"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 4 de maio de 2013

VOCÊ É REGENERADO?

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pedro 1:23.
O coração dos homens está em putrefação, e isso pode ver em nossa volta, na televisão, nos jornais e pela internet. O mundo está cansado de palavras certas, mas de vidas erradas. Talvez este seja o nosso mal. Temos a doutrina certa, mas pouca experiência verdadeira como pessoas crucificadas. As pessoas querem sentir em nós o cheiro de Cristo, mas ao invés disto, sentem a fedentina das nossas reivindicações por direitos e do nosso ego em erupção. Necessitamos de santidade em nossa vida. Não basta dizer que “Cristo é a minha vida”, e viver o tempo todo de mau humor, sendo implicante e indiferente para com os outros. Você é ou não é um regenerado? Você de fato já creu em seu novo nascimento em Cristo. A Escritura afirma em Tiago 1:18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.  Se você pôde crer na verdade da Palavra de Deus que afirma que o seu velho homem foi crucificado com Cristo, e se essa for a sua experiência real, poderás asseverar que és regenerado baseado naquilo que diz a Bíblia. Deus sabe quem são os seus, por isso, devemos ser homens e mulheres de caráter diante de Cristo. O que é caráter? Caráter é o que o homem é no escuro. A lei observa a boa conduta, mas o Evangelho cuida do caráter. Um caráter puro manifesta uma conduta santa, mas uma conduta correta nem sempre revela o caráter correspondente. Por isso “quem vê cara na vê coração”. Nós somos o espelho íntimo do nosso caráter. A reputação é o que os homens pensam que você é; o caráter é o que Deus sabe quem você é. O que somos aos olhos de Deus, é o que somos de verdade. O caráter é semelhante a base ou alicerce de uma casa; está construído abaixo do assoalho. Este foi o erro daquele casal Ananias e Safira. Eles suponham que Deus observa apenas os atos visíveis sem levar em conta as atitudes do coração. Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Atos 5:1-3.
O caráter assim como a cerca não pode ser fortalecido pela caição. A identificação de um salvo passa em primeiro lugar pela revelação do seu caráter, e as circunstancias nunca formam o caráter; elas meramente o revelam. Só o Evangelho de Jesus Cristo, pela obra da sua cruz, pode fazer um caráter que se manifesta totalmente crucificado para as ambições deste mundo. Assim, a reputação é preciosa, mas o caráter não tem preço. O que vale de verdade para a identidade cristã é um caráter totalmente confiante na graça plena de nosso Senhor Jesus Cristo. Só aquele que crê de todo o coração na Pessoa viva de Jesus Cristo e em Sua obra consumada na cruz do Calvário pode ser considerado realmente cristão. Cristão sem certeza é como fogo sem luz e calor, é falso. Não há lugar mais seguro do que nos limites de uma fé construída na convicção da graça eterna de Deus. Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia. 2 Timóteo 1:12b.
Nós estamos diante de uma questão de vida ou morte: você é regenerado? Você já tem está experiência de morte e ressurreição com Cristo? Caso você ainda não tenha está convicção, deveria ficar desesperado com seu estado terrível de morte eterna. E com a natureza não trocada, o homem apesar das amáveis exortações dos amigos, as fiéis advertências dos servos de Cristo, os solenes exemplos de sofrimento, tristeza, enfermidade e morte, os quais vemos em toda parte, e a resolução da própria consciência, ainda assim os homens se rendem ao mal. Romanos 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Cada membro da raça de Adão é uma criatura caída, e cada parte de seu ser complexo foi corrompida pelo pecado. O entendimento do homem foi cegado por satanás. Suas afeições são corrompidas, de modo que ele ama o que Deus odeia e odeia o que Deus ama. O homem é uma criatura caída. Isto não significa que apenas algumas poucas folhas murcharam, e sim que toda árvore apodreceu, da raiz até aos ramos. Infelizmente são poucos que creem que isso é verdade a respeito de si mesmos. Eles imaginam que por fazer parte de uma denominação evangélica estão aptos para o céu, enquanto a cada dia estão mais preparados para o inferno. O principal artifício de satanás é iludir as pessoas, fazendo-as acreditar que podem, com sucesso, associar o mundo com Deus, dar lugar à carne, enquanto desejam o Espírito, e assim aproveitar ambos os mundos. Jesus foi muito claro em Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
O homem no pecado está espiritualmente morto e somente um poder grandioso pode trazê-lo à vida. Portanto, quanto mais pudermos compreender a extrema necessidade da regeneração e as várias razões por que ela é absolutamente essencial para que uma criatura caída torne-se apta para estar na presença do Deus três vezes santo, menos dificuldades encontraremos ao nos esforçarmos para chegar ao entendimento da natureza da regeneração. Será que as seguintes palavras da salmista não se aplicam a inúmeros cristãos: Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniqüidade não há de ser descoberta, nem detestada. Salmos 36:2.
Jesus Cristo veio a este mundo para glorificar a Deus e a Si mesmo por meio da redenção de um povo que seria dEle mesmo. Sobre o nosso Senhor esta escrito em Mateus 1:21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Gostaria que você observasse o seguinte; Jesus salvaria os homens dos pecados deles e não nos pecados deles. O Senhor Jesus os salvará não só da penalidade, mas também do poder da corrupção do pecado. Quando cremos em nossa inclusão no corpo de Cristo para participarmos de sua morte e ressurreição, somos regenerados pelo Espírito Santo mediante a Sua Palavra. A Escritura afirma em Tito 3:5-6 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
A regeneração é demonstrada pela formação de Cristo na pessoa convertida. A imagem dEle é gravada na regeneração; não a imagem do primeiro Adão, e sim a do segundo Adão. Pois o novo homem é feito segundo a imagem dAquele que o criou de novo, é a imagem de Cristo. Os eleitos de Deus são predestinados a serem conformados a esta imagem de Cristo; e isso acontece na regeneração. Pois sem regeneração não há conformação da imagem de Cristo em nós. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos Romanos 8:29.
As graças de Cristo, fé, esperança e amor, são produzidas no coração da pessoa regenerada e logo se tornam visíveis. Sim, o próprio Cristo vive em nós. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim Gálatas 2:20a. Amém. Graça e paz.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

http://www.youtube.com/user/claudioamorandi?feature=watch






Nenhum comentário: