"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 31 de março de 2012

O NOSSO CONSOLADOR

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14:16.
Irmãos, sem dúvida, a mente da Igreja está sendo instruída e o seu coração está sendo preparado, como nunca, para conhecer a maior promessa tanto para ela como para o mundo: habitação, o ministério e a cooperação do bendito Espírito Santo. Podemos crer que se respondermos a verdade do Pai, reveladas pelo Espírito Santo, Ele mesmo irá trabalhar em nossa mente e em nosso espírito. Haverá tão grande avivamento da mais pura realidade espiritual da vida de Cristo em nós. Hoje o Consolador poderá trabalhar livremente em cada um daquele que creu em sua inclusão na morte e ressurreição de Cristo. O nosso pecado foi removido quando nosso Senhor morreu na cruz, porque nós morremos com Ele. Então, o Espírito Santo primeiro precisa tornar isso real para cada um de nós. Não podemos ter dúvidas de que morremos com o Senhor.
Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus Colossenses 3:3.
Afirmar que estamos vivendo uma crise aguda, agônica, endêmica e sistêmica, não provoca mais impacto nos filhos de Deus. Por quê? Porque nós temos a solução para todos os nossos problemas: Cristo! E, além disso, temos uma resposta para o mundo, que não é um sistema, um credo, uma igreja; nossa resposta é o Cristo vivo, que foi morto, mas vive eternamente e possui as chaves para destrancar toda perplexidade, todos os problemas, todos os fracassos. Amada igreja em nossos dias está claro que Deus, na Pessoa de Cristo, é a única resposta divina. Em Cristo está o sim e o amém de Deus, o Alfa e o Ômega, a vista para os cegos, a cura para os paralíticos, a purificação para os imundos, a vida para os mortos, o Evangelho para os pobres, tristes e desconsolados. Agora podemos ansiar pela graciosa concessão do Espírito Santo, para que Ele nos revele as coisas profundas de Cristo.
1 Coríntios 2:9-10 Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Irmãos nós precisamos aprender que o maior poder não reside em palavras ou metáforas ou rasgos de eloqüência, mas na habitação e no efeito da Palavra revelada pelo Consolador, que é a Sabedoria e o poder de Deus, e que opera em regiões mais íntimas do que essas onde a mente labora em vão. Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, é a suprema resposta à inquietação e angustia dos nossos dias. Mas Ele não pode e não irá revelar-Se a Si mesmo. Jesus dizendo a respeito do ministério do Espírito Santo disse:
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:14.
Está tão claro dentro das Escrituras Sagradas que a revelação de cada Pessoa da Santa Trindade é feita por outra Pessoa da Trindade. O Filho revela o Pai, mas a Sua própria revelação depende do testemunho do Espírito Santo, e embora muitas vezes ela seja dada diretamente, basicamente se dá por meio da igreja. Aquilo que precisamos, então, e aquilo que o mundo está esperando é o Filho de Deus, por meio do testemunho e da radiante beleza do ministério do Espírito Santo, o qual capacita e equipa os santos para ser uma equipe, que formam o santo e místico Corpo de Cristo, a Igreja.
1 Coríntios 12:13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Quando cremos no Senhor Jesus Cristo, o Seu Espírito nos sela efetivamente e com isso somos jogados para dentro da Santa Trindade, para gozarmos de uma perpétua comunhão. Sabemos que é declaração literal das Escrituras que o nosso corpo, ou seja, o corpo dos regenerados é habitação do Espírito Santo. Primeiro porque foi o nosso Senhor quem prometeu quando falava da vinda do Consolador. Leiamos
João 14:17 O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
E essa profecia se cumpriu de tal forma, que depois do dia de Pentecostes se diz que o Espírito de Deus habita em vós. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus? E que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? 1 Coríntios 6:19 (BJ).
Segundo a carta aos Hebreus, Cristo é “a imagem do Deus invisível” e quando esteve entre os homens, na carne, Jesus disse em
João 14:9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Até onde sabemos a única maneira de o Deus desconhecido tornar-Se conhecido, e o Deus invisível tornar-Se visível, era por meio da encarnação. Por isso, depois de Cristo haver retornado ao Pai, e o mundo não podia mais vê-LO, Ele enviou o Espírito Santo para encarnar no Seu corpo místico, a Igreja. Assim como o Pai Se revelou através do Filho, este Se revela pelo Espírito Santo por meio da Igreja. Da mesma maneira que Cristo era a imagem do Deus invisível, a Igreja é destinada a ser a imagem do Cristo invisível; e os Seus membros, quando forem glorificados com Ele, serão a expressa imagem da Sua Pessoa. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29. Um dia quando acordarmos na eternidade seremos semelhantes a Ele:
Salmos 17:15 Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.
Quando Cristo completou a obra da redenção ao morrer na Cruz por nossos pecados, ressuscitou dos mortos para nossa justificação e assumiu Seu lugar à direita de Deus para ser o perpétuo intercessor, aí, então, o Espírito Santo desceu para comunicar à Igreja e para operar nela a obra consumada por Cristo. Em suma, assim como Deus o Filho completa a obra de Deus o Pai para os homens, assim Deus o Espírito Santo torna real aos corações humanos a obra de Deus o Filho. É por isso que o Espírito Santo foi dado para dar testemunho do Filho. Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis. João 15:26-27a. O Espírito Santo foi derramado sobre nós com poder, para testemunharmos a respeito de Cristo e nada mais.
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8.
Quando Cristo estava exercendo o Seu ministério na Terra, o Pai nos remetia a Ele, falando do céu e dizendo:
Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. Marcos 9:7b.
Quando o Espírito Santo inicia Seu ministério terreno, Cristo nos remete a Ele, também falando do céu, com ênfase repetida sete vezes dizendo:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 (11,17, 29 e 3:6,13, 22).
Assim como cada Pessoa nos remete ao ensino da outra, cada uma, por sua vez, completa a ministério da outra. As palavras e as obras de Cristo não eram dEle mesmo, mas do Pai. Vejamos isso em
João 14:10b. As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
Também podemos verificar na Palavra de Deus que o ensino e as mensagens do Espírito Santo não eram dEle mesmo, mas de Cristo. Leiamos
João 16:13-14 Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Para resumir o que estamos dizendo, o Espírito de Deus é o sucessor do Filho em Seu ministério oficial na Terra. O oficio do Espírito Santo é comunicar Cristo a nós, Cristo em Sua inteireza. Não importa quão bem se prepare o fotógrafo, não haverá fotografia enquanto a pessoa que vai ser fotografada não estiver em foco. O foco é Cristo e Ele está pronto! E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:18. Amém!

Deus te abençoe - graça e paz!

Nenhum comentário: