"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A UNÇÃO NA IGREJA

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. 1 João 2:27.
A Bíblia nos mostra que a unção de Deus é somente para Aquele que satisfez totalmente o coração de Deus: Seu Filho, Cristo. Se é assim, por que o Corpo recebe a unção? O Salmo 133 mostra-nos que o óleo
precioso foi derramado sobre a cabeça de Arão e desceu até a orla de suas vestes. Quando um homem é ungido, o óleo é derramado sobre a
cabeça dele, e não sobre todo o corpo. Contudo, depois que é derramado, o óleo escorre e acaba fluindo para todo o corpo. Visto que a Cabeça é Cristo, o Ungido, o Corpo também é Cristo. Cristo é o Ungido de Deus. A igreja é Seu Corpo. Quando Cristo foi ungido, todo o Corpo foi ungido com Ele. As Escrituras afirmam em Atos 2:33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.
Cristo é o grande Ungido e os membros são os pequenos ungidos. Contudo, não somos ungidos separadamente; fomos ungidos no Seu Corpo, isto é, em Cristo, quando Ele foi ungido. É impossível sermos ungidos em nós mesmos. Somos ungidos em Cristo. A Bíblia diz: Não se ungirá com ele o corpo do homem. Êxodo 30:32a.
A comunhão do corpo de Cristo só possível para aqueles que morreram e ressuscitaram com Cristo. Podemos ter comunhão entre nós porque Cristo é a vida e a Cabeça do Corpo. Ao mesmo tempo, o desfrute dessa comunhão é o Espírito Santo. Quanto mais vivemos na comunhão do Corpo, mais desfrutamos a unção do Espírito. Mas há uma condição para isso: temos de permitir que a cruz elimine a nossa carne e vida natural. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24.
 Desfrutar a comunhão depende de o homem ter a vida natural eliminada pela cruz. Nossa carne natural merece apenas morrer; ela merece apenas estar nas cinzas, estar na cruz. Não podemos pensar por nós mesmos; não estamos qualificados para propor coisa alguma por nós mesmos. Devemos permitir que Cristo seja soberano sobre todas as coisas. Quando Cristo é o Senhor de forma absoluta, teremos a unção do Espírito e desfrutaremos a comunhão do Corpo. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Atos 2:42.
Aqueles que possuem a unção que vem do Santo são cristãos. Qual é a marca de um cristão? Nós somos ungidos e temos a unção Daquele que é Santo. O Espírito Santo trabalha em nosso espírito, de forma que a unção é uma obra específica de Deus. Você recebe a unção em com essa unção, conhecerá, saberá todas as coisas. E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1 João 2:20.
Quando cremos em nossa morte com Cristo, o nosso pecado é removido e, pela ressurreição juntamente com Cristo, ganhamos a Vida de Cristo, recebemos também o Deus Pai e o Espírito Santo. Mas quando recebemos o Espirito Santo, quando Ele vem habitar em nosso espírito regenerado, as Escrituras chama isso de unção. A unção, ou seja, o Espírito Santo é responsável por nosso ensino. E a resposta do nosso espírito é o conhecimento. Ele ensina e nós sabemos. Esse conhecimento é do nosso espírito, e o ensinamento vem do Espírito Santo. Essa obra chamada de unção. Então, quando você recebe a unção, conhecerá, saberá todas as coisas simplesmente porque o Espirito Santo lhe ensina em seu espírito. A unção significa orientação e direção em todas as coisas. Salmos 32:8. Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.
A igreja não utiliza nada que vem do velho homem. A igreja somente aceita o que vem de Cristo. Quando o homem caiu, ele o fez por causa dos próprios conceitos, escolhas e juízos. Portanto, Deus não permitirá que coisa alguma que provenha da velha criação tome o controle. A “espinha dorsal” do homem natural deve ser quebrada; o músculo de sua coxa deve ser tocado. Antes de submeter-se a Deus, ele deve tornar-se coxo e cair de rosto em terra. É isso que Deus faz na nova criação. Ele esmaga tudo o que é da velha criação, e nos constitui de tudo o que provém de Cristo, para que nos tornemos o Corpo de Cristo na prática. Nós só podemos falar e viver, quando possuímos a unção que vem do Santo, ou seja, Ele mesmo habitando em nós. Quando temos essa realidade podemos dizer na expressão de Tiago 2:12a. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei.
A unção não é apenas um ritual religioso e não pode ser tratada como algo mágico. A unção nos foi dada para servir para restaurar, libertar, proclamar, abençoar, curar, alegrar-se, pois ela nos habilita a tudo isso e muito mais! A unção é uma bênção, é uma capacitação para vivermos no natural de uma forma sobrenatural. Para podermos testemunhar de Cristo crucificado! Está escrito em Atos 1:8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Necessitamos da unção do Espírito Santo para tudo o que Deus nos chamou a fazer no Seu serviço. Aqueles que pregam e ensinam a Palavra de Deus precisam da unção do Espírito Santo, assim como todos os demais que a proclamam de forma não tão pública, como no aconselhamento, discipulado e evangelização pessoal. Nós nunca dizemos que vamos caminhar sem a orientação do Espírito Santo, mas quanto do que estamos fazendo é feito por nós mesmos, sem depender da intervenção dele? Para fazermos tudo perfeito e na dependência Dele, é necessário termos um ouvido ungido para receber a Sua direção e comer a Sua Palavra. Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo, não te insurjas como a casa rebelde; abre a boca e come o que eu te dou. Ezequiel 2:8.
Outra função fundamental da Unção na igreja é que ela quebra todo jugo. Qual o significado de jugo? Um jugo é um domínio. No sentido espiritual representa uma pessoa que está dominada pelos seus próprios problemas como, por exemplo, doenças, enfermidades, vida financeira, vida familiar, vícios e outros. Todos têm problemas, mas quem é dominado pelos seus problemas carrega um jugo sobre si próprio. Quantos sofrem por carregar um jugo ou a canga de dissabor?
O jugo fala de prisão, de subserviência a um tirano que tem uma determinação: matar, roubar e destruir. É aqui neste ponto que a Unção quebra todo tipo de jugo. E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção. Isaías 10:27.
Talvez alguém pergunte: O que significa ter uma unção? Significa ter o poder de Deus presente em sua vida. Por isto, quem for membro do corpo de Cristo, ou seja, ser parte integrante da Igreja, daqueles que morreram com o nosso Senhor na cruz. Para possuir a Unção que vem do Santo, precisa nascer de novo e com isso, a pessoa já possui o Espírito Santo porque é a partir Dele que o poder de Deus irá manifestar-se em sua nova vida. Uma pessoa ungida leva o morrer diário de Cristo para que a Vida de Jesus se manifeste. Está escrito em 2 Coríntios 4:10 trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.

Para concluirmos quero ressaltar que a pregação mais eficaz provém daqueles que vivem conforme aquilo que dizem. A prática da Palavra de Deus traz a unção do Espírito em nossas vidas. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE:
 

Nenhum comentário: