"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 26 de outubro de 2014

PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Hebreus 1:3.
Não há nada neste mundo que não seja objeto da providência divina. Todas as coisas criadas, diferentemente do Criador, são finitas. Tudo o que é finito tem a propriedade de deteriorar-se e, consequentemente, tem necessidade de preservação a fim de que não venha a desaparecer. Vale a pena aqui mencionar a lei da termodinâmica, também chamada de entropia, que foi descoberta por um cientista incrédulo, que confirma a necessidade de a criação ser sustentada providencialmente. O nosso Deus age providencialmente em toda a sua criação seja preservando, provendo, guiando, protegendo ou governando. Quem tem o poder de criar também tem o poder e o direito de trabalhar em sua criação. Assim é com o nosso Pai. Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora. Neemias 9:6.
Na linguagem dos hebreus “céus” provavelmente tem que ver com o lugar onde estão as nuvens, e que pode ser visto facilmente a olho nu; “céu dos céus”, aqui nesse texto, provavelmente se refira ao espaço sideral que está além das coisas vistas, que se evidencia naquilo que chamamos de “infinito”. Neemias presta tributo ao Senhor do mundo quando reconhece que toda a criação é lugar de trabalho do Deus providente. É necessário entender que nenhum astro é independente e autônomo, isto é, sem necessidade de manutenção. Eterno e autônomo é somente Deus. Todas as demais criaturas ou criação precisam manter-se na sua função por meio de uma ação superior que é divina. O sol se queima sem se apagar por muitos milênios por causa da intervenção divina. Não há nada que se sustente para sempre ou que possua combustível inextinguível. O sol foi feito para um propósito, que é para governar o dia e a lua para governar a noite, conforme está Escrito em Salmos 136:8-9 O sol para governar de dia; porque a sua benignidade é para sempre. A lua e as estrelas para presidirem a noite; porque a sua benignidade é para sempre.
Esta é a promessa com juramento de Deus que esses astros haverão de cumprir a sua função até o final deste mundo. Nunca haverá de faltar dia nem noite, verão nem inverno, frio nem calor, e as estações todas virão para o beneficio da terra. Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Gênesis 8:22.
Por que Deus promete uma coisa tão séria como essa? Porque como Criador que é, Ele tem governo e controle sobre os astros que Ele criou. Ele é o Deus providente que rege os astros e por meio deles. A Escritura diz que Deus conhece o número das estrelas e as chama pelos seus nomes e nenhuma falta: Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. Isaías 40:26.
Assim como Deus criou todas as coisas por meio do Filho, sendo este o agente da criação, também Deus sustenta todas as coisas por meio do Filho. Deus o Filho não faz nada que o Pai também não tenha feito. Há uma perfeita unidade de trabalho entre o Pai e o Filho, de forma que a Trindade opera harmoniosamente. Por essa razão, o próprio Jesus Cristo disse em João 5:19 Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.
Não há meio de as coisas continuarem a existir sem a cooperação da Segunda Pessoa encarnada. A obra da providência é uma obra de cooperação das três pessoas da trindade. O apóstolo Paulo diz que em Cristo todas as coisas criadas subsistem. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Colossenses 1:17.
Embora não haja nenhum texto que fale explicitamente da cooperação do Espírito Santo na manutenção da criação, não podemos excluí-lo dessa divina tarefa. Entretanto, há um texto que nos mostra como o Espírito Santo é o mantenedor da vida deste mundo.  Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra. Salmos 104:27-30.
Todas as coisas são produto da maneira sábia como Deus toma conta do Universo que Ele próprio criou. A sabedoria infinita de Deus sempre chega aos melhores fins com os melhores caminhos e operações, usando os melhores métodos para a realização dos seus propósitos. Ele é excelente em sabedoria na preservação e conclusão deste Universo tão grande! Encantado com a sabedoria divina, o profeta Isaías diz: Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria. Isaías 28:29.
De modo geral, podemos dizer que Deus faz uso da natureza criada para preservar os seres criados. Da terra Ele provê a sustentação necessária para eles. Lemos em Salmos 104:14 Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão.
Graças ao Senhor porque Ele criou tudo, cuida de tudo e sustenta tudo. Não há nada que acontece neste mundo, e mesmo no mundo animal, que não seja parte de Sua providência. O nosso Pai não é egoísta, pois Ele é amor. Imagina se Ele pensasse apenas Nele mesmo, onde nós estaríamos neste momento? Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Jó 34:14-15.
Jesus disse que “sem mim nada podeis fazer”. Quem pode fazer algo sem Cristo? Mesmo o homem ímpio precisa de Cristo, pois não há possibilidade de continuação da existência de todos os homens fora de Cristo. Nele somos o que somos! As Escrituras deixam muito claro que todo ser humano depende de Deus para a sua preservação, porque é Ele a quem a todos dá vida. Leiamos Atos 17:25 e 28a. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos.

Olhe agora o que é a obra do novo nascimento: Estávamos mortos, debaixo de condenação e a nossa vida era de morte, de desajuste e terror eterno. Mas o Senhor Jesus morreu pela igreja, e somente após ter morrido, é que a igreja se tornou uma realidade. Foi na cruz que o nosso Senhor trabalhou arduamente. Jesus é a oferta de pecado por nós. Ele morreu, mas nós morremos com Ele. Deus O ressuscitou, mas nós os que cremos, ressuscitamos com Ele. Isso é nova vida, isso é troca de coração. Nós nascemos de novo por meio do trabalho árduo do nosso Senhor Jesus. Nós não podemos entender quanto Ele nos ama! Você e eu temos de ser eliminados pelo trabalho da cruz em nossas vidas, de forma que nada mais reste em nós, mas somente Cristo. Os renascidos em Cristo Jesus são o objeto principal da obra de Deus, pois estamos numa relação pactual de amor. Que tamanho de amor é este? Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. 1 João 3:1a. Amém.

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:

Nenhum comentário: