"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

domingo, 29 de novembro de 2015

MATURIDADE PARA SERVIR

Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor. Hebreus 12:28. 
Não existe serviço cristão sem a vida do serviço cristão. A vida realmente precede a obra. A obra não é primeiro que a vida, nem primeiro que a pessoa. A maturidade é algo que é essencial na vida cristã. O Senhor realmente não pode contar com um povo que não seja verdadeiramente maduro. Todas as nossas funções deve ser permeado por essa base, por essa verdade. Por isso que a maturidade espiritual é tão importante, pois Deus deseja do Seu povo, mas Ele não demanda nada do Seu povo, antes que possa lhe transmitir a vida, e a vida está relacionada à maturidade. Todos os que estão crucificados com Cristo, serão levados à maturidade ao longo do tempo pelo caminho da cruz, através da Palavra, através das circunstâncias moldadoras e por meio do Espírito Santo. Esses são os conjuntos de realidades espirituais que são aplicados em nossa vida diariamente em nossa peregrinação, para que cheguemos à essa maturidade. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. 2 Pedro 1:3.
Na medida em que Cristo é formado em nós, na mesma medida também servimos em realidades espirituais. Nós só podemos dar a Deus aquilo que nos é entregue. E Deus sabendo disso comunica o Seu próprio Filho. O que Deus deseja ver na igreja é o Seu Filho amado. Deus deseja ver Seu Filho na igreja em forma de serviço, em forma de vestimenta, em forma de crescimento e em forma de vida. É por isso que nós precisamos ser treinados. Nós precisamos ter isso no coração, pois a igreja de Cristo precisa ser edificada, e ela não é edificada sem o serviço colegiado dos membros do corpo de Cristo.  Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 1 Coríntios 3:9-10.
O trabalho de Deus em nossas vidas não está terminado, Ele apenas lançou o fundamento. Nós estamos sendo edificados sobre o fundamento que é o próprio Cristo. Mas por favor, veja como você edifica. Paulo começa enumerar para nós uma série de materiais que podem ser usados nessa edificação. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. 1 Coríntios 3:12.
O apóstolo Paulo coloca três materiais para essa sobre edificação: ouro, prata e pedras preciosas, que são materiais típicos da Trindade. Porque nós somos edificados na Trindade, porque esses materiais são próprios da Trindade. Ouro fala da natureza divina, prata fala da nossa redenção e pedras preciosas falam do trabalho do Espírito Santo em nós. Mas Paulo não para por aqui, ele continua dizendo, mostrando e enumerando outros materiais que são madeira, feno e palha. Isso significa que é totalmente possível sobre esse fundamento ser colocado materiais distintos para essa edificação. Certamente que se não dispormos de materiais adequadas para a edificação, a obra vai se queimar e sofreremos o dano. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. 1 Coríntios 3:14-15.
Por isso a exortação de Paulo é pertinente: “Cada um veja como edifica”. Por que muitos têm falhado na questão da edificação? Porque ainda não conhece uma vida de união com Cristo. A igreja para funcionar como igreja, ela não pode ser eclesiológica, ou seja, a sua ênfase não pode ser eclesiológica, mas sua ênfase deve ser Cristológica. Porque a igreja é uma extensão de Cristo. Não podemos viver a vida da igreja pela a igreja, mas podemos viver a vida da igreja pela Pessoa de Cristo. O desejo do Pai é nos salvar e nos levar para um pleno conhecimento de Seu Filho. 1 Timóteo 2:3-4. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Meus irmãos, a vontade de Deus não é tão-somente que os homens sejam salvos, não é somente que tenham fundamento, mas que cheguem ao pleno conhecimento da verdade. A vontade de Deus não é apenas levar o homem à eternidade, não só dar a vida eterna, mas existem questões que estão relacionadas a esta era. O Pai deseja que sejamos homens e mulheres maduros. O assunto da maturidade está relacionado ao nosso tempo e aos nossos desafios. Sem maturidade nós não conseguimos prevalecer sobre os nossos desafios. Por isso que sempre quando estamos diante de algum problema, e normalmente esses problemas são oriundos de circunstâncias exteriores, circunstâncias que o Espírito Santo permite que passemos, é para formar algo mais de Cristo em nós. Paulo havia se tornado um homem maduro. Mas de onde vinha a sua maturidade? Vamos ler em Atos 20:22-23 E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.
Todas às vezes quando estamos diante de uma circunstância dolorosa a primeira coisa que queremos é nos livrarmos dela. O Senhor nos permite passar por circunstâncias porque elas estão atreladas ao processo do nosso aprendizado aqui. Deus não quer que passemos rápido pela situação sem aprendermos a lição. Então, se estamos aqui para aprender e esse aprendizado é de forma pratica, nessas circunstâncias não devemos ficar inquietos com as provas da vida, elas são bênçãos do Senhor para nos aperfeiçoar.  A fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto. 1 Tessalonicenses 3:3.
O processo do povo de Israel por quarenta anos e quarenta e duas jornadas; podemos ver que em cada uma delas está relacionada há uma experiência. Eles não saem de uma jornada para outra sem que primeiro aprendam a experiência. Tem até um momento onde eles avançam com o acampamento, mas o Senhor os manda voltar. Por quê? Porque foi uma forma maravilhosa de dizer: foi muito rápido. Ou seja, eles não haviam aprendido a lição. Eles não aprenderam o que precisava aprender. Aqui o assunto da maturidade está envolvido e o Senhor não quer nos deixar passar ilesos. Temos que aprender a lição. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. Romanos 5:3-4.
Amados irmãos, todos que almejam o crescimento espiritual, observam o que Deus requer deles, ordenam suas vidas concordemente a isso e agem segundo aquilo que professam. Uma pessoa que está sendo provada pelo Senhor, está sempre esperando no Senhor para saber o que Ele quer que façam e ele se esforça ao máximo para cumprir a Sua vontade. Deus deseja que saibamos que tudo o que nos diz respeito, diz respeito a Ele Também. O nosso Pai celestial se interessa especialmente pelo nosso crescimento espiritual. Quando a tentação nos assalta e o inimigo “vem como uma inundação”, Ele quer que nós saibamos que isto vem Dele. Ele é o Deus das circunstâncias. Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos; cada um volte para sua casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do SENHOR, desistiram de subir contra Jeroboão. 2 Crônicas 11:4. Amém. 

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 


Nenhum comentário: