"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 30 de outubro de 2011

A UNÇÃO DO ESPÍRITO


E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1 João 2:20.
Na língua original, a palavra “conhecimento” significa: “conheceis todas as coisas”. Aqueles que possuem a unção que vem do Santo são cristãos. Qual é a marca de um cristão? Nós somos ungidos e temos a unção daquele que é santo. O Espírito Santo trabalha em nosso espírito, de forma que a unção é uma obra específica de Deus. Quando você crê em sua inclusão no Corpo de Cristo, você morre para o pecado, ou seja, o pecado é removido e, uma vez que ele foi removido, você recebe a unção e, com essa unção, conhecerá, saberá todas as coisas. Apenas o espírito do homem conhece todas as coisas do homem. Isso é intuição, é reflexo da vida de Cristo. Quando recebemos o Espírito Santo, quando ele vem habitar em nosso espírito, recebemos a unção. Esse é o resultado da operação do Espírito Santo e a Bíblia chama isso de unção. Aquele que recebe a unção tem entendimento espiritual e saberá todas as coisas. Isso é maravilhoso irmãos!
Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. 1 João 2:27.
O verdadeiro filho de Deus conhece todas as coisas, os cristãos conhecem todas as coisas porque receberam a unção e, com essa unção, com a operação do Espírito Santo, com a comunhão do Espírito Santo, agora podem conhecer todas as coisas. Será que devemos casar com aquela pessoa? Será que devo assumir aquele emprego? Será que devo continuar a estudar? Não me pergunte se o cristão pode fazer isto ou aquilo, se o cristão pode ir ao teatro ou não, se pode ir ao cinema ou não. Assim agiam as pessoas no Antigo Testamento! Naquela época, tinha todo tipo de lei. No novo Testamento não existe lei exterior, a lei está dentro de nós, ela foi inscrita em nossos corações conforme diz
Hebreus 8:10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Irmãos, de acordo com a palavra de Deus, os filhos de Deus sabem todas as coisas! A palavra em 1 João é uma continuação do Evangelho de João, caso contrário, teríamos problemas, poderíamos interpretar de forma equivocada. Vamos ler então
João 14:26 Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
A unção interior nos ensina todas as coisas. Por que? Porque o Espírito Santo é responsável por nosso ensino. Ele ensina e nós sabemos. Esse conhecimento é do nosso espírito, e o ensinamento vem do Espírito Santo. Essa obra é chamada de unção. Quando recebemos a unção, conhecemos, saberemos todas as coisas simplesmente porque o Espírito Santo nos ensina em nosso espírito. A unção do Espírito não só ensina, mas é também transformar todo ensino em realidade espiritual para nós. Vejam que segredo maravilhoso: O Espírito Santo transforma uma verdade da palavra de Deus em experiência para nós! Só ele pode fazer isto irmãos. Vejam que precioso texto que encontramos em
1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Muitas vezes o nosso conceito de ser salvo era ter nossos pecados perdoados, ou então de ser libertados do inferno e ir para o céu. Isso era tudo o que nós pensávamos a respeito da salvação. Talvez você esteja satisfeito com isso, mas Deus não está satisfeito. Pois quando Ele nos chamou, ele nos chamou de acordo com Sua glória e virtude. Por isso que o nosso chamamento não é um chamamento pequeno. O nosso chamamento não é apenas para satisfazer os nossos pequenos desejos. Irmãos, o nosso chamamento é de acordo com o que Deus é, porque isso é o que a glória é. Pecar é vergonhoso, ir para o inferno é vergonhoso, ir para o céu é glória. Mas isto é somente um pouquinho de glória. Irmãos, o desejo do nosso Pai é nos glorificar, e nos glorificar é nos transformar e nos conformar a imagem de Seu Filho Jesus Cristo.
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.
É a partir deste fato que a Sua glória vai se manifestar e brilhar neste mundo em trevas. Ele nos chama pela sua virtude, isto é o mesmo que dizer pelo Seu caráter. Quando nós fomos salvos da morte para a vida, do inferno para o céu, isso nos satisfaz, mas não satisfaz o caráter de Deus. O caráter de Deus é tão alto, tão nobre, tão celestial. Deus não vai parar de trabalhar em nós enquanto o Seu caráter não for formado em nós completamente. É por isso que Ele fez muitas coisas em nós. Quando cremos no Senhor, descobrimos que Seu Espírito veio habitar em nosso espírito. Agora essa vida precisar crescer e viver. Qual é o significado da vida se ela não vive? Você sabe por que Deus lhe deu a vida eterna? É para ser vivida em comunhão com os irmãos aqui e agora e também para vivermos em plena comunhão com a Trindade santa.
O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 1 João 1:3.
Como a vida de Cristo em nós crescerá? Quem tomará conta desta vida? É aqui que entra o Espírito Santo. Você sabe que todo aquele que crê no Senhor Jesus não somente tem um novo espírito, mas no novo espírito se tem vida e com esta vida você tem o Espírito Santo morando para sempre em você. Se você não tem o Espírito santo, você não pertence ao Senhor. Mas graças a Deus que temos, pois Ele nos abriu os olhos para crer em Sua palavra e quando cremos temos vida de Cristo em nós.
João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
A unção do Espírito está em nós com uma finalidade; garantir que a vida de Cristo que está em nós possa crescer, seja amadurecida e se torne vencedora. Este é o ministério do Espírito Santo. Estamos vivendo uma época na cristandade onde as pessoas não apreciam a Pessoa do Espírito Santo. Ele é tão dócil, tão cavalheiro, tão paciente em nos ensinar, tão manso! Hoje as pessoas buscam poder, buscam dons, mas infelizmente elas negligenciam a Pessoa do Espírito Santo. A Pessoa do Espírito Santo é Deus e está em cada um de nós e é a Sua responsabilidade, a Sua tarefa garantir que a vida de Cristo viva e se manifeste em nós. Ele é responsável pelo crescimento da vida de Cristo em nós, mas temos que responder a Sua direção, caso não correspondamos, não haverá direção e nem crescimento. O Espírito Santo é o único que pode transformar o que é nossa verdade objetiva em uma experiência subjetiva.
2 Coríntios 5:14-15 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
O Espírito Santo toma o que Cristo fez a dois mil anos atrás e torna isso vivo, real e operante em nós hoje. É por isso que a Bíblia diz que devemos obedecer ao Espírito Santo. O instrumento que o Espírito Santo usará para realizar aquela transferência, para fazer a transformação é a cruz. Está é a razão porque encontramos na palavra de Deus que o nosso chamamento é:
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.
Quando nos negamos a nós mesmos, estamos dizendo ao Pai que somos seus filhos que estamos à sua disposição. Quando chegamos a este nível de entrega, podemos assim ser guiados pelo Espírito Santo, pois somos filhos de Deus. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:14. Amém.
DEUS TE ABENÇOE QUERIDO IRMÃO (A) - DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Um comentário:

António Ja Batalha disse...

Que sua voz seja como trombeta, para proclamar a glória de Deus, e suas palavras sejam doces aos ouvidos de quem ouve, e sua vida seja caminhos trilhados na companhia de Jesus.
Um abraço.