"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 26 de março de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (09) (Tratando da alma)

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tiago 1:21.
A vontade de Deus para nós é o crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. Mas a nossa alma tão complexa tem se tornado em um grande impedimento para nossa maturidade. A nossa salvação foi completa e por isso descansamos na obra completa de Cristo na cruz. Ali com Jesus na cruz nós fomos crucificados e também ressuscitados com Ele. Esse é um fato indelével. Portanto, a salvação descansa na obra que Deus fez em Cristo. Estar unido a Cristo é receber vida eterna. Essa é a primeira etapa da nossa salvação. A última etapa está em 1 Tessalonicenses 4:16-17 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Aqui nesse momento fala da transformação da vida biológica. Esse é outro aspecto. Devemos observar que somos tripartidos, ou seja, espírito, alma e corpo. No primeiro momento Deus se uniu a nós em nosso espírito que Ele regenerou e nos colocou em regiões celestiais. Já temos vida eterna quando cremos neste fato. Só que salvação é mais amplo que vida eterna. Vida eterna é o fato de recebermos Aquele que é a vida. Mas salvação é mais abrangente, pois ela precisa atingir o espírito, a alma e o corpo. Então em Cristo já estamos na nova criação e esse é um problema já resolvido. Agora na última etapa da obra de Deus, ou seja, na vinda Dele, o que vai acontecer? Será que vamos ou não vamos ser transformados? As Escrituras dizem que “todos serão transformados”. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51-52.
Estamos vendo duas extremidades, mas o que está faltando aqui? A alma. A alma está no meio, à psique. A alma está relacionada ao comportamento, à santificação, as afeições etc. Então nas extremidades não precisamos nos preocupar, tudo está resolvido.  Não precisamos voltar para a vida inicial, pois já fomos regenerados, isso já se deu em nossa vida quando cremos em nossa inclusão no corpo de Cristo na cruz. E o que vai acontecer conosco no futuro, na vinda do Senhor Jesus? Nós teremos outra transformação direta. Mas e no aspecto intermediário? No aspecto intermediário Deus precisa de participação responsável de cada um de nós. Em relação ao corpo você não precisa dizer: “será que eu vou ou será que não vou”? Com certeza você vai, porque essa é uma promessa da plena salvação de Deus. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23.
A vida eterna já temos quando cremos no Senhor e em sua obra consumada no Calvário, então o que é que falta em você e em mim? A transformação da nossa alma. No espírito já temos a conformidade com Cristo, no corpo aguardamos esta promessa de conformidade com o corpo de Cristo, mas a nossa alma ainda precisa ser salva da deformação que ela sofreu com o pecado. Então o que nos toca agora? A salvação da nossa alma. Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. 1 Pedro 1:9.
Um dos instrumentos para nos introduzir na maturidade espiritual é a Palavra de Deus e Sua operação. O processo da maturidade é o processo da salvação da alma. Por outro lado esse é o mesmo processo do casamento. Nesse processo o Pai está preparando a noiva para o Seu Filho amado. Quando Cristo nos atraiu a Si e nos fez morrer Nele, Ele mesmo assumiu um compromisso com essa noiva que Ele veio buscar. Amados o Pai já marcou o dia desse casamento e todos nós que cremos já recebemos o convite para as bodas do Cordeiro. Cristo já é o nosso Noivo, o Pai já pagou o dote por meio do Seu Filho. Casamento todos sabem que é caro e esse foi caríssimo. Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.) Salmos 49:7-8.
Foi pago com preço de sangue e o noivo foi, será que Ele vai ficar por lá? Não! O Noivo vai voltar e quando Ele voltar o que Ele precisa ver? Uma noiva preparada, porque Ele não pode casar com uma menina. Ele tem que casar com uma mulher madura. Apocalipse 19:7-8 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
Essas vestes nupciais nas quais nós estamos sendo vestidos falam de maturidade. Vocês observam que há um noivado, ou seja, ficamos noivos quando fomos regenerados e futuramente haverá uma grande e tremenda festa de casamento no dia em que todos nós estaremos juntos lá na glória com o nosso Senhor. Mais uma vez devo lembrar os irmãos: o que nos toca agora? Temos que nos aprontar sim ou não? Então devemos focar os nossos olhos em Cristo e tão somente Nele e não devemos nos contaminar com as concupiscências que há neste mundo. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.1 João 2:15.
Se os nossos olhos estão voltados para Cristo, então Nele estamos crescendo. Eu não posso tirar os meus olhos e colocar na escatologia. Eu preciso olhar a escatologia a partir de Cristo. Do que adianta a ênfase na volta de Cristo se a nossa vida não alcançou a maturidade? A única coisa que vamos encontrar na escatologia é que Cristo vai voltar brevemente. Os sinais de Sua volta estão claros, Ele está voltando, é fato. O Senhor está às portas e nós estamos atrasados. Nesse casamento quem está se atrasando é a noiva. É a nossa responsabilidade em apressar a volta de Cristo. 2 Pedro 3:11b, 12a.  Deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus.
Aqui precisamos fazer duas perguntas: De que maneira é que nós vamos provar que estamos esperando o nosso Noivo? Como é que uma noiva pode esperar um noivo se não estiver preparada? A ênfase continua sendo na maturidade, ou seja, precisamos continuar crescendo, a fim de que Ele possa chegar e nos encontrar adequadamente. Quando estivermos preparados como a igreja do Senhor, seremos levados ao nosso Rei. Salmos 45:13-15 Toda formosura é a filha do Rei no interior do palácio; a sua vestidura é recamada de ouro. Em roupagens bordadas conduzem-na perante o Rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à tua presença. Serão dirigidas com alegria e regozijo; entrarão no palácio do Rei.
Este casamento no céu será magnífico e muito glorioso. Você será parte dele? A ceia das bodas do Cordeiro é uma celebração gloriosa de todos os que estão em Cristo! Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9. Amém.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: