"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

quarta-feira, 18 de junho de 2014

O DEUS SOBERANO E SUA PROVIDÊNCIA

Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo. Salmos 103:19.
Quando se reconhece e se medita nesse texto da Escritura, não há como fugir à ideia de que a soberania de Deus está profundamente enraizada na matéria da providência. A ação providencial de Deus, que é soberana na vida dos seres humanos e de todas as outras criaturas, está claramente afirmada nas Escrituras. Os seres humanos são considerados como nada diante da ação soberana de Deus em suas vidas. Foi exatamente essa a compreensão que o profeta Daniel teve desta matéria, quando disse: Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Daniel 4:35.
Também Moisés reconheceu o que todos nós deveríamos reconhecer com respeito à unicidade e à soberania divinas. Assim sendo, ele deu ao povo no deserto o seguinte princípio, conforme está escrito em Deuteronômio 4:39 Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.
A palavra em nosso vernáculo intitulada “providência” vem do latim “providentia”, e a palavra “prover” do latim “providere”. Etimologicamente, a palavra providência significa primeiro “ver antes” ou “ver de antemão”. Diante disso, podemos ter plena convicção de que o Deus revelado em Sua Palavra é um Deus Criador e que tem grande preocupação com aquilo que cria. Portanto, podemos definir a providência divina como a atividade do Deus Triúno por meio do qual Ele provê as necessidades de suas criaturas, preserva todo o Universo criado, dirige todos os caminhos individualmente, governa toda obra de suas mãos, retribui todas as obras más e concorre em todos os atos de suas criaturas racionais, sejam atos bons ou maus, de modo que nada escapa ao Seu controle. Deus preordena tudo que acontece; Deus inicia todas as coisas, controla todas as coisas; Deus está por trás de tudo. Ele decide e faz todas as coisas acontecerem e Ele preordenou tudo “segundo o conselho de Sua vontade”. Está escrito em Efésios 1:11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.
Quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo, verdadeiramente nascemos de novo. Com o novo nascimento, podemos entender; compreender e crer na infinita sabedoria de Deus e em Seu poder absoluto revelados em sua Palavra. Deus é soberano para fazer tudo o que quer diretamente, e sobre as coisas deste mundo, como também sustentar, dirigir, prover, e governar todas as criaturas e circunstâncias, fazendo-as com que todas as coisas cooperem para a execução plena dos seus propósitos eternos. Ele fará toda a Sua vontade sempre e em tudo. Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade. Isaías 46:9-10.
A nova criatura crê num Deus transcendente e, ao mesmo tempo, imanente, que está envolvido com sua criação.  Por isso está escrito em Hebreus 1:3: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.
Amados a providência não deve ser vista apenas nos atos agradáveis que acontecem na vida dos homens, como as provisões nas horas de necessidade, mas também nos atos de Deus que implicam sofrimentos e aflições dos seres humanos que acabam concorrendo, de um lado, para o bem dos que amam a Deus e, de outro lado, para o mal dos que não o amam. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.
Quando encorajado por sua mulher a amaldiçoar Deus e morrer, por causa dos seus sofrimentos, o crente Jó entendeu que os males que ele sofria provinham das mãos do Todo-Poderoso. Por essa razão, ele replica à sua esposa: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Jó 2:10a.
A mesma perspectiva providencial teve o profeta Oséias, quando sentiu a mão pesada de Deus sobre o seu povo. Então, ele conclama o povo diante da dor: Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Oséias 6:1.
No entanto, a igreja vai crescendo em tamanho, mas sem o conhecimento da obra providencial de Deus e, por causa dessa lacuna, negativamente falando, vai crescendo também na ignorância desse assunto tão basilar à saúde da vida espiritual. Quando isso acontece, os seres humanos começam a viver sem propósito na vida. Foi nessa hora que a crise existencial se avolumou e tudo acabou sendo “vaidade de vaidades”, à semelhança da cosmovisão do antigo Pregador. O fatalismo, então, passou a ser a crença de muitos, não a crença na providência divina. Esse fenômeno passou a ser um resultado da secularização. Com isso, Deus é estranho ao homem; e o homem se torna num estranho no mundo de Deus. Colossenses 1:21-22. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
Deus usa seus filhos e também suas criaturas para o cumprimento de seus propósitos, não é porque Ele depende delas, mas porque Ele resolve se servir delas. Não nos esqueçamos de que Deus possui soberania absoluta sobre toda a Sua criação. É Sua prerrogativa ver todo o poder no céu e na terra e fazer o que quiser do que lhe pertence, pois todas as coisas que Deus faz servem para o “louvor da sua glória”. Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Isaías 45:12.
Irmãos, quem está no controle deste mundo, Deus ou o diabo? Há uma porção de cristãos que, olhando a situação caótica em que se encontram muitas coisas, pensam que satanás é o rei deste mundo.  Mas a Palavra de Deus diz ser exatamente o contrário. Deus está no absoluto controle do Universo que Ele criou. Todas as coisas que acontecem em nossa história são produto de um plano previamente elaborado por Deus. Deus não somente tem um plano, mas Ele executa esse plano. Satanás é apenas uma das peças que fazem parte dos propósitos eternos de Deus na vida de Sua criação. Satanás não é o rei deste mundo, embora seja o seu desejo, mas sim o nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo o que acontece mostra que Deus está no trono. Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36.
Muitas vezes nos preocupamos se teremos a provisão financeira para o mês inteiro, saúde para realizarmos nossos projetos profissionais ou se teremos o pão nosso de cada dia. Mas a soberania de Deus reside no fato dEle ser o dono de todas as coisas. Basta lembrarmo-nos da listagem que Davi nos dá: Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. 1 Crônicas 29:11. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: