"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A SIMPLICIDADE DO NOVO NASCIMENTO

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3.
Por mais que seu passado seja manchado, por mais que seu presente seja confuso, por mais que seu futuro pareça sem esperança, há uma saída. Há uma saída certa, segura e duradoura, mas apenas uma! Você tem apenas uma escolha a fazer. Tem apenas um caminho a seguir, diferente do caminho tortuoso e ingrato que esteve trilhando. Pode continuar a se sentir triste, descontente, assustado, infeliz e desgostoso com você mesmo e com sua vida; ou pode pela graça de Deus decidir agora mesmo que quer renascer. Pode decidir agora mesmo apagar seu passado de pecados e recomeçar de uma forma nova, de uma forma correta. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Deuteronômio 30:19.
Como uma pessoa pode renascer? Esta foi a pergunta que Nicodemos fez a Jesus naquela noite, há mais de dois mil anos atrás. Renascer, contudo, significa muito mais do que apenas recomeçar, virar uma página nova ou regenerar-se. A Bíblia ensina nós nascemos pela primeira vez no mundo físico, mas espiritualmente mortos por causa do pecado. A Bíblia afirma essa verdade em Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.
A Bíblia ensina que não há nada em sua natureza morta e pecadora que possa originar a vida. Estando morto em pecado, você não consegue produzir uma vida virtuosa. Muitos tentam produzir uma vida boa, santa e justa, mas sem renascer, por isso estão destinados ao fracasso. Um cadáver não é capaz de reproduzir. Sua velha natureza não pode servir a Deus. Em nosso estado natural, estamos de fato em antagonismo com Deus, ou seja, amamos o que Deus odeia e odiamos o que Deus ama. A Bíblia também ensina que a nossa velha natureza é em sua totalidade corrupta, e corrupta da cabeça aos pés. A velha natureza é egoísta. Ela é incapaz de se renovar. A Bíblia ensina que quando renascemos, nós nos desfazemos do velho homem nós não o consertamos. O velho eu deve ser crucificado e morto, jamais cultivado. A Bíblia diz em Romanos 6:6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.
A Bíblia também ensina que, a menos que nascemos de novo, não podemos ver e nem mesmo entrar ao reino dos céus. Não há nada indefinido, nada opcional nisto. Aquele que quer entrar no reino de Deus precisa renascer. Jesus foi até mesmo mais enfático com Nicodemos em João 3:7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
A salvação não é apenas a reparação do eu original. Ela é um novo eu criado por Deus na justiça e na verdadeira santidade. A regeneração não é nem mesmo uma transformação da natureza ou do coração. Nascer de novo não é se transformar, é se regenerar, tornar a gerar. É um segundo nascimento. “Importa-vos nascer de novo”. Não há nada na velha natureza que Deus aceitará. Não há perfeição nela. A velha natureza é fraca demais para seguir Cristo. Aqueles que estão na carne não podem ser servos de Cristo. Leiamos em Tiago 3:11-122  Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
O velho homem está descrito assim em Romanos 3:13-18. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Como irá reformar, consertar ou mudar gargantas, línguas, lábios, pés e olhos como estes? É impossível. Jesus, sabendo que era impossível mudar, consertar e reformar, afirmou que o homem e a mulher devem renascer por inteiro. Portanto, a vida que advém do novo nascimento não pode ser conquistada pelo desenvolvimento natural nem pelo esforço pessoal. O homem não possui por natureza a santidade que Deus exige para o paraíso. Somente na regeneração é possível encontrar o início de tal vida. Para vivermos a vida de Deus, devemos ter a natureza de Deus. Não há nada que possamos fazer para conseguir esse renascimento. O renascimento é uma obra em sua totalidade realizada pelo Espírito Santo através da revelação da Palavra ao coração do homem e da mulher. O novo nascimento é um milagre. João 3:8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Não podemos herdar o cristianismo sem o novo nascimento. Talvez tenhamos tido pais cristãos, mas isto não produz necessariamente um filho cristão. Posso nascer em uma garagem, mas isto não faz de mim um automóvel! Deus não tem netos. Não podemos nascer da vontade da carne, dizem as Escrituras. Em outras palavras, não há nada que possamos fazer. O descrente está morto. Um homem morto não é capaz de realizar nada. Tampouco se pode nascer da vontade do homem. Este renascimento não pode ser engendrado por projetos nem esquemas humanos. É obra exclusiva de Deus. Muitas pessoas acham que nascem assim que se filiam a uma igreja, ao participar de um ritual religioso, ao tomar uma resolução de Ano-Novo ou ao fazer uma grande doação a uma importante instituição de caridade. Tudo isto é ótimo e certo, mas não produz o novo nascimento. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13.
Nenhum homem pode nascer por conta própria. Ele deve ser recriado. O novo nascimento é inteiramente alheio à nossa vontade. Em outras palavras, o renascimento é uma obra divina, nascemos de Deus. Nicodemos não conseguia entender como poderia nascer pela segunda vez. Perplexo, perguntou duas vezes: “Como?”. Ainda que o novo nascimento pareça misterioso, isto não o torna menos verdadeiro. Podemos não entender a eletricidade, mas sabemos que ilumina nossas casas e faz funcionar nossos aparelhos de televisão e de rádio. Não entendemos como a lã nasce na ovelha, o pelo na vaca ou as penas na ave, mas sabemos que é assim. Não entendemos muitos mistérios, mas recebemos pela fé que, no momento em que cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, pela fé, renascemos. Tiago 1:18  Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
O novo nascimento é a infusão da vida divina na alma humana. É a implantação ou a transmissão da natureza divina à alma humana, através da qual nos tornamos filhos de Deus. Recebemos o Espírito de Deus. Cristo, através do Espírito Santo, passa a morar em nossos corações. Nós nos unimos a Cristo para sempre. Isto significa que, se você tiver renascido, viverá enquanto Deus viver, pois estará compartilhando agora de Sua vida. As boas relações há muito perdidas, que o homem mantinha com Deus no Jardim do Éden foram restabelecidas, mas agora de uma maneira muito especial, pois o Criador vem morar dentro de nós e não ao nosso lado. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20. Amém. 

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:



  

Nenhum comentário: