"NOSSA VISÃO: CONHECER A CRISTO CRUCIIFICADO E TORNÁ-LO CONHECIDO, EM TODO LUGAR, POR MEIO DA GRAÇA."

sábado, 21 de maio de 2016

(DEUS JUSTO) CRESCENDO À MATURIDADE (15)

Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:22-24.
Aqui temos duas coisas importantes a serem observadas: temos a manifestação da ira de Deus e também a manifestação da misericórdia de Deus. Deus por Sua natureza santa, por Seu caráter justo e reto, odeia o pecado. O pecado e Deus são perpétuos opostos, e com toda intensidade do Seu Ser Deus aborrece o pecado e deseja puni-lo. Deus por ser o que Ele é tem que punir o pecado. Deus não seria Deus se não fizesse isso. Muitos não creem na ira de Deus isso porque não creem na revelação bíblica de Deus. Muitos têm um deus que eles mesmos criaram. Se uma pessoa não acredita na ira de Deus, não haverá nenhuma necessidade do sacrifício do Calvário. Todo ser humano que nasce neste mundo, por natureza é filho da ira e não de Deus. Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3.
Em nosso texto base tem uma frase muito interessante: “preparados para a perdição”. Ou como está no original: “os vasos da ira tendo sido preparados para destruição”. Muitos por falta de entendimento espiritual afirmam que foi Deus quem os preparou para a destruição. O apóstolo não diz que foi Deus que os preparou para isso; tudo o que ele diz é que eles “foram” preparados para a destruição. Em outras palavras, Deus não preparou os vasos de ira para destruição, mas preparou os vasos de misericórdia para a glória. Deus jamais criou um pecador. Ele não criou esta “massa” de humanidade decaída. Deus criou o homem perfeito, à Sua imagem e semelhança, como criou o perfeito o mundo inteiro. É o homem que se prepara para destruição, não Deus. O que os preparou para a perdição foi seu próprio pecado, primeiramente na queda do homem, e a sua própria desobediência. Quem os preparou foi sua dureza de coração: Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus. Romanos 2:5.
É extraordinariamente necessário entender que não é Deus que os prepara parta a destruição eterna. Deus, como Deus, não pode ter prazer algum na morte de um pecador; Ele não pode ter prazer num pecador, de forma alguma. Toda noção de pecado Lhe é desagradável. Deus não tem prazer nisso nem o deseja. Logo, não é desejo de Deus que alguém pereça; na verdade, é desejo de Deus que todos cheguem ao arrependimento. Por quê? Porque Deus não tem prazer na morte de quem não crê. As Escrituras afirma essa verdade em Ezequiel 18:32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.
Uma vez que Deus não tem prazer na morte de ninguém, Ele ordenou que o evangelho fosse pregado a todos e que se ordenasse a todos os homens, em toda parte, que se arrependesse e cressem no Evangelho. Atos 17:30-31 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Esse é o desejo e o prazer de Deus, mas isso não os salva. Vocês se lembram de Faraó? A longanimidade e paciência de Deus não o mudaram. A paciência e a longanimidade de nosso Senhor para com Judas não o mudaram. A longanimidade de Deus para com este mundo no qual vivemos, com toda a raça humana, não está levando à fé no Senhor Jesus Cristo. Por isso é que nós temos que continuar pregando a Cristo crucificado e nós inclusos em sua morte e ressurreição. Se alguém não der ouvido a Cristo e sua obra consumada no Calvário certamente perecerão. Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo. Atos 3:23.
Por quê os homens não consegue ouvir a voz de Cristo em Sua Palavra? A resposta é muito simples: autoconfiança em si mesmo. Aliás, essa é uma das primeiras consequências da Queda. O orgulho do homem! Orgulho do intelecto, orgulho do entendimento, orgulho do seu poder, orgulho do que pode realizar! Mas isso não passa de autoconfiança do homem, e esse foi sempre o seu problema. O homem sempre disse que poderia salvar-se, se tão somente lhe dissessem o que fazer. Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Se os ímpios não quiserem ser acolhidos por Deus através do Seu Filho e Sua obra consumada na cruz, não há injustiça da parte de Deus em punir o pecador com a perdição eterna. Que há de errado em Deus mostrar misericórdia para com certas pessoas se for da Sua escolha, quando ninguém merece isso? Jamais podemos pensar de que Deus deliberadamente criou alguns para irem para o inferno. Isso é uma mentira! As Escrituras em parte alguma ensinam isso. Temos que ter bom senso em admitir que o problema sempre é a humanidade decaída. Em outras palavras, todos os nascidos neste mundo desde Adão já estão perdidos e sob condenação. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Romanos 9:14-16.
Se quisermos introduzir aqui a ideia de justiça e retidão, melhor seria procurarmos aperceber-se do que estamos dizendo. Se nós quisermos discutir neste texto em termos de justiça e de retidão, facilmente eu diria qual é a situação. É a seguinte: se Deus tratasse qualquer de nós com justiça e retidão, cada um de nós estaria condenado eternamente, porque é isso que merecemos. Vocês conseguem enxergar que Deus é cheio de compaixão e misericórdia? Se Deus nos tratasse segundo os nossos pecados, ou segundo nós merecíamos, onde estaríamos agora? Salmos 103:10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.
Nem mesmo com Faraó Deus foi injusto. Deus está sobre todos, e sendo grandioso, Todo-Poderoso e Soberano, pode usar até o mal para manifestar a Sua glória. Deus tomou Faraó como ele era, e agravou e acentuou o que ele era; Deus endureceu o coração dele para atender ao Seu propósito. E esse propósito, diz Paulo, era mostrar o Seu poder, e Deus disse a Faraó que ia fazer isso. Romanos 9:17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
Deus levantou Faraó, a fim de usá-lo para a Sua própria honra e glória. Isso não significa que Deus tinha criado Faraó para que fizesse isso, mas que Deus, tomando Faraó como ele era, pecador e incrédulo, endureceu o coração dele com vistas ao Seu propósito eterno. A Palavra de Deus a Faraó foi para que ele deixasse o povo de Deus partir. Faraó entendeu a Palavra de Deus. Da mesma forma, a Palavra de Deus chega hoje, não somente aos eleitos, mas também aos réprobos. Essa palavra significa “arrependei-vos”! A Palavra de Deus a Faraó foi: “Arrependa-se”! Mas preferiu resistir a verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé. 2 Timóteo 3:8. Amém.  

Ouça os estudos em áudio no YOUTUBE: 

Nenhum comentário: