, Ele condenaria o mundo. Mas o que significa isso? Porque nos condenaria? É porque Jesus é o único que pode retornar para Deus.Ele é o único que pode estar diante de Deus; Ele é aquele único justo a quem Deus pode aceitar. Portanto por Ele ter ido ao Pai, está provado que a Sua justiça é perfeita. Se Ele não fosse justo, Ele não poderia ser nosso substituto; Ele teria que morrer por causa de Seu próprio pecado. Mas, graças a Deus, Ele é totalmente justo e pôde ser feito pecado por nós de modo que a justiça de Deus pudesse vir sobre nós. A justiça de Cristo O qualifica para ser nosso Salvador, nosso substituto. Nós nos tornamos justos porque Deus nos deu Seu Filho Amado, Cristo Jesus. Ele se tornou a nossa justiça. Em 1 Coríntios.1:30 lemos: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção... Deus fez Cristo nossa justiça. Isto não significa que a Sua justiça é concedida a nós, mas que Deus nos dá o Seu Filho, Cristo, e nós somos revestidos com Cristo. É na união com Cristo que nos tornamos justos. Hoje, quando estamos diante de Deus, Ele não vê a nós, mas Cristo, porque nós estamos estamos revestidos com Cristo. Este é o modo pelo qual somos justificados, é desta maneira que nos tornamos justos. Nós não mudamos. Ele não nos deu simplesmente alguns de Seus méritos, mas Ele nos revestiu consigo mesmo. Hoje estamos unidos com Cristo. Portanto, quando estamos diante de Deus, Ele não vê você e a mim; Deus vê Seu Filho Amado e diz: Você é justificado como se nunca tivesse cometido pecado; você é aceito; há paz. Justificação ou justiça não é um ensino, uma doutrina, um método, uma fórmula ou técnica. É uma Pessoa e esta Pessoa é Jesus Cristo. Quando você tem Jesus Cristo, voce é justificado. Amém.
Carlos Roberto da Silva

Nenhum comentário: