"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 12 de maio de 2012

SER, OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. Gálatas 6:14-15.
 “Ser, ou não ser, eis a questão”, é uma famosa frase que é dita quase todos os dias por multidões de pessoas em todo o mundo. Pelo fato de todas as pessoas terem o privilégio de ser, mas por causa de uma tradição, religião, conceito, família, orgulho e até por não querer mesmo no sentido literal da palavra, não preferem ser. Mas enfim, ser o que? Ou não ser o que? A resposta a esta questão é simples e direta. Ser crente ou não. Afinal de contas o que é ser crente? Crente é aquele que crê em algo? Pessoas que acreditam em Jesus Cristo, afirmam que são crentes, afinal de contas todos são crentes. Todo ser humano crê em alguma coisa. Se chegarmos a um bar e perguntar para um bêbado: você acredita em Deus? Por certo ele responderá: “Lógico que acredito!” Então se perguntar para ele: “Você freqüenta uma igreja, vive em retidão”? Por certo ele responderá: “Às vezes”! As pessoas têm vivido conforme o que sentem no coração, as famílias a cada dia tem perdido o significado do amor entre elas. A humanidade está acomodada na sua consciência perversa, dizendo que a Bíblia é um livro obsoleto. Estão perdendo os princípios morais, hoje é comum ver casais homossexuais, violência descontrolada, assassinatos freqüentes, e principalmente crentes liberais que levam uma vida fria apática distante dos padrões bíblicos, dizendo que estão vivendo bem e que vão morar no céu. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3:13.
Ninguém pode se desculpar de não ter tido a oportunidade de ser refutado por ter uma vida relaxada. Muito menos de ser forçado a ser crente, visto que em nosso país existe a liberdade de culto e religião. A realidade do mérito em ser crente não satisfaz somente em acreditar, mas, ser exemplo no agir, no viver, no testemunho. Aquele que quer ser servo de Cristo deve andar como ele andou. Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. 1 João 2:6.
Acreditar, ou melhor, ser crente qualquer um é, mas ser fiel a Jesus e à sua Palavra isto é o problema. A Bíblia diz que até o próprio diabo é crente, ao ponto de estremecer. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Tiago 2:19.
A verdade é que em nossas igrejas existem “crentes” que não vivem um cristianismo bíblico, e muitos dos que estão no mundo se dizem crentes e não querem saber de Cristo. Querem bênçãos, mas o abençoador não. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Salmos 42:2.
No mundo animal encontramos o Camaleão que se compara muito com o crente que parece, mas não é. Ele muda de cor conforme o ambiente. Muitos crentes mudam sua aparência dependendo o local, na igreja “crente”, fora da igreja toma aspecto do ambiente. Exemplos: no trabalho só sabe reclamar, escola vive na roda dos escarnecedores, nas festas come e toma o que quer, em casa é o tal, etc. O camaleão pode girar os olhos em direções diferentes, o olho direito pode estar num foco, o esquerdo em outro e vice-versa. Existe crente que olha para Jesus Autor e Consumador da fé, e também olha para o mundo o combustível para corrupção. Ainda o camaleão possui uma língua tanto quase o tamanho de seu corpo, e também tem crentes que tem uma língua que só pela misericórdia de Deus. É como alguém disse: “quando alguém está se afastando dos princípios bíblicos e de Cristo o primeiro parafuso que afrouxa é o da língua”. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios. Romanos 3:13.
Hoje infelizmente os crentes querem uma mensagem liberal, querem que a Palavra de Deus se ajuste ao seu modo de vida e não o contrario. Os princípios bíblicos têm perdido seu valor nas muitas famílias cristãs. O mau testemunho de muitos crentes tem desvalorizado o cristianismo. Quando pregamos a Cristo e este crucificado a alguém, ele alega que não, porque o fulano que se diz crente fez isso ou aquilo. Quando um pastor ou algum pregador prega contra o adultério, pecado, sexo ilícito, desobediência, desonestidade, homossexualidade, lesbianismo e outras perversões uma boa parte não aceita, pois a carapuça serve. A Bíblia diz que os sinais seguirão os que crêem, mas o que vemos são pessoas seguindo os sinais. Muitos crentes precisam de “novo nascimento”, muitos são convencidos e não convertidos. A verdadeira regeneração é somente através da
Palavra de Deus, caso contrário é salvação falsa.
1 Pedro 1:23 e Tiago 1:18  pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
A salvação em Cristo está disponível a quem quiser, a verdade é que se alguém não quer receber a salvação Deus não vai forçar ninguém. A Bíblia diz que não é por força e nem por violência. Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. Zacarias 4:6.
A certeza que o homem pode esperar se não crer em sua morte e ressurreição com Cristo é a morte e a condenação eterna. A Bíblia declara de uma forma tão nítida, que aquele que não crê em seu novo nascimento em Cristo serão lançados no inferno. Embora a morte de Cristo  foi para todos, nem todos entrarão no reino dos céus porque não crêem. Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17.
O verdadeiro cristianismo parte daqui, de uma frase de Bonhoeffer: “Quando Jesus Cristo chama um homem, ele o chama para morrer”. Sim, este é o verdadeiro cristianismo, o cristianismo da cruz, do Cristo crucificado. Porque só há um Cristo digno de ser crido e pregado, o crucificado. Disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:2  Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
Prega-se hoje o cristianismo do trono: “Sou filho do rei e mereço o melhor”, dizem alguns gananciosos que usam o evangelho para pretexto de sua visão materialista de vida. O próprio Rei optou pela cruz. Mente e falseia o evangelho quem oferece um trono ou uma vida repleta de bênção, sem sofrimento algum, em nome de Cristo. As lutas e as dificuldades, até mesmo as quedas eventuais, fazem parte da pedagogia divina. Catarina de Bora, esposa de Lutero, disse: “Eu jamais teria entendido o significado dos diversos salmos, nem valorizado certas dificuldades, nem conhecido os mecanismos internos da alma; eu jamais teria entendido a prática da vida e obra cristãs, se Deus nunca tivesse trazido aflições à minha vida”. Sim, porque é nos sofrimentos que nos sensibilizamos mais para a voz de Deus. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Salmos 119:71.
O verdadeiro Cristo é o da cruz. O verdadeiro cristão é a da cruz. Martinho de Tours, em homenagem de quem Lutero recebeu o nome de Martinho, teve uma visão em que Satanás lhe apareceu na forma do Salvador. Quando estava quase se ajoelhando diante dele, Martinho olhou para suas mãos e não viu nelas os sinais dos cravos. Então perguntou: “Onde estão as marcas dos cravos?”. Diante desta pergunta, a criatura desapareceu. Sem as marcas da cruz não há Cristo nem cristianismo. Desafortunadamente, algumas igrejas têm trocado a cruz pela menorá, pela estrela de Davi, e têm trocado a cruz por bem-estar pessoal. É o falso cristianismo. Por isso, faço coro às palavras de Colson: “A dura verdade é que muitos enxergam o cristianismo como meio de melhoria individual ou como caminho para uma vida bem-sucedida”. Mas Cristo contradiz tudo isso dizendo que: No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16:33b.
Só há um Cristo digno de ser crido, o crucificado. Só há um cristão verdadeiro, o crucificado. Sem a cruz, o cristianismo não existe. Nem o cristão. A Bíblia não nos chama a nos identificarmos com Ele pelo trono, mas pela cruz. Leiamos 1 Pedro 4:13 Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.
O inimigo nunca oferecerá a cruz, porque ele a odeia e a teme. Quem não quer a cruz está do seu lado, não do lado de Cristo. Por isso, quem deseja ser um cristão de verdade, tome a cruz e siga o Crucificado. Amém.
Deus te abençoe ricamente em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: