"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 25 de maio de 2013

PRATICANDO A UNIDADE

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. João 17:22-23.
Quando uma pessoa realmente crê em sua inclusão no corpo de Cristo, ela participa da morte e ressurreição juntamente com o Senhor, e isto pela fé naquilo que está escrito. Aquele que creu no Senhor Jesus Cristo é um espírito com Ele. E quem está unido a Cristo, também está unido ao seu corpo, que é a igreja. Uma vez possuindo essa vida de unidade, devemos agora expressá-la de forma prática. O pensamento do Senhor nunca é que possuamos tal unidade internamente em espírito sem que haja alguma manifestação exterior. Se não há expressão, como pode haver testemunho? As Escrituras diz em 1 Pedro 2:12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.
A razão pela qual o Senhor nos concede Sua glória, Sua vida e Espírito, é para que possamos testificar ao mundo que somos genuinamente diferentes. O que é infinitamente raro nos relacionamentos naturais é algo absolutamente imprescindível no relacionamento espiritual. O mundo é cheio de lutas e discórdias, mas os filhos de Deus podem manifestar uma grandiosa harmonia. O mundo tem sido caracterizado pela conduta anti-fraternal, já os regenerados, entretanto, estão aptos a revelar o mais alto grau de benignidade fraternal. Meditemos nesse fato por um momento: naquele tempo deveria haver cerca dez mil cristãos na igreja em Jerusalém! O que, entretanto, as Escrituras nos dizem sobre eles? Leiamos Atos 4:32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. O que eles faziam? Perseveravam juntos em unidade. Tal expressão de unidade os capacitou a dar testemunho poderoso em Jerusalém. Paulo exorta os irmãos na fé na igreja em Corinto: Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10.
A vontade de Deus é que possamos ser um. Ele deseja que vivamos juntos em unidade. A unidade é o espírito interior, o viver em harmonia é a expressão exterior da realidade interior. Uma vez que sejamos um na mesma vida, devemos também ser um na expressão de tal vida, devemos viver juntos em unidade. A unidade do Espírito, que é expressa através dos sete “uns” de Efésios 4:4-6 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
Sabemos que sempre que uma palavra como essa é empregada e repetida na Palavra de Deus significa que o que a segue é algo digno de nossa atenção e não deve, de modo algum, passar despercebido. O nosso Pai celestial deseja que apreciemos uma cena fora do comum, um evento raramente visto sobre a terra. Trata-se de um retrato dos irmãos vivendo em unidade. Por isso o salmista inspirado pelo Espírito Santo disse: Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmos 133:1.
O que é bom e agradável de ver ou contemplar que traz satisfação ao coração de Deus? “Viverem unidos os irmãos!” Viverem unidos é aos olhos do que contempla é semelhante a uma sinfonia, uma apresentação artística, um deleite. Quem são esses irmãos? Aqueles que possuem a vida de Cristo, que são nascidos de novo procedentes da mesma paternidade: Deus, o Pai. Aqueles que possuem o mesmo Espírito Santo habitando neles, sim, esses são irmãos. Todos os que passaram pela cruz, são os remidos do Senhor, tendo uma só vida e um só espírito. Por isso devemos viver em harmonia, em constante comunhão e constante encorajamento uns aos outros. O Senhor nos deu a unidade do Espírito pela qual somos capazes de viver unidos de alma, coordenados como membros de um só corpo, tendo a mesma mente, um mesmo critério, o mesmo propósito, tendo um só coração e alma, sendo um em afeição e amor e um em obra e no labutar. Vamos ler esse maravilhoso texto de Filipenses 2:2-3 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
Irmãos a beleza de tudo isso é que as conseqüências naturais da vida vivida na carne podem ser vencidas, exatamente porque a vida da carne foi tratada na cruz. Em seu lugar, o Espírito governa, e o Espírito Santo é um, o Espírito de amor e o amor cobre multidão de pecados e todas as transgressões. O amor agora governará nossas ações. Há também cooperação e serviço mútuo. Quanto mais próximos estão os irmãos, mais profunda será a unidade no Espírito. Eles se tornam mais parecidos uns com os outros à medida que cada um se torna mais semelhante a Cristo. Esse é o obrar de Deus e traz revelação da Sua glória. Quando os irmãos viverem em unidade o mundo reconhecerá que Deus enviou Seu Filho. De que outra forma tal unidade pode ser explicada? Onde os filhos de Deus vivem em unidade assim, quão bom e agradável deve ser o testemunho deles! João 17:21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Que maravilhoso Deus ter colocado dentro de nós uma vida linda e harmoniosa, o Espírito de unidade. Da mesma forma, que maravilhoso para Ele também é, através de diversas circunstancias, colocar-nos juntos para que possamos ser amassados e refeitos em um só, para assim O servir de comum acordo. Haverá vezes, naturalmente, em que discordaremos uns dos outros e entraremos em choque. Graças a Deus, a vida que Ele nos deu vence todos esses elementos discordantes. Ainda que muitas vezes haja alterações e perturbações externas, dentro de nós há uma vida que transcende tudo isso. Sejamos gratos a Deus por pertencermos a Ele e estarmos dispostos a aceitar a cruz diária. Lucas 9:23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Tomar a cruz dia a dia é o ingrediente para esquecer-se de nós mesmos. 1 Coríntios 15:31a.  Dia após dia, morro!
Encerro dizendo que quando Deus derramou o óleo do Espírito Santo sobre o Senhor que havia ascendido, o Espírito começou a fluir e, escorregando sobre Sua barba, desceu ainda além para Seu Corpo. Vemos aqui a Cabeça e o corpo unidos em uma única unção. Na ascensão de Cristo, o Pai O ungiu com o Santo Espírito, O qual desceu para Sua barba. Creio que a experiência do dia de Pentecostes responde a esse derramar sobre a barba que vemos no Salmo 133. O óleo do Espírito Santo continua a escorrer sobre Ele e desce até Seu Corpo, isto é, o Espírito flui para a igreja a qual é o corpo de Cristo. Em outras palavras, a unção alcançará até a última parte de corpo de Cristo. Somos hoje Seu corpo e feitos um, unidos a Ele que é o Cabeça. Conseqüentemente, tendo sido ele ungido, também nós o somos. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Atos 2:39. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 



Nenhum comentário: