"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 15 de janeiro de 2011

ESTAMOS EM CRISTO E CRISTO EM NÓS

Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. João 15:4a.
Por um lado, estamos em Cristo, por outro, Cristo está em nós. Em outras palavras, há dois aspectos de Deus, unindo-nos a Cristo. Não podemos confundir a ordem destas duas uniões. Primeiramente estamos em Cristo, e então Cristo está em nós. Estarmos em Cristo está relacionado aos fatos que estão em Cristo, enquanto Cristo estar em nós está relacionado à vida de Cristo. Em outras palavras, estarmos em Cristo toca a obra de Cristo, enquanto Cristo estar em nós toca a vida de Cristo. Quando estamos em Cristo, todos os fatos que estão em Cristo se tornam nossos. Quando Cristo está em nós, todo o poder que está em Cristo se torna nosso. Quando estamos em Cristo, tudo o que Cristo cumpriu se torna nosso. Quando Cristo está em nós, tudo o que Cristo pode cumprir se torna nosso. Quando estamos em Cristo, recebemos tudo o que Cristo cumpriu. Quando Cristo está em nós, recebemos tudo o que Cristo é hoje. Quando estamos em Cristo, todas as obras que Cristo cumpriu no passado tornam-se nossas. Quando Cristo está em nós, tudo o que Cristo é e pode fazer hoje é nosso.
Seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus. 1 Coríntios 3:22b-23.
Irmãos percebam que todas as provisões de Deus em Cristo são nossa herança. Se apenas soubermos que estamos em Cristo, mas não soubermos que Cristo está em nós, seremos fracos e vazios, e tudo será teórico. Quando vemos estes dois aspectos da nossa herança, isso nos proporciona um rico desfrute no Senhor. Todos os assuntos relacionados à vida e piedade, santidade e justiça, e todas as coisas pertencentes a esta era e à vindoura estão incluídas nestas duas frases: “nós em Cristo” e “Cristo em nós”. Esses dois aspectos da graça são o desfrute do Cristão.
Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 1:14.
Antes de termos Cristo como nossa vida, estávamos atolados na lama. Se fossemos abandonados à nossa própria sorte, ficaríamos na lama para sempre. Para dar-nos uma nova posição, Deus em Cristo, tirou-nos da lama e colocou nossos pés sobre a Rocha. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. Salmos 40:2. A obra da cruz nos libertou do pecado e do império das trevas. A cruz fez sua obra em nós, e sob o trabalho demolidor de Deus, vimos que não somente a nossa conduta estava errada, mas a nossa pessoa também estava errada. Por isso a nossa morte com Cristo era necessária. O homem que peca tem que morrer.
Porquanto quem morreu, justificado está do pecado. Romanos 6:7.
A única maneira para se tratar com o homem pecador é levá-lo à morte. Mas isso não é tudo. Junto com a morte, precisamos de uma nova vida. Precisamos morrer como também precisamos ressuscitar. A partir desse ponto, temos uma nova posição e nada mais temos com a velha posição. Deixa-me simplificar: como pecadores temos três necessidades: morte, ressurreição e ascensão. Com morte, ressurreição e ascensão tudo o que temos em Adão é terminado e podemos ter um novo começo em Cristo.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.
Vejam a tamanha importância de estar em Cristo! Isso significa que a obra de Deus nos colocou em Cristo. Deus colocou os cristãos dentro de Cristo Jesus. Quando fomos colocados dentro de Cristo Jesus, as experiências de Cristo tornaram-se nossas experiências. Nossa co-morte, co-ressurreição e co-ascensão com Cristo não são coisas que temos de realizar, mas são coisas que Deus cumpriu em Cristo. Colocando-nos dentro de Cristo, Deus nos fez participantes das experiências de Cristo, e tudo o que temos de fazer é receber e desfrutar isso. Muitos vivem uma vida de derrota porque acham que a crucificação é uma experiência que precisam alcançar. Mas de acordo com a Palavra do Senhor, isso não existe. Deus consumou tudo em Cristo. Tudo o que precisamos fazer é receber. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. João 1:12. Evidentemente, isso depende do quanto se tem visto. Alguns tomam a crucificação como uma doutrina, e só a entendem como doutrina e ensinamento. Isso é infrutífero. Precisamos ter a revelação e a visão interior para ver que estamos em Cristo, para que possamos desfrutar o fato de nossa crucificação com Cristo. Deus fez tudo em Cristo. Quando estamos em Cristo, tudo o que é feito em Cristo é feito em nós. É por isso que esse texto é tão precioso: 1 Coríntios 1:30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Deus fez Cristo nossa justiça, nossa santificação e nossa redenção. A justiça, originalmente, era uma coisa, mas a justiça que Deus nos dá não é uma coisa, e, sim, uma Pessoa. É o Senhor Jesus dentro de nós, tornando-se nossa justiça. Ele é a nossa justiça. A santificação, originalmente, era uma condição, mas a santificação que Deus nos dá não é uma condição, e, sim, uma Pessoa. É o Senhor Jesus dentro de nós, tornando-se nossa santificação; Ele é a nossa santificação. A redenção, originalmente, era uma esperança, mas a redenção que Deus nos dá não é uma esperança, e, sim, uma Pessoa. É Cristo dentro de nós, tornando-se nossa esperança da glória.
Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:27.
A vida diária de um cristão é uma vida de desfrutar Cristo e receber mais e mais de Cristo. Por um lado, permanecemos em Cristo, sabendo que tudo o que Cristo realizou é nosso. Por outro lado, enquanto vivemos nesta terra, dia após dia Cristo se torna tudo o que precisamos. Cristo é, Ele próprio, esse tudo. Nossa santificação, nossa paciência é exatamente Cristo, e nossa humildade, mansidão e bondade são exatamente Cristo. Alegria não é quando estamos alegres. Alegria é Cristo vivendo em nós e sendo expresso como alegria. Mansidão não é uma aparência simulada de fragilidade diante dos outros. É Cristo vivendo em nós e sendo expresso como mansidão. Nossa alegria, nossa mansidão etc, são todas o próprio Cristo. Essas são as expressões de Cristo. Isso é o que torna os cristãos tão especiais. Nós temos uma Vida dentro de nós, e essa Vida é exatamente o próprio Cristo. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:4. Deus colocou Seu Filho dentro de nós, para que o próprio Cristo viva espontaneamente em nós em todas as circunstâncias. Quando somos tentados pela ansiedade, essa Vida se manifesta como paciência. Quando somos tentados pelo orgulho, essa Vida se manifesta como humildade. Quando somos tentados pela teimosia, essa Vida se manifesta com mansidão. Quando somos tentados pela impureza, essa Vida se manifesta com santidade. Irmãos, não é uma questão do nosso agir, mas uma questão de Cristo viver. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Gálatas 2:20a. Quando cremos nessa verdade o nosso problema está resolvido. Hoje somos um com o Senhor. Tudo o que Deus fez nEle, fez em nós também, porque estamos nEle. Quando Ele morreu, nós morremos. Quando Ele ressuscitou, nós ressuscitamos. Quando Ele ascendeu, nós ascendemos. Daquele dia até agora, nós não podemos negar esse fato. Isso tornou-se a nossa herança. Estarmos em Cristo é uma herança. Tudo o que temos de fazer é receber e desfrutar isso. Muitos ainda não têm esta visão e por isso não recebem e não desfrutam isso. Muitos continuam a reprimir e a esforçar-se para encontrar seu próprio caminho. Contudo, apesar de seus contínuos esforços, eles descobrem que ainda não morreram e que suas esperanças ainda não se acabaram. Na verdade, o ego que nós não conseguimos mudar e o velho homem que tentamos remover, já foi crucificado na cruz pelo Senhor! Porque estamos em Cristo, estamos crucificados com Cristo. Porque Deus ressuscitou ao Senhor dentre os mortos, agora Ele pode viver a sua Vida em nós. A vida de Cristo em nós é uma vida vitoriosa, por isso somos vitoriosos quando permanecemos nEle e Ele em nós. Não temos que buscar a vitória, pois a vitória veio até nós em Cristo Jesus. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57. Amém.


QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO EM CRISTO JESUS - GRAÇA E PAZ.

2 comentários:

IsabelaFernandes disse...

Olá. Amém. E eu quero agradecer a sua visita e o elogio, já estou seguindo seu blog...e smp que eu puder vou atualizar sim , fique na paz!

Comunidade de Grossos Mensagem da Cruz disse...

Amém irmão pelas mensagens que Deus tem colocado no coração do irmão, uma benção o estudo: ESTAMOS EM cRISTO E CRISTO EM NÓS.

DEUS TEM LEVANTADO PROFETAS NESTA NAÇÃO AMÉM.

ALAN JACINTO