"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 23 de abril de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (13) NOSSA CONSCIÊNCIA

Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência. Romanos 9:1-2.
A consciência é definida como a parte da psique humana que induz a angústia mental e sentimentos de culpa ao ser violada e sentimentos de prazer e bem-estar quando nossas ações, pensamentos e palavras estão em conformidade com os nossos sistemas de valores. A consciência não é um órgão físico que se pode ver operar ou transplantar, mas mesmo assim ela existe e está presente na vida de cada um de nós. Em outras palavras, a consciência reage quando as ações, pensamentos e palavras se conformam ou são contrárias a um padrão de certo e errado. Vamos ler um texto em Romanos 2:15-16 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.
Que será, então, que Paulo quer dizer aqui? Naturalmente o seu forte desejo é que os judeus compreendam que ele está fazendo uma declaração muito séria e muito solene. Paulo está dizendo estas palavras consciente de que está na presença de Cristo. Ele fala como alguém que está em Cristo, que faz parte do corpo de Cristo a igreja. Paulo esta falando como um homem crucificado, que morreu com Cristo e que ressuscitou com Cristo para uma novidade de vida. Ele está falando como um homem que compreende qual é a sua posição no Senhor Jesus Cristo. Paulo sempre destaca isso. Veja outro exemplo em Tito 1:1-2 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos.
Paulo compreende, e quer que nós também compreendamos que ele esta e fala na presença de Deus, e que Deus o vê, e que o Senhor Jesus Cristo os está vendo ao mesmo tempo em que ele escreve. Foi por isso que ele disse: “Em Cristo digo a verdade”. O anseio de Paulo é que nós ao lermos seus escritos saibamos que está falando isso de maneira mais séria e mais solene que se pode conceber. Quando Paulo fala é Cristo falando. 2 Coríntios 13:3 posto que buscais prova de que, em mim, Cristo fala, o qual não é fraco para convosco; antes, é poderoso em vós.
O que Paulo está querendo nos dizer é que ele e a sua consciência estão em harmonia. É bom ter conhecimento de que a nossa consciência é algo independente de nós. Como assim? Ela é independente porque podemos dizer uma coisa, porém não significa que a nossa consciência vá concordar. É isso que torna tão importante a nossa consciência. Em certo sentindo, a nossa consciência é algo separado do homem. Ela foi colocada nele por Deus; é algo que faz lembrar a voz de Deus dentro dele, é um monitor interno, e o homem realmente não pode manipular a sua consciência. Isaías 59:12 Porque as nossas transgressões se multiplicam perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades.
A consciência, segundo desígnio divino, deve ser o nervo central de nosso ser que reage ao valor moral intrínseco de nossos atos. Um índio descreveu figuradamente a consciência como sendo um triângulo em nosso interior: “Se cometo alguma injustiça, o triângulo gira, e isso dói”. A pessoa até pode ir contra a sua consciência, mas isso não significa que está manipulando. É possível, como o que o apóstolo diz a Timóteo, a consciência ser queimada “com ferro quente”, ou seja, ser cauterizada. 1 Timóteo 4:1-2 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência.
Em nosso texto inicial, o apóstolo diz com muito acerto que a sua consciência está dando testemunho de que o que ele está dizendo é a verdade. Por isso devemos sempre ouvir com muita atenção a nossa consciência, por causa da sua independência. O que quer que pensemos ou digamos, a consciência está ali e registrará a opinião dela. Também é importante que não façamos nada contra a consciência. Devemos sempre dar ouvidos ao que ela diz, por causa dessa posição independente e porque foi colocada ali por Deus. Paulo estava sempre preocupado com isso; mesmo quando se refere à sua vida passada ele afirma a mesma coisa. Vamos ler Atos 23:1 Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.
Paulo sempre era cuidadoso sobre isso, e nós igualmente o devemos ser. Embora sendo novas criaturas em Cristo, devemos dar atenção à consciência; nunca devemos agir contrariamente aos seus ditames e ao seu veredito. A consciência é uma nave orientadora muito mais eficaz do que qualquer GPS. GPS foi criado pelo homem; a consciência, por Deus. O pecado afetou nossa consciência; por isso, vivemos perdidos e desorientados. Também é possível deixar de ouvir a voz da consciência, como fizeram algumas pessoas acerca das quais a Escritura testemunha em 1 Timóteo 1:19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
A consciência limpa está ligada com a alegria perene e o brilho no rosto. Certamente o inimigo investirá pesado contra uma pessoa purificada pelo sangue da cruz. Virão acusações e perseguições, calúnias e maldades. Deus permite estas coisas para nos provar a eficácia do sangue da cruz. Em meio às acusações, a paz, a alegria e a mansidão de Cristo nos tomam por completo. Quando não temos consciência pura, logo procuramos justificar-nos a nós mesmos. A consciência limpa é capaz de suportar alegremente nas adversidades enquanto que a consciência pesada está sempre temerosa e desassossegada. Para os perversos não há paz em virtude de sua consciência não purificada. Isaías 48:22 Para os perversos, todavia, não há paz, diz o SENHOR.
Uma, dentre muitas coisas boas na verdadeira vida cristã é justamente a alegria de poder viver com a consciência pura diante de Deus e dos homens. Passamos a nos gloriar em Deus pela graça de ter nos dado uma boa consciência após o sangue da cruz de Cristo fazer o seu trabalho eficiente. Está escrito em Hebreus 9:14 Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Para adorar a Deus na religião morta ou servir a qualquer coisa morta além de Deus não exige que a consciência seja purificada. Pouco se fala da boa consciência porque pouco se prega a cruz de Cristo. Somente os nascidos de novo podem desfrutar de uma boa consciência e, isto é maravilhoso. A consciência pura faz parte da vida abundante que Jesus Cristo veio nos dar. Somente aquele que nasceu de Deus pode tê-la em seu viver. Viver com a consciência pura é privilégio de poucos; é para aquele que crê na obra da cruz. O sangue da cruz não só nos purifica de nossos pecados como também nos justifica diante de Deus. Passamos a ter paz com Deus. Aquele medo que Adão sentiu no Paraíso vai embora. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1. Amém. 

 Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: