"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 19 de março de 2016

UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA


E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24.
Você sabe que as pessoas são cegas pelas próprias paixões. Os mesmos apetites e paixões carnais da mente já o cegaram? Veja como os outros estão cegos pelo mundanismo. Questione se sua ligação com este mundo pode estar lhe cegando de tal forma que o leve a justificar coisas na sua vida que não estão certas. Nós somos tão propensos à cegueira por causa dos desejos pecaminosos quanto os outros. Você e eu temos o mesmo coração enganoso e desesperadamente corrupto. Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é. Provérbios 27:19 (LH).
Peça ao Senhor para sondar os segredos do seu coração. Você negligencia algum dever que somente você e Deus conhecem? Você aceita alguma prática secreta que ofende os olhos de Deus que tudo vêem? Examine-se a si mesmo em relação às responsabilidades básicas: leitura da Bíblia, meditação, oração secreta. Você cumpre totalmente todos esses deveres? Se sim, você os cumpre de uma maneira irregular e desatenta? Como é o seu comportamento quando está escondido dos olhos do mundo “quando você não tem limites” além da sua consciência? O que ela lhe diz? Se a sua consciência estiver pesada, peça ao Senhor para fazer uma sondagem e depois Ele mesmo vai aplicar um precioso antidoto que irá purificá-la. Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hebreus 9:14.
Como estão as coisas na sua vida? Você acha que está vivendo em algum caminho mal? A consciência não é um órgão físico que se pode ver operar ou transplantar, mas mesmo assim ela existe e está presente na vida de cada um de nós. De onde vem à consciência? Qual é sua finalidade? Quem a colocou em nós? De onde vem essa “voz interior”? Existem as mais diferentes explicações e justificativas para a existência da consciência dentro de nós. Oswald Sanders diz algo importante sobre essa “voz” misteriosa: “A consciência é uma instância, um poder implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos, nossos planos e opiniões”. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se. Romanos 2:15.
Qual é a finalidade da consciência? Ela expõe nossa culpa diante de Deus e nos leva ao arrependimento e ao perdão. Nos últimos dias você assistiu ou leu coisas que deveria ter deixado de lado? Será que você esteve em lugares onde teria sido melhor não ter ido? Você teve comunhão com pessoas que deveria ter evitado? Você enganou alguém? Você ainda não fez alguma coisa que já deveria ter feito há muito tempo? Você andou mentindo de maneira consciente, por medo de perder alguma coisa ou com receio das consequências? Você não pagou uma dívida que está pendente há muito tempo? Você falou ou pensou alguma coisa acerca de alguém que teria sido melhor não falar ou pensar? Será que você preferiu fazer outras coisas ao invés de ir ao culto ou à reunião de oração? Sua consciência pesou? Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco. 2 Coríntios 1:12.
Ninguém aqui nesta reunião conseguirá fugir da sua consciência. Um médico conta a história de um funcionário de um banco que o procurou em seu consultório apresentando sintomas de epilepsia. O paciente contou que se sentia inseguro, que suas pernas tremiam que ele sempre tropeçava e que sentia muito medo de cair na rua. Os exames mostraram que ele era fisicamente saudável, mas o médico percebeu sintomas de agitação interior. Então disse francamente ao bancário que ele havia tirado dinheiro do caixa do banco. Apavorado, o funcionário concordou com a acusação. Mas disse que já havia reposto todo o dinheiro, porém continuava com muito medo de ver seu erro descoberto. Depois de um aconselhamento espiritual, onde ele confessou sua culpa e declarou-se disposto a assumir as consequências de seu ato, sentiu-se imediatamente aliviado e liberto de sua “epilepsia”. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Salmos 32:3-4.
Deus colocou a consciência em nós fazendo-a funcionar como acusador e como canal através do qual Ele fala conosco. Mas a consciência pode ser manipulada e, em casos extremos, usada pelo próprio Diabo. Por isso é vitalmente importante sabermos a quem nossa consciência está sujeita e a quem ela é submissa. Nossa consciência deve ser dominada unicamente por Jesus Cristo. A nossa consciência sempre vai ser uma testemunha ferrenha contra nós todas as vezes que escondermos algo. Está escrito em Jeremias 14:7 Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó SENHOR, age por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.
Quando fazemos algo errado, nossa consciência se torna nossa inimiga. Sofremos pensamentos e sentimentos de acusação periodicamente, todas as vezes que nos lembramos do assunto. Ainda que ninguém saiba; ainda que nosso erro tenha ficado em segredo, o problema é que nós sabemos. Daí ficamos divididos em nós mesmos. Enfraquecemos. Acabamos errando mais. E o ciclo continua. É por essa razão que entender que nosso velho homem foi crucificado com Cristo e morreu para o pecado é tão fundamental. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Romanos 6:6.
Nosso problema sempre foi espiritual. Jesus não somente se identificou com o nosso problema, Ele virou o problema. A cura que Cristo operou em nós foi radical e perfeita. Por isso Jesus não morreu para nos perdoar, pela união do nosso espírito com Ele, Ele fez algo em nós: resolveu completamente o problema do pecado, retirando de nós a natureza pecaminosa, ou o corpo do pecado. O problema do ser humano é que acreditam na Bíblia, mas não creem no que Ela diz. Você crê que morreu com Cristo? O que fui destruído na cruz no corpo de Cristo? O pecado. Então, me diga uma coisa: como pode uma pessoa que creu em sua crucificação com Cristo viver no pecado? Romanos 6:2 e 7. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Porquanto quem morreu está justificado do pecado.

A obra do Calvário está completa e não precisa de retoques humanos. Na cruz todo o que creu morreu com Cristo, está liberto do pecado e o sangue de Jesus purifica a sua consciência das obras mortas para servi-lo de modo agradável. Deus, para quem nada fica escondido, não vê apenas nossos erros, mas também o sacrifício de Seu Filho, que nos traz o perdão. Jesus é nosso grande Advogado, que se coloca diante do promotor que está nos acusando e intercede por nós. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. 1 João 3: 19-20. Amém.  

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: