"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sexta-feira, 15 de abril de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (Estudo 12)

Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo. Lucas 1:68-69.
A transformação da vida biológica é uma das promessas da plena salvação de Deus. A vida eterna nós já temos quando cremos em nossa morte e ressurreição com Cristo. Então o que falta em você e em mim? A transformação da nossa alma. A renovação da nossa alma. O processo da maturidade é o processo da salvação da alma. É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma. Lucas 21:19.
Uma alma que tem este anseio em ser amadurecida, ou em outras palavras, uma alma que deseja sua salvação e santificação, ela precisa provar ao Senhor que o aguarda. E como podemos provar ao Senhor que o aguardamos? Simplesmente precisamos continuar crescendo afim de que Ele possa chegar e nos encontrar adequadamente. Então entendamos que maturidade não é uma palavra, mas uma realidade espiritual. Deus quer algo com o seu povo quando Ele trabalha com o seu povo para amadurecê-lo. Agora é importante observarmos como Deus deseja fazer isso em cada um de nós e também comunitariamente. Deus fez em nosso passado nos regenerando, Ele também fará no futuro transformando o nosso corpo para ser “igual ao corpo de Sua glória”, mas no aspecto intermediário, Deus te chama e diz que quer fazer junto com você. Vai ser você com Deus e Ele com você. Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:12-13.
Somos responsavelmente chamados para cumprir este chamamento. Deus não é mágico por isso não faz nada com mágica. Talvez alguém pensa que se isso não der certo Deus vai estala o dedo e tudo vai ficar muito bom. Não será assim! Ele escolheu escolhermos para trabalhar conosco. Muitos pensam que Deus fez a Sua parte e nós devemos fazer a nossa. Não é bem assim. Na salvação da alma é Ele em nós e nós Nele. Caminhando juntos. É a força na graça. Por isso o processo da maturidade é algo que te envolve não é automático. O processo do crescimento precisa de ações que retornam para Deus, ou seja, ações responsáveis. Para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim. Colossenses 1:29.
Nós precisamos dizer para o Senhor que queremos crescer. “Eu não entendo, mas eu quero”. Precisamos dizer ao Senhor para Ele avançar em nós com o propósito Dele, com a vontade Dele, mas não nos deixe da forma como estamos. Devemos anelar em ser semelhante ao Senhor Jesus, de ser identificado em Seu crescimento, de sermos um com Ele genuinamente. Esse é o propósito de Deus para nós a Sua igreja. Mas Ele quer ouvir de nós essas orações. Nós oramos pelo João e pela Jurema e tudo isso é fundamental. Mas será que temos orado pelo propósito de Deus, o macro de Deus? Deus nos elegeu Nele foi para um grande objetivo a ser alcançado em cada um de nós. Vamos ler Efésios 1:4-5. Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.
Para que o Senhor nos elegeu Nele? Para nos dar um fundamento e também nos sobre-edificar. Ser santo e irrepreensível está ligado ao aspecto da alma, ou seja, é o trabalho que Deus faz na alma para que aja conduta santa e irrepreensível. Então fomos eleitos em Cristo PARA um objetivo e também um destino antecipado. Qual é o destino que Ele nos deu? Devemos nos lembrar de que antes de você nascer o Senhor já te conhecia. Ou você acha que Ele não te conhecia? Ou você acha que precisava nascer primeiro para Deus lhe conhecer? Como Deus já te conhecia, Ele te elegeu em Cristo e lhe deu um destino, porque o Senhor já conhecia a sua decisão que tomaria lá na frente depois de ter nascido. Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim. Gálatas 1:15-16b.
O destino de Deus não vem depois da salvação em Cristo, o destino vem antes. Então qual é o nosso destino? Paulo nos revela em Efésios 1:6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.
Agora temos que nos ater em um detalhe fundamental aqui. A palavra Huióstesia é muito importante e ela se aplica na “adoção de filho”. A palavra “adoção de filho” não aparece nos escritos originais das Escrituras. “Huiós” é a palavra grega para filho maduro, e “Tesia” é a palavra grega para colocado.  Em outras palavras, a tradução correta do grego para “filho de adoção” significa colocado na posição de filho maduro. E essa é a nossa predestinação. E é isso que Deus persegue no trabalhar Dele conosco. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6.
Lembremos que no aspecto inicial e final da nossa salvação é o Senhor quem faz sozinho, mas no aspecto intermediário Ele faz também, mas é junto conosco. Ninguém está dizendo aqui que é a partir de hoje que seremos maduros. É um processo é uma busca de cada um de nós. O que queima em seu coração? Nós estamos esperando a vinda de Cristo nesse tempo escatológico? Se estivermos esperando, onde estão as nossas roupas, onde estão nossas vestes e onde estão o nosso caminho de maturidade? Irmãos cada segundo da nossa vida é o caminho do crescimento à maturidade. Se nós andarmos nesse caminho o Senhor começa a ser glorificado não verbalmente, mas na vida da maturidade dos seus, para glória e louvor da Sua graça. 1 Pedro 4:11 Se alguém falar, [fale] segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, [administre] segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém!
Um filho é maduro quando já pode assumir responsabilidades e, além disso, é capaz não só de cuidar de si mesmo, mas também de vigiar os outros. Na família de Deus, os filhos maduros são aqueles que podem suportar as fraquezas dos pequenos, podem preocupar-se com eles, e até sofrer por eles. A vontade de Deus é que seus muitos filhos pequenos avancem rapidamente para a maturidade. Ele quer ter muitos filhos maduros, e quando isto ocorrer, ele os levará para a sua glória. A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz. Isaías 43:7.

Um filho de Deus ainda criança não poderá reinar no mundo que há de vir. Há um caminho de Deus em nós para que possamos experimentar da Sua Glória e manifestá-la ao mundo: sofrimentos de Cristo. Naturalmente, todos os filhos de Deus serão glorificados na Glória vindoura a ser revelada. Contudo, o nosso sofrimento pelo Senhor hoje, determinará o nível da glória a ser revelada em nós, em nossa geração e no reino vindouro. Para os filhos maduros a Palavra nos declara que são irmãos que por meio das aflições da vida fiel a Cristo, amadureceram e estabeleceram um relacionamento mais íntimo com o Espírito, a ponto de serem continuamente guiados pelo Senhor. Cristãos vencedores são filhos maduros que aprenderam a serem guiados não pelas circunstâncias exteriores, mas pela Voz do Espírito em Seu interior. Amém. Graça e paz.


Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: