"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 4 de setembro de 2011

A FÉ NÃO ACEITA IMPOSSIBILIDADES

Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. Mateus 17:20b.

Calebe foi um dos espias que Moisés; por mandamento de Deus, enviou a Canaã para descobrir as riquezas da terra, e as possibilidades de conquistá-la. Quando voltaram, tinham consigo provas dos frutos da terra; entre outras, um galho com um cacho de uvas tão grande, que era levado sobre uma vara por dois homens. Todos testificaram da riqueza da terra espiada. Mas seria possível conquistá-la? Esta era a pergunta. A maioria dos espias consideraram que era impossível. A posição da terra, suas fortificações e as características da sua população eram tais, que a missão de conquista seria muito difícil, sim, talvez impossível. Quando pensavam nas dificuldades, parecia que para eles era completamente impossível a conquista de Canaã. Vejam o que eles disseram: O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Números 13:28.
Calebe, filho de Jefoné, e Josué, foram os únicos que realmente creram em Deus pela conquista de Canaã. Quando o povo deu provas de murmuração contra Moisés, Calebe disse:
Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30b.
Mas os filhos de Israel escutaram mais aos que duvidavam do que aos homens de fé. Não tinham a coragem necessária para atacar os anaquins. Leiamos Números 13:31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E assim começaram a falar mal daquela terra entre o povo.
E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. Números 13:32-33.
A natureza da incredulidade e da dúvida é de tal maneira desanimadora, que não pode ver outra coisa senão a impossibilidade. Mas Calebe foi um homem de fé. Isto ele mostrou mais tarde também na sua vida, quando, apesar de octogenário, teve de ajudar os jovens do povo a conquistar, a tomar a terra prometida. Está escrito que quando as heranças das tribos de Israel foram repartidas, Calebe se apresentou diante de Josué, o juiz do povo, e disse:
Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Josué 14:11.
Calebe e Josué eram dois homens de fé. Eram da geração que viveu no deserto, os únicos que puderam entrar na terra prometida. Todos os outros pereceram no deserto. Oitenta e cinco anos tinha ele, quando chegou ali ainda forte na fé e no físico. Sobre a sua força física diz que ainda se sentia tão forte como era naquele dia quando foi enviado por Moisés para espiar a terra. Naturalmente que a sua fé sadia também tinha guardado sadio o seu corpo. Pois existe esta conexão: a fé em Deus é uma fonte de saúde, não só para a alma, mas também para o corpo. Também Calebe, certamente se sentia mais forte fisicamente à medida que confiava nas promessas de Deus. Irmãos vamos ler em Hebreus 6:11-12 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. O que eu mais noto no exemplo de Calebe é que a fé não se limita ao que vemos com os nossos olhos. A fé tem outra base para a sua avaliação, além das coisas exteriores, que são momentâneas e humanas. Como é comum as pessoas escolherem em primeiro lugar o que tem aparência! Mas a fé não faz assim. Ela se dirige ao que é invisível e divino. É por isso que devemos andar por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos. A fé é humilde. Sobre os humildes está escrito que Deus os guia no caminho certo. Ele os dirige ainda que não o entendam, para a escolha certa. Assim será sempre a nossa Canaã, a terra da nossa salvação. Mas não deves desejar que seja diferente. Não é a terra que deve ser transformada, mas és tu mesmo. Se receberdes visão espiritual, acharás que esta terra, aparentemente estéril, é cheia de riquezas insondáveis, glória e maravilhas. Ou talvez queiras ficar na terra gorda mundana do Egito ou na Mesopotâmia aflitiva dos teus pecados? Nenhuma terra de Gosén e nenhuma Babilônia; ainda que tenha ricas colheitas de grãos, te fará feliz, até que a tua situação com Deus seja aclarada. Irmãos, nós não temos mais nada com este mundo quando cremos no Senhor Jesus Cristo. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14. A incredulidade raciocina assim: “como é estéril a vida dos cristãos, em comparação com os que vivem no mundo! Olha no incrédulo e verás como a sua vida sempre é melhor que a vida do que vive para Deus!” Assim diz a incredulidade. Mas é uma opinião somente superficial. Pessoas de vista curta fazem assim os seus prognósticos. Acham que os incrédulos vivem sem aflições, e possuem uma vida material satisfatória, com riqueza e bênçãos terrenais.
Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas. Salmos 73:12.
Tenho observado uma coisa especial nas Escrituras, e é que o Espírito Santo, uma vez após outra, indica que nos últimos tempos a fé será provada de uma maneira como nunca antes. Paulo escrevendo ao seu pupilo disse Timóteo:
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios. 1 Timóteo 4:1.
Por que ataca o inimigo especialmente a fé? Parece que há tantos outros pontos que poderiam ser atacados de preferência. Mas a explicação é simples. O caso é que a fé é a parte central de toda a vida piedosa. Se o inimigo consegue arruinar a fé de alguém, tem todas as possibilidades de destruir a sua vida espiritual. A fé é para a vida piedosa o mesmo que as raízes para uma árvore. Se quisermos matar uma árvore, não podemos fazer melhor que destruir o seu sistema de raízes. Fé viva é uma condição para todo trabalho espiritual. Ninguém pode ser ardente no espírito, se a sua fé em Deus foi atingida. Sem fé em Deus é impossível ter zelo pela sua obra e pela salvação de almas. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8. Se uma alma é ferida na sua fé em Deus e nas verdades divinas, então Satanás ganhou o jogo. A pessoa talvez ainda tenha uma confissão exterior visível, e continue como membro de uma igreja, apresentando um zelo falso pela salvação de almas, mas, na realidade, tal pessoa está morta. Da mesma maneira que a igreja de Sardes, que tinha o nome de que vivia, mas estava morta, essa pessoa perderá toda a verdadeira vida em Deus. A fé deve nos conduzir a sermos perseverantes, ou seja, a andar na Verdade. Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele. Colossenses 2:6. Costuma-se falar de fé cega. Mas o que crê em Deus tem os seus olhos abertos para ver e compreender o que de outra forma jamais compreenderia. A fé ilumina o entendimento para que a alma possa ver claramente o que os incrédulos de nenhuma maneira podem entender. Calebe e Josué tinham resolvido confiar em Deus, custasse o que custasse. Eles são uma prova de que é possível sair do Egito, passar pelo deserto, vencendo todas as tentações e provas e finalmente entrar na Terra prometida. Em todos os tempos, Deus tem tido homens que têm confiado na sua Palavra e nas suas promessas. Também no nosso tempo, que se caracteriza por incredulidade, dúvidas e falsas doutrinas, Deus têm as suas testemunhas. Ninguém poderá dizer que é impossível viver uma vida de fé em tempos escuros e agitados como agora. Deus tem sempre levantado um Josué aqui, um Calebe ali, que mostram que as promessas de Deus ainda permanecem, embora sejam poucos os que crêem. Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Hebreus 10:38. Amém.
DEUS TE ABENÇOE QUERIDO(A) IRMÃO(A), GRAÇA E PAZ!

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente estudo. Aqueles homens ligaram-se nas aparências dos homens gigantes e diminiuram-se como gafanhotos. Josué e Calebe ligaram-se na fé (no que não viam) e criam que aconteceria. Hoje, muitos ligam-se pelas aparencias do que o homem faz (imagens, vídeoimagens, etc), causando, por vezes, até comoção. O que vale é a fé. Esta, não podemos perder, jamais.

Intercessão e oração disse...

UM DOMINGO ABENÇOADO NA PAZ DO SENHOR..."NÃO TEMAS O SENHOR É CONTIGO POR ONDE QUER QUE FORES."

BENÇÃOS DO SENHOR P/ VC!! (ADRIANA E PB.WALSKY)
http://intercessaoeoracao.blogspot.com

Ana Beatriz Siqueira Bittencourt disse...

Graça e paz irmãos, tudo bem sim e vocês ? Parabéns pela postagem, que o nosso Senhor continue te abençoando e capacitando. Obrigada pela visita ao blog, te espero lá mais vezes. Seguindo ! "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (II Coríntios 3:5)