"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AS TRÊS TENTAÇÕES DE CRISTO

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4:15.
Na tentação do Senhor, Ele foi conduzido até o deserto para ser tentado pelo diabo. Ele jejuou por quarenta dias e quarenta noites e, então, o inimigo veio até Ele. Isso não significa que esta foi a primeira vez que o diabo veio tentar o nosso Senhor. Na verdade, durante os Seus anos escondidos, Ele deve ter sido tentado em todo o tempo pelo diabo e, durante aqueles quarenta dias e quarenta noites de jejum, Ele também deve ter sido tentado continuamente pelo inimigo. Mas, ao fim de quarenta dias e quarenta noites, são registradas três tentações, as quais compreendem todas pelas quais o homem poderá sempre ser tentado. João as interpreta para nós em sua carta. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 João 2:16. Essas três tentações são típicas de todas as tentações pelas quais sempre seremos tentados. Ou, colocando em outras palavras, essas três tentações ilustram princípios básicos da vida. A primeira tentação ilustra o principio de sobrevivência; a segunda tentação ilustra o principio da fé e a terceira tentação ilustra o principio da adoração. Sabemos que esses três aspectos são princípios fundamentais da nossa vida cristã. Vamos analisar inicialmente o principio de sobrevivência. Claro que o Nosso Senhor estava faminto após quarenta dias e quarenta noites sem comer. Mas, após esse tempo Jesus ficou faminto. É natural sentir fome e é legítimo se alimentar. Vamos lembrar que o alimento foi o primeiro problema da vida no jardim do Éden. Deus realmente providenciou todas as árvores frutíferas no jardim do Éden e os seus frutos eram bons para comer. Deus deu a Adão um apetite e Ele criou todas aquelas árvores para suprir aquele apetite. Mas, no centro do jardim, Deus plantou a árvore da vida. Em outras palavras, Deus estava tentando dizer ao homem que a vida humana não era apenas física. Entendamos que a satisfação da necessidade física não é o propósito da vida. Há algo além para o homem que é uma vida espiritual. Se Adão tivesse comido da árvore da vida, ele poderia ter recebido da vida de Deus e sua vida espiritual ter se iniciado, e isto teria completado sua varonilidade. Mas o casal optou por comer do fruto que Deus havia proibido. Isso ocorreu a fim de que desenvolvesse a vida de suas almas, para satisfazerem a si mesmos e serem independentes de Deus. Conseqüentemente, caíram em pecado e morte. Gênesis 3:6-7a. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus.
Irmãos queridos, qual é o principio da vida? Vivemos apenas de pão? Ou vivemos de toda a Palavra que sai da boca de Deus? Vivemos somente para o nosso bem-estar físico? Vivemos apenas para nós mesmos, para nos desenvolver? Vivemos para ser tão independentes que nos tornamos como Deus, de tal modo que não necessitamos mais de Deus, como o tentador disse a Jesus? Ou vivemos uma vida espiritual e uma vida para Deus e Sua glória? As pessoas deste mundo vivem somente de pão porque não possuem vida espiritual para viver. É por isso que elas perguntam: “O que comeremos? O que beberemos? Com o que nos vestiremos?” Isto é tudo o que as nações estão procurando e isto é tudo o que elas possuem. Mas nós, que somos do Senhor, temos uma vida espiritual para viver. Não somos como o mundo e por isso não podemos viver uma vida como as pessoas deste mundo vivem. Não vivemos por nós mesmos, porque um dia Cristo nos atraiu a Si naquela cruz para nos fazer morrer nEle e, assim viver uma vida de ressurreição. Não existe meio termo: ou somos do Senhor, ou vivemos para nós mesmos. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15. As pessoas do mundo não têm o Pai celestial, portanto, elas têm de ter cuidado de si mesmas. Mas aqueles que foram comprados com o precioso sangue de Cristo não são órfãos. Nós temos nosso Pai celestial, um Pai que cuida. Por conseguinte, não viveremos de pão somente. Vamos viver de toda a Palavra que procede da boca de Deus. Ouçamos a Ele, tenhamos comunhão com Ele, ouçamos dEle e obedeçamos a Ele. Se buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, todas essas coisas como comer, beber e nos vestir, nos serão acrescentadas. Nosso Senhor Jesus nos avisou: Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Lucas 21:34. Agora vamos analisar a segunda tentação pela qual Nosso Senhor Jesus passou. Nesta segunda tentação, satanás levou Jesus para o pináculo do templo. Muito provavelmente, aquele pináculo do templo era o ponto mais alto em toda aquela área. Era um lugar tão elevado que a sua altura era correspondente a, aproximadamente, cem metros. Satanás levou o Senhor Jesus até este alto ponto e disse: “Atira-te abaixo”. Por que o diabo tentou o Senhor a fazer aquilo? Se o Senhor Jesus tivesse se atirado daquele mais alto ponto, todas aquelas pessoas que estavam indo adorar o Senhor O veriam descendo como se fosse do céu e O aclamariam de uma só vez como o Messias. Em outras palavras, Ele não teria a necessidade de passar pela cruz e teria tido para Si o reino. Mas graças ao Senhor, Ele veio para morrer. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24.
O inimigo procurou tentar o nosso Senhor Jesus a obter o reino sem a cruz, contornar a cruz. A vontade do Pai era que Ele passasse pela cruz, mas o inimigo sempre tentou fazer com que Jesus não passasse por ela. Respondam com sinceridade: não é verdade que isso é o mesmo que acontece conosco hoje? Como tentamos e somos tentados a evitar a cruz! O diabo cochicha em nossos ouvidos assim: “Você não precisa sofrer nem tomar a cruz. Você pode ver o reino sem a cruz”. Quantas vezes nós aceitamos sua palavra, nos tornamos presunçosos e tentamos ao Senhor. Mas, lembrem-se, o caminho para o reino é por meio da cruz. Esta é a vontade do Pai. Foi Jesus quem disse: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.
Agora analisar a terceira e última tentação do Senhor Jesus que está relacionada ao principio da adoração. Depois que satanás levou Jesus a um monte muito elevado ele disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:9. Realmente este é o ponto crucial de todas as tentações. Em outras palavras, satanás, desta vez, veio de um modo tão direto porque isto é o que ele tem tentado obter: adoração. A adoração é o principal assunto no Universo. Quem deverá ser adorado? Deus é o único que deve ser adorado porque Ele é o único que é digno de ser adorado. Que é adoração? Adoração é colocar Deus em Seu próprio lugar e nos colocar no nosso. Satanás rebelou-se contra Deus. Ele desejou ter adoração à parte de Deus para si mesmo. É verdade que ele é chamado príncipe ou governante desse mundo. Quando o diabo disse que daria tudo a Cristo se Jesus se prostrasse e o adorasse, tudo indica que ele estava disposto de desistir de todos os reinos e todas as suas riquezas a fim de obter adoração. Mas qual foi a resposta do nosso Senhor? Mateus 4:10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
A quem você ama? O que você ama? Se você ama o mundo, então, o amor do Pai não está em você. Adoração vem do amor. Se você amar o mundo, então você adora a Mamom. O Senhor Jesus disse em Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Se o seu coração estiver em Deus, o seu coração adora a Deus. De nenhuma maneira pense que amar o mundo não é tão sério assim. É algo sério porque quando amamos o mundo o amor do Pai não está em nós e o resultado é que adoraremos a Mamom em vez de adorar a Deus. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Mateus 22:37. Quando agimos assim, seremos livres da tentação de adorarmos a pessoa errada. Queridos, Jesus foi tentado e venceu e Ele é nossa vitória, mas o diabo vai voltar para nos tentar novamente. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. Lucas 4:13. Vigiemos. Amém.
Graça e paz.

Nenhum comentário: