"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 14 de maio de 2016

CRESCENDO À MATURIDADE (14) (Entendendo a glória)

Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados, e consagrarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes. Êxodo 29:43-44.
O Senhor pela Sua glória, ou seja, pela Sua presença, os filhos de Israel, que é uma figura da igreja, seriam santificados. O que é a glória? Ninguém pode definir a glória, pois se definíssemos a glória, definiríamos a Deus, e Deus é indefinível. Glória é a plenitude de Deus, e é um assunto muito elevado para nossas mentes finitas. Quando Deus dá Sua glória, dá a Si mesmo. O que é a glória? A glória é Deus mesmo! E os que buscam a glória de Deus têm de entender que Deus verdadeiramente deseja dar-Se para nós, o que significa que deseja que gozemos da Sua plenitude. O Pai nos ama tanto que Ele na Pessoa de Cristo nos transmitiu a Sua glória. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. João 17:22-23.
A glória de Deus é a aparência, expressão e manifestação de tudo o que Deus realmente é. Nesta expressão de Deus estão incluídas todas as características de Deus: amor, santidade, misericórdia, graça, justiça, etc. Todo aquele que mediante a graça creu em sua morte e ressurreição com Cristo, devem se alegrar porque foi elevado das profundezes do pecado para a glória que agora recebeu mediante a honra concedida a Cristo. Sabem irmãos, o anseio mais profundo do nosso coração é conhecer e apreciar a glória de Deus, pois fomos feitos para essa finalidade. É o próprio Senhor que diz em Isaías 43:7 a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.
A vontade de Deus é que devemos conhecer as primícias da glória aqui e a sua plenitude no futuro. Contudo, somos feitos capazes de receber o conhecimento dessa glória pela atividade espiritual da fé. Em outras palavras, o nosso conhecimento atual da glória é a nossa preparação para a glória futura. É por isso que uma visão verdadeira da glória de Cristo tem o poder de transformar-nos até que nos tornemos semelhantes a Cristo. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3:18.
Enquanto estivermos neste mundo iremos sofrer tentações, provações, tristezas, temores, medos e doenças. Todas as nossas ocupações têm problemas e tristezas nelas. Se considerarmos, porém a glória de Cristo que iremos compartilhar, podemos obter alívio de todos esses males e ganhar a vitória sobre eles. Irmãos a nossa natureza, no homem Cristo Jesus foi para o céu eterno de luz e glória e Ele prometeu que onde estivesse ali estaríamos com Ele para sempre. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24.
O clímax das petições que Cristo faz a favor dos Seus discípulos é que possam contemplar a Sua glória. É por isso que eu afirmo que um dos maiores benefícios para uma nova criatura neste mundo e no por vir é considerar a glória de Cristo. Este conhecimento de Cristo é a vida contínua e a ver a recompensa de nossas almas. Aquele que teve uma visão de Cristo também tem visto o Pai; a luz do conhecimento da glória de Deus é vista apenas na face de Jesus Cristo.  2 Coríntios 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.
Nenhum homem jamais verá a glória de Cristo no futuro se ele não tiver alguma visão dela, pela fé, no presente. Devemos estar preparados pela graça para a glória, e pela fé para a visão. Algumas pessoas, que não têm fé verdadeira, imaginam que verão a glória de Cristo no céu; porém estão apenas se iludindo. Os discípulos viram a Sua glória no monte santo então João pode escrever: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14.
Deus pelo Seu Espírito vai sempre nos conduzir e levar para passarmos pelas mesmas verdades, só que num nível de compreensão e de experiência mais alto. Não será nenhuma novidade, porque Deus não é de novidade. Ele sempre trabalha suas mesmas verdades em nossa vida, só que em níveis cada vez mais altos. Precisamos a cada dia conhecer mais a Cristo, porque quando o conhecemos de uma forma profunda, então teremos um antegozo da Sua glória. Romanos 9:23-24a. a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou.
Mesmo nesta vida os verdadeiros filhos de Deus em Cristo Jesus, ou seja, aqueles que morreram e ressuscitaram com o Senhor, esses têm um antegozo da bem-aventurança proveniente de conhecer a Cristo. As Escrituras e o Espírito Santo lhes apresentam a glória de Deus, que brilha em Cristo, de tal forma que enche nossas vidas com indescritível alegria e paz. Por quê muitos ainda não experimentam a Sua glória em realidade? Isso é devido ao estado doentio, negligência e falta de luz espiritual. A glória resplandeceria em nossas almas com maior frequência se fôssemos diligentes em nossa responsabilidade de meditar na glória de Cristo. Davi meditava e ao mesmo tempo contemplava a glória de Deus. Havia um anseio em seu coração pela glória. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Salmos 63:2.
Especificamente, no que tange a Deus, a Sua glória é a Sua espantosa presença, as Suas perfeições, os seus atributos, a Sua santidade, Seu poder e todo Seu amor. Deus é tão sábio que enviou Seu filho em carne para poder encontrar com o homem caído. De outra forma nunca haveria possibilidade. Por quê não? Porque de outra maneira ninguém suportaria a Sua presença gloriosa. Por isso, Jesus se encarnou em forma humana. No entanto, enquanto esteve neste mundo, essa glória era contida, para que os homens pudessem suportar a presença de Deus na Pessoa de Jesus homem. 1 Timóteo 3:16 Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
Sabem o que significa piedade? As pessoas tem uma ideia de piedade como aquela vida de monge, mas não é isso que Paulo está dizendo aqui. Piedade nas Escrituras significa semelhança com Cristo. Sabe por quê? Porque o mistério da piedade fala sobre “Aquele que foi manifestado na carne”. E quem é que foi manifestado na carne? O Senhor Jesus. Ele é a piedade, ele é o mistério da piedade. Então ser piedoso é ser semelhante a Cristo. E Cristo é o resplendor da glória. Hebreus 1:3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

Uma vez filhos de Deus o que fazer para obter mais de sua glória? O meio é a intimidade e a oração fervorosa. Orem como Moisés para Deus revelar a sua glória. Orem como Paulo em Efésios 1:17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Amém.

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: