"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 2 de abril de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (10) TRATANDO DA ALMA

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23.
Quando dissertamos a questão da salvação da alma há uma coisa que é de extrema importância que devemos conhecer, que é, a tremenda diferença entre o espírito e a alma. O espírito do homem regenerado é a faculdade através da qual o homem está apto a ter comunhão com Deus. A alma, por outro lado, é o órgão do pensamento, vontade e emoção no homem. Por último, o corpo que é a parte do homem que se comunica com o mundo material. Visto que somos seres humanos compostos de espírito, alma e corpo, portanto, nossa salvação deve, por conseguinte se estender a todas estas partes. Hoje nós vamos examinar cuidadosamente todos os lugares no Novo Testamento onde a salvação da alma é mencionada para estarmos preparados para entender o que significa a salvação da alma. Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.
Negar-se a si mesmo significa renunciar seus privilégios. Renunciar-se a si mesmo denota o pôr de lado o seu eu para buscar a mente de Deus, para que em todas as coisas não siga a própria mente nem a própria centralidade. Somente este tipo de pessoa pode seguir o Senhor. Isto é certamente evidente, pois como alguém pode seguir o Senhor e seguir a si mesmo? Somente aquele que já creu em sua morte e ressurreição com Cristo tem a vida eterna, e quem tem a vida eterna está preparado para negar-se a si mesmo, tomar a cruz, e seguir o Senhor. Porque um pecador que ainda não possui vida eterna, não precisa tentar seguir o Senhor, mas sim crer Nele. Mateus 16:26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
O que Ele quer dizer é que se alguém não nega-se a si mesmo, toma a cruz e segue o Senhor, mas pelo contrário faz as coisas de acordo com o desejo da sua alma para satisfazê-la, então virá o tempo quando ele perderá sua alma embora o homem possa ter ganho o mundo inteiro. Mas se ele desejar perder seus próprios direitos; for completamente separado do mundo, e ser fielmente obediente à vontade de Deus, ele será louvado pelo Senhor e gozará a alegria do Senhor para a completa satisfação de seu coração. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:23.
Mas como a alma é salva? O espírito é salvo por Cristo carregar a cruz por mim; a alma é salva por eu negar a mim mesmo e carregar a minha cruz. Em outras palavras, o espírito é salvo porque Cristo deu Sua vida por mim; a alma é salva porque nego-me a mim mesmo e sigo o Senhor. O que significa negar-se a si mesmo? Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor. Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. Negar a si mesmo é esquecer-se de você e viver totalmente para Deus. 2 Coríntios 5:15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Nesta geração adultera e pecadora é requerido o perder a alma para dar testemunho da Palavra do Senhor. A menos que uma pessoa deseje realmente perder sua alma ela não estará pronta para testemunhar nesta geração sem se envergonhar do Senhor. Muitos filhos de Deus não querem nem se atrevem a dar testemunho diante dos homens em nome do Senhor o qual o redimiu porque são temerosos de serem ridicularizados e querem preservar suas imagens. Quando desviamos os nossos olhos da cruz e os fixamos em nós mesmos, nos tornamos presa fácil de todo sentimento escravizador. O Senhor quer nos livrar de toda nossa irritabilidade, mau gênio, sensibilidade exagerada, ou seja, desta excessiva preocupação conosco mesmo. O caminho de libertação proposto pela Palavra de Deus é: Gálatas 6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
A morte perde as suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne. Aqueles que conhecem o grande e terno coração de Deus Pai, certamente serão levados a negar seus próprios amores, para participar da expressão do Seu amor! Portanto ganhar a alma é fazê-la feliz no presente, enquanto que perder a alma é não deixar nada para ela no presente. O que os nossos olhos vêem, nossos ouvidos ouvem, e nossas mãos e pés tocam são através do corpo; mas aquilo que é prazer interior consciente é da alma. Isto é preservar suas próprias almas nesta vida. Mas o Senhor disse em Marcos 8:35  Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
A alma é o lugar dos nossos desejos naturais. Ela nos habilita a sentir e desfrutar. O desejo desta vida da alma exige ser satisfeito. Uma boa música pode acalmar a emoção; e a literatura e a filosofia podem elevar o pensamento. Ficar horas a fio em frente da televisão, computador e outros entretenimentos, certamente lhe trará uma satisfação para a alma, mas você a está perdendo-a. Se essas coisas ocupam o primeiro lugar em sua vida, saiba que você está perdendo a sua alma. Você precisa odiar a sua vida neste mundo para então ganhar a sua alma no futuro. João 12:25  Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.
Estamos buscando a salvação da nossa alma? Como é difícil para os jovens abandonarem os prazeres deste mundo. Muitos buscam encontrar satisfação em uma moradia especial, em comida, roupa, diversão, e outras coisas mais. Estão perdendo a sua alma. O Senhor não nos instruí a sermos ascéticos; Ele somente nos persuade a não sermos cativados pelas coisas deste mundo. Estas coisas podem ser legítimas, no entanto nem todas as coisas legítimas são proveitosas. Por esta razão é que Paulo diz em 1 Coríntios 10:23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
A razão pela qual Deus não quer que nos vistamos muito extravagantemente, comamos muitas iguarias, ou vivamos muito luxuosamente nesta era é porque Ele não quer que sejamos contaminados pelo mundo, porque tudo isto está infectado por ele. Quando o Filho de Deus estava na terra, a cruz era a única coisa que ele tinha como propriedade; todo o resto Ele tomou emprestado. A manjedoura era emprestada, a moradia era emprestada, o asno sobre o qual ele entrou em Jerusalém era emprestado, a sala onde Ele comeu a páscoa era emprestada, e finalmente o túmulo no qual ele foi sepultado era emprestado. Todas as coisas no mundo exceto a cruz era tomado emprestado pelo Senhor. Entretanto como somos muito diferentes Dele! É certo que todo aquele que morreu com Cristo entra no céu e todo aquele que vence o mundo entra no reino. Deus nos chama para abandonarmos o mundo e buscar o reino, odiar a nossa própria vida e amar o reino. Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33. Amém. 


 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 


Nenhum comentário: